26 de julho de 2016

Para ler: Imaginando Personagens

IMAGINANDO PERSONAGENS traz sete conversas sobre as principais representantes femininas da grande literatura. Byatt e Sodré cultivam, aqui, a arte da conversação literária. As autoras mostram, ainda, que na literatura em geral e particularmente no romance, existe uma importante e única forma de aprendizado. Algo intrínseco que exorta os leitores a inseri-lo no seu próprio código de valores, em sua forma de enviar e receber mensagens e trocar idéias.

Escrito em forma de debate, IMAGINANDO PERSONAGENS não se limita ao estudo psicológico das autoras discutidas, mas à apresentação das obras em si, suas personagens, sua evolução, sua estrutura arquetípica e seu efeito nos leitores. O resultado é uma verdadeira aula de como a literatura se apossa dos leitores, os nutre e, muitas vezes, transforma suas vidas.
Byatt é professora e autora de romances premiados - Possessão, considerada sua obra-prima, foi um dos melhores volumes que li esse ano - e Sodré é uma psicanalista brasileira que mora há décadas na Inglaterra.

Juntas, elas exploram com profundidade o universo de algumas das mais importantes escritoras da literatura ocidental - de Jane Austen a Toni Morrison - num diálogo despretensioso, mas nem por isso menos crítico.

Li Imaginando Personagens pela primeira vez há quase cinco anos e, à época, dos romances explorados por Byatt e Sodré, só conhecia o Mansfield Park. De lá pra cá, adicionei apenas Villette ao repertório, mas, mesmo assim, reli o volume de cabo a rabo.

Tenho dois motivos para isso: primeiro, os seis romances debatidos nesse livro são volumosos, complexos e emocionalmente exaustivos. Não significa que não os queira ler, mas sim que preciso encontrá-los no momento certo para não acabar desistindo no meio do caminho.

Segundo, porque, ainda que não tenha lido todos os livros de que elas falam, a conversa entre Byatt e Sodré é tão agradável e tão enriquecedora que avançamos com facilidade capítulo a capítulo, abrindo o apetite para o que virá a seguir e aprendendo a pensar e refletir a literatura.

Para quem se interessa por boa literatura, é fã de Austen, Brontë e Elliot, quer entender um pouco do papel feminino na história literária e explorar, num tom quase intimista, mas com bastante profundidade, alguns dos mais importantes romances dos últimos dois séculos, Imaginando Personagens é uma leitura mais que recomendada: é obrigatória.

Nota:
(de 1 a 5, sendo: 1 – Não Gostei; 2 – Mais ou Menos; 3 – Gostei; 4 – Gostei muito; 5 – Excelente)

Ficha Bibliográfica

Título: Imaginando Personagens - Seis Conversas sobre Escritoras
Autor: A. S. Byatt e Ignês Sodré
Tradução: Roberto Muggiati
Editora: Civilização Brasileira
Ano: 2002

Onde Comprar

Amazon || Saraiva


A Coruja


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog