7 de julho de 2016

Para ler: Queria Ter Ficado Mais

O que é a experiência de morar fora senão o todo dia, a rotina que se cria, o gosto por aquele pão, aquele leite, o cheiro daquela rua e a vassoura encostada na porta daquele prédio? O cartão-postal que ficou na memória não tem a Estátua da Liberdade em primeiro plano (fechada todo o tempo em que estive por lá) nem Nova York vista do alto do Empire State. Esse espaço foi preenchido com a imagem das caminhadas no boulevard da Lenox Avenue, no Harlem, com um copinho de sorvete na mão. Gostava de sentar nos bancos, no canteiro central da rua, sentindo o sol na moleira. Ia embora quando o calor diminuía
Ganhei esse livro de presente de natal e tenho que começar dizendo que fiquei absolutamente encantada com o formato dele: os contos e crônicas que formam essa antologia vêm em envelopes separados, com folhas soltas como cartas. Belo e criativo, um dos livros de projeto gráfico mais interessantes que conheço.

A proposta de Queria ter Ficado Mais é nos apresentar doze relatos, doze jornadas pelo mundo, escritas todas por mulheres - jornalistas, aventureiras, românticas ou pé no chão, são vários pontos de vista de vários lugares do mundo.

Como costuma ser o caso nesse tipo de coletânea, as histórias têm qualidade variável (fiquei meio desapontada com a de Londres), com estilos muito diferentes entre si, mas são cheias de um sabor próprio, típico das cidades visitadas. São histórias tão vívidas que podemos sentir esses sabores, e aromas, ouvir a música tocada nos metrôs em Berlim ou numa praça na Espanha em pleno final de copa do mundo e sentir o anseio de ver aquele pôr do sol chinês.

A um tempo, servem como um convite à intimidade das autoras e também a nos aventurarmos em nossas próprias viagens, cairmos na estrada e trazer conosco belas histórias.

Nota:
(de 1 a 5, sendo: 1 – Não Gostei; 2 – Mais ou Menos; 3 – Gostei; 4 – Gostei muito; 5 – Excelente)

Ficha Bibliográfica

Título: Queria ter Ficado Mais
Autor: Vários
Ilustrações: Eva Uviedo
Editora: Lote42
Ano: 2014

Onde Comprar

Cultura


A Coruja


Arquivado em

____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog