29 de agosto de 2015

A Vertigem das Listas: Oito Pais do Ano


Lulu: Em agosto comemoramos o dia dos pais. Nada mais justo, portanto, que estendamos a homenagem a eles ao Vertigem desse mês, oferecendo o prêmio aos Oito Pais do Ano que fizeram nossa lista.

E não, Dani, você não pode indicar o Dé.


Dani: Aaaah... maldade com o papai! :(

: Pera, eu tava cotado como opção?

Ísis: Na cabeça da Dani, com certeza...Mas vem cá, a gente não já fez essa lista, não?


____________________________________

 
28 de agosto de 2015

Heróis de Papel - Capítulo 16


Capítulo 16

Meados de Janeiro (Ano 3)

Alex,

Que feliz coincidência que chegou a tempo para o Natal! Tinha certeza que demoraria tão mais... Espero que esse ano não tenha tido mais amputações e pneumonias, mas, já que estão numa área montanhosa, tenho quase certeza que pelo menos a segunda é inevitável. Não esqueça (nem ignore) seu próprio bem-estar, por favor. Não sei quantos médicos tem seu pelotão, mas me recordo que havia sido promovido, o que significa que há bastantes vidas dependendo de você... e, creio, amigos. Faça uso das meias espalhafatosas, do gorro e do cachecol, por favor. Não se descuide.


____________________________________

 
27 de agosto de 2015

Gazeta de Longbourn: O Diário Secreto de Lizzie Bennet

Você tem sonhos, Lizzie. Metas. Agora é o momento de você perseguir esses sonhos. Não deixe seus sonhos esperando. Porque, se você fizer isso, em breve estará na meia-idade, com três filhos, trabalhando apenas para pagar as contas. E você vai ter esquecido quais eram esses sonhos.
Se você tem uma conexão de internet e é leitor da obra de Jane Austen, provavelmente conheceu a modernização de Orgulho e Preconceito contada na websérie The Lizzie Bennet Diaries, que foi ao ar entre abril de 2012 e março de 2013.


Arquivado em

____________________________________

 
25 de agosto de 2015

Para ler: Rádio Guerrilha


“No Ocidente, a “normalidade” é praticamente uma certeza: é o estado constante, imutável. Não é percebido e, portanto, raramente mencionado. Porém seu significado não poderia ser mais diferente para os jovens de Belgrado - porque esta era uma geração cuja normalidade havia sido tomada e substituída por incerteza, pobreza, guerra e violência. Cresceram em Belgrado nos anos 90 os despossuídos - uma geração para a qual o tempo parou.

Sob o regime de Slobodan Milosevic, a normalidade era um sonho, uma Utopia distante e inexplorada; significava o oposto de tudo o que acontecera aos cidadãos de Belgrado na última década: quatro guerras, uma polícia brutal e desenfreada, tumultos nas ruas, um estado de psicose coletiva causado pela penetrante propaganda política na televisão, violenta xenofobia, a militarização da paisagem urbana, pobreza em larga escala, gângsters e aproveitadores da guerra se transformando na elite da sociedade, e assassinos eleitos para o parlamento.”

Estou numa fase de leituras históricas, em especial relatos de conflitos: terminei um sobre a batalha de Waterloo; segui para outro acerca do fim da Iugoslávia, indo da limpeza étnica na Bósnia até a a guerra em Kosovo e estou agora às voltas com os relatos de Tólstoi em Sebastopol, durante a Guerra da Criméia. Têm sido leituras muito interessantes e hoje vou falar, especificamente, da segunda leitura dessa lista.


____________________________________

 
22 de agosto de 2015

Para ler: Waterloo


Em seu primeiro trabalho de não ficção, Bernard Cornwell combina suas habilidades narrativas com uma pesquisa histórica meticulosamente construída para apresentar a descrição de cada momento dramático da batalha de Waterloo, desde a fuga de Napoleão de Elba até o resultado da matança nos campos de batalha. Por meio de trechos de cartas e diários do imperador Napoleão, do duque de Wellington e de soldados e oficiais comuns, Cornwell dá vida à sensação de como foi travar as famosas batalhas. Sua riqueza de detalhes e relatos pormenorizados dos confrontos esclarecem as idas e vindas desses quatro dias. É uma história de decisões-chave e momentos de incrível bravura de ambos os lados, que mantiveram indeterminado o resultado final até o derradeiro embate.

Publicado para coincidir com o bicentenário do confronto, Waterloo é uma história tensa e emocionante de heroísmo e tragédia, e da batalha final que determinou o destino da Europa.

Que sou uma fã do Napoleão Bonaparte, é possível que todo mundo que freqüenta o Coruja já saiba. Admiro o homem, sua determinação, ambição, seu gênio estratégico, sua disposição em enfrentar adversidades, seu imenso carisma. Menos conhecida talvez seja minha inclinação a ser fangirl de Arthur Wesley - posteriormente rebatizado de Wellesley -, o Duque de Wellington.


____________________________________

 
21 de agosto de 2015

Heróis de Papel - Capítulo 15


Capítulo 15

Meados de Dezembro (Ano 2)

David,

Antes de mais nada, Feliz Natal para você! Sua carta me alcançou já quase nos calcanhares do período de festas – nossa mudança fez com que a entrega das correspondências atrasasse – de forma que os presentes chegaram no tempo certo. O gorro e as meias foram certamente muito apreciados – os padrões multicoloridos das meias em especial. Elas certamente emprestarão um charme especial às minhas festas.


____________________________________

 
20 de agosto de 2015

Empilhando no Escaninho #13 (Os Links da Coruja)


A essas alturas, estou no meio do processo de mudança de apartamento, após meses de uma reforma arrastada e diversos adiamentos... Tô meio que em crise de abstinência porque os livros estão todos encaixotados e misturados, mas logo, logo, arrumo tudo na estante (e, cá entre nós, minha estante nova é uma coisa linda...

Enquanto vamos nos reorganizando do lado de cá, fica pra vocês mais uma lista de links que chamaram minha atenção ao longo desse mês.


____________________________________

 
18 de agosto de 2015

Clube do Livro: Contato

Ela tentava imaginar o que se passava ali. Ficava nas pontas dos pés e fitava o planeta como se olhasse de cima para baixo. Às vezes quase se convencia de que realmente podia vê-lo; um turbilhão de bruma amarela sumia de repente, e uma imensa cidade de cristal se revelava por um instante. Carros aéreos corriam entre flechas cristalinas. Às vezes ela se imaginava dando uma olhada num daqueles veículos e obtendo um vislumbre de um deles. Ou imaginava um jovem, olhando para um brilhante ponto de luz azul em seu céu, pondo-se nas pontas dos pés e especulando sobre os habitantes da Terra. Era uma ideia irresistível: um planeta cálido e tropical, transbordante de vida inteligente, e logo ali.
Contato, de Carl Sagan, estava há tempos na minha mira, visto se tratar de um dos grandes clássicos do gênero. Considerando outras prioridades, contudo, eu talvez tivesse adiado ad infinitum sua leitura, não fosse ele ter sido indicado para o Clube do Livro desse mês.


____________________________________

 
15 de agosto de 2015

4x4: Caneca


"Salve o mundo, adote uma caneca!" Foi esse slogan, que vi pela primeira vez no meu primeiro estágio, lá nos tempos do júri, e que reencontrei para colocar no escritório onde trabalho hoje, que inspirou o 4x4 desse mês. E não é só pela economia de copos plásticos, mas também pelo estilo, pela cor, pelo riso que às vezes uma caneca pode render num momento de pausa do trabalho.

Canecas! Qual a sua favorita?


Arquivado em

____________________________________

 
14 de agosto de 2015

Heróis de Papel - Capítulo 14


Capítulo 14

Fim de Setembro (Ano 2)

Alex,

Vou começar com as más notícias: ainda não achei Alice. A boa notícia, contudo, é que nesse meio tempo algumas pessoas enviaram-me cartas sobre o possível paradeiro de sua amiga de infância. Eu vou avisar aqui e agora: pode não dar em coisa alguma, pode ser informação falsa ou errônea, podem ser inúmeras coisas que, no fim, poderão ser resumidas em fracasso. Não quero lhe dar falsas esperanças, mas queria que soubesse que houve alguma mudança na nossa busca. Dar-te-ei mais notícias quando puder.


____________________________________

 
13 de agosto de 2015

Para ler: As Viagens de Alice

Cansada de sua vida sem graça, a jornalista Alice Steinbach resolveu dar um tempo. Pediu licença no trabalho, afastou-se dos amigos e da família e partiu numa jornada de autoconhecimento pela Europa. Ao voltar, não conseguiu se adaptar à antiga rotina. Pediu demissão e caiu no mundo, tendo como único compromisso satisfazer suas três maiores paixões: viajar, aprender e escrever. Este divertido e sensível livro acompanha a volta ao mundo de Alice para recuperar o tempo perdido. O roteiro segue exclusivamente seus desejos e desafia suas habilidades. Das aulas de culinária na famosa escola de gastronomia do hotel Ritz – onde descobriu que nem mesmo cortar um legume é tão fácil quanto se imagina – à entrega aos ritmos calientes em Cuba, passando pelas artes japonesas e pelo fascinante mundo das gueixas em Kyoto, os programas de Alice não estão em nenhum guia turístico. E como satisfazer seus desejos é o lema da viagem, por que não se deixar envolver por um charmoso japonês que cruza seu caminho? Quem sabe esse encontro mude o roteiro de sua vida outra vez...
As Viagens de Alice primeiro me chamou a atenção quando eu estava às voltas com o especial de 150 anos de publicação de Alice no País das Maravilhas - creio que numa pesquisa por títulos com ‘Alice’ no meio, ele caiu na minha rede. Bastou ler a sinopse para saber que não tinha nada a ver com a obra de Carroll, mas ainda assim ela me prendeu suficiente atenção para não descartá-la de cara. Anotei o título à parte e deixei lá na minha lista de futuras leituras.


____________________________________

 
11 de agosto de 2015

Para ler: Norte e Sul

- Tenha cuidado... Se você não falar nada eu irei considerar de um modo estranho e presunçoso que você me pertence. Se quiser que eu parta, mande-me embora imediatamente, Margaret!

Quando ele a chamou pela terceira vez, ela virou o rosto ainda coberto pelas mãos alvas na direção dele, e colocou-o no seu ombro, escondendo-o ali. E era delicioso sentiro rosto macio dela contra o seu. Ele a cingiu nos braços e ambos ficaram em silêncio.
Clássicos são livros para os quais passamos a vida retornando e, a cada releitura, acrescentam algo novo: eles dialogam conosco em diferentes épocas de nossas vidas, ensinando e nos confortando. Eles são universais por apelarem a temas e princípios comuns a todos e, ao mesmo tempo, são bastante pessoais, no sentido de que sua história acaba se misturando com a nossa.


____________________________________

 
8 de agosto de 2015

O Bode na Cozinha: Chapéu de Cego


O Dé continua enrolado esse mês, então, aviso logo que vocês terão de se contentar com a Lulu hoje e seu ‘Curso de Culinária para Pessoas Ineptas na Cozinha Mesmo’. Mas, se nada mais explodir, o Bode estará de volta à programação normal mês que vem e eu fujo da cozinha (exceto para raspar a panela, claro...).

Bem, hoje vou dividir com vocês a receita de um bolinho frito muito rápido de fazer e que casa maravilhosamente com café - seja pela manhã, seja na pausa da tarde. Então... hoje é dia de chapéu de cego!


____________________________________

 
7 de agosto de 2015

Heróis de Papel - Capítulo 13


Capítulo 13

Início de Julho (Ano 2)

David,

Devo começar, mais uma vez, agradecendo pelos presentes. É curioso observar que a despeito de minha natureza introspectiva, estou a me tornar o oficial mais popular do acampamento, graças a você. Considerando a quantidade que você sempre me manda de doces e outras miudezas, acabo por compartilhar com meus colegas e isso, aparentemente, é tudo de que necessito para ter uma boa reputação junto aos soldados.


____________________________________

 
6 de agosto de 2015

Quem Conta um Conto (Março) || Comentários

Lulu: E cá estamos uma vez mais com os nossos comentários para o Quem Conta um Conto... Ufa! Faz quase um ano que não tínhamos uma nova rodada de histórias, não é? Estava sentindo uma falta danada dessa coluna... E aí foram mais quase seis meses para ter os comentários (!!!) da história...

Dani: Mea culpa, mea culpa... - -“Podem me açoitar.

Dé: Sabe que eu também? Mas foram por motivos de força maior, então não havia muito que pudéssemos fazer.


____________________________________

 
4 de agosto de 2015

Hábitos de Viagem de uma Virginiana Neurótica


Considerando a alta do dólar, mudança de apartamento, alguns problemas de saúde na família e mais uma série de fatores, minhas férias desse ano vão acontecer aqui pelo Brasil mesmo – o que não significa que não vou compartilhar com vocês minhas eventuais aventuras como fiz quando atravessei o Atlântico.

A grande farra está marcada para dezembro, já que estarei em São Paulo para a Comic Con Experience (ingressos já estão comprados!). Mas, para além disso, daqui a exatamente um mês, estarei em Salvador com o resto da família, aproveitando o feriadão da Independência.


____________________________________

 
1 de agosto de 2015

Desafio Corujesco 2015: Livro com Título mais Diferente || A Manobra do Rei dos Elfos


– Cruzes! – disse Goethe quando uma garrafa de borgonha, ainda arrolhada, estourou na sua nuca com tamanha violência que o baque foi sentido em todo o seu corpo.

Descobri esse livro na estante de algum amigo e fiquei curiosa com o título – curiosidade que aumentou quando vi a sinopse e descobri que a história não era o relato de algum lance estratégico do eterno conflito entre Oberon e Titania. Em vez disso, tinha a ver com Goethe, Napoleão, reis perdidos e encontrados, teoria da conspiração crítica literária feita de forma física e, por vezes, com punhos.

Como eu poderia resistir a isso?


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog