31 de julho de 2015

Heróis de Papel - Capítulo 12


Capítulo 12

Fim de Maio (Ano 2)

Alex,


Primeiro de tudo, permita-me expressar o alívio que tive ao saber que você não estava, de fato, sofrendo dúvidas sobre os adversários. Aquilo realmente me preocupou, até mesmo pelo fato de que há censores lendo as cartas, e temia o que lhe pudesse ocorrer. Mas, mais que isso, temia que tais dúvidas o estivessem rasgando por dentro. Vi isso acontecer com alguns soldados, e não é uma imagem bonita.


____________________________________

 
30 de julho de 2015

Empilhando no Escaninho #12 (Os Links da Coruja)


Chegando ao fim do mês, começando a pensar nas férias (as minhas serão em setembro, enquanto quase todo mundo está voltando agora aos afazeres), preparando as coisas para o próximo debate do clube do livro... Sempre tem um mundaréu de coisas para fazer nesse tempo, né? Mas enquanto estamos à toa, que tal dar uma olhada nesses links?


____________________________________

 
28 de julho de 2015

Para ler: Os Diários Secretos de Agatha Christie

66 romances policiais, 20 peças de teatro, 6 romances sob um pseudônimo e mais de 150 contos. Quais são os mistérios que explicam tamanho sucesso? Em 2004, foram descobertos, entre outros objetos deixados na casa da família de Christie, diários escritos pela autora. São 73 cadernos escritos à mão com notas, listas e desenhos que apresentavam seus planos para diversos livros, peças e contos. Os escritos apresentam, ainda, observações, pistas e notas sobre seus livros. Repleto de detalhes que a autora não revelou em vida, 'Os diários secretos de Agatha Christie' inclui dois contos inéditos de Poirot.
Embora eu seja uma leitora entusiasmada da Agatha Christie (e tenho por futuro projeto ler e resenhar todos os seus livros por aqui), se não tivesse ganhado esse livro de presente, é provável que tivesse passado batida por ele. Biografias, com algumas exceções, não costumam ser minha prioridade de leitura.


____________________________________

 
25 de julho de 2015

A Vertigem das Listas: Sete Talentos que Gostaríamos de Ter


Dani: Então leitores queridos que estamos aqui com mais um Vertigem das Listas! Que nesse mês de Julho tem sido um mês de muita inveja para mim, reconheço. Afinal a inveja é um sentimento que todos temos, querendo ou não. Por isso mesmo que o tema desse mês é SETE TALENTOS QUE GOSTARÍAMOS DE TER!

Lulu: Essa vai ser uma lista interessante de ver...

Ísis: Desconfio que teremos inveja destilada nessa lista... Hehehe...


____________________________________

 
24 de julho de 2015

Heróis de Papel - Capítulo 11


Capítulo 11

Início de Abril (Ano 2)

David,

Quase não acreditei no tamanho de seu último pacote quando vieram entregá-lo – e a essas alturas, metade do pelotão já pediu para incluir seus agradecimentos a você. Nossa pequena biblioteca praticamente dobrou de tamanho e, considerando que na maior parte do tempo – inclusive sob bombardeios – tudo o que fazemos é esperar, esse repentino aumento no número de opções de leitura nos caiu a todos como uma luva.


____________________________________

 
23 de julho de 2015

Para ler: A Evolução de Calpurnia Tate

Minha mãe tinha tido uma filha em sete tentativas. Suspeito que eu não era exatamente o que ela havia planejado, uma filha delicada para ajudá-la a enfrentar a maré alta da energia turbulenta dos meninos, que sempre ameaçava inundar a casa. Não tinha passado pela minha cabeça que ela desejara uma aliada, e não havia conseguido uma. Bom, eu não gostava de conversar sobre moldes, receitas nem de servir chá na sala de visitas. Isso fazia de mim uma egoísta? Fazia de mim uma pessoa estranha? Pior de tudo, fazia de mim uma decepção? Provavelmente, eu poderia viver com o fato de me considerarem egoísta ou estranha, mais uma decepção?! Isso era outro assunto, algo bem mais difícil.
Quando me deparei com esse livro pela primeira vez na livraria, foi um caso de paixão à primeira vista. Como não se apaixonar por uma capa tão linda? Infelizmente, na ocasião, eu estava de viagem e não pude compra-lo porque já tinha excedido na bagagem. Algum tempo depois, o Dé me deu o livro de presente em algum amigo secreto do clube do livro e fiquei, claro, ridiculamente feliz. Aí comecei a ler e a paixão se transformou em puro afeto, vez que esse é um livro que vai para muito além de um belo projeto gráfico.


____________________________________

 
21 de julho de 2015

180º - Cultura de dinheiro

Mostruário de uma loja. Usam-se esses envelopes para presentear dinheiro, invariavelmente. Em alguns empregos, o pagamento do salário, ou da remuneração, é feita não por meio de bancos, mas entregue em mãos, dentro de envelope que tem esse formato – mas com menos enfeites.
Olá. 180º de volta! Esses dias fui ao casamento de um colega de “laboratório”, e notei algumas coisas peculiares. Algumas, eu já tinha notado, mas não havia notado a constância disso; por isso resolvi fazer este post. Num exercício de objetividade (Lu e eu estamos nos forçando a cortar nossa prolixidade), vou direto à moral da edição: a sociedade japonesa é uma sociedade de “cultura de dinheiro” (tradução literal da expressão usada pelas senpais: “okanebunka”).


____________________________________

 
18 de julho de 2015

4x4: Estrela


Se a Ísis sempre adorou rosa, eu sempre adorei estrelas. Desde pequenininha eu sempre adorei aquelas estrelas de 5 pontas. Tanto que meu quarto está cheio delas, por todos os lugares. Por isso o tema do 4x4 desse mês é esse: Estrela.


Arquivado em

____________________________________

 
17 de julho de 2015

Heróis de Papel - Capítulo 10


Capítulo 10

Meados de Fevereiro (Ano 2)

Alex,

Antes de mais nada, preciso que esse ponto seja feito: você teve direito a um Natal branco? Nossa! Não tivemos a mesma sorte por aqui. Não sei o que acha de neve, mas eu sempre a vi como um manto de purificação. Quando caem esses cristais brancos, suficientes para cobrir tudo (que foi o que entendi ter acontecido por aí), é como se o mundo fosse purificado... ou, pelo menos, a terra.


____________________________________

 
16 de julho de 2015

Para ler: O Professor e o Louco

Houve uma breve pausa, numa atmosfera de constrangimento mútuo. O tique-taque barulhento de um relógio. Passos abafados no corredor. Um distante titlintar de chaves. E então o homem por trás da escrivaninha pigarreou e por fim disse: "Lamento dizer, amável senhor, que não sou eu. As coisas não são, de modo algum, como está imaginando. Sou, na verdade, o diretor do manicômio judiciário Broadmoor. O dr. Minor com toda certeza se encontra aqui. Mas como interno. É paciente há mais de vinte anos. Nosso mais antigo residente".
Ganhei esse aqui de presente num amigo secreto e devo dizer que a amiga que me tirou acertou em cheio.

O Professor e o Louco investiga os bastidores da organização do Dicionário Oxford – o primeiro em inglês e um dos mais completos de seu gênero – e, em especial, a relação entre um dos maiores colaboradores da iniciativa, o doutor W. C. Minor e o professor James Murray, líder do projeto.


____________________________________

 
14 de julho de 2015

Gazeta de Longbourn: Uma Memória de Jane Austen

Seu incomum e ligeiro senso para o ridículo levaca-a a brincar com todos os assuntos triviais da vida cotidiana, fosse relacionado a pessoas ou coisas; mas ela jamais brincava com os sérios deveres e responsabilidades, nem jamais ridicularizou alguém.
Essa foi a primeira biografia escrita sobre Jane Austen – e escrita por seu sobrinho, alguém que de fato a conheceu. Tal fato representa vantagens e desvantagens: por um lado, temos um relato em primeira mão sobre a autora; por outro, Austen-Leigh não foi dos mais imparciais biógrafos.


____________________________________

 
11 de julho de 2015

O Bode na Cozinha: Caneloni


O Bode na Cozinha de hoje vai ser uma edição especial da Coruja, porque o Dé está enrolado até agosto para terminar o mestrado dele e, até lá, vou usurpar todas as colunas dele para mim.

Então hoje vou compartilhar com vocês uma receita que fiz em Fortaleza quando estive lá no ano passado e que por culpa da Ísis, que devia estar filmando o processo para colocar aqui, terminou não indo ao ar na época.

Sim, pessoas, vamos aprender a fazer caneloni!


____________________________________

 
10 de julho de 2015

Heróis de Papel - Capítulo 09


Capítulo 09

Fim de Dezembro (Ano 1)

Caro David,

Por apenas alguns dias sua carta não chegou exatamente no Natal. Foi uma agradável surpresa – eu não esperava que nada fosse entregue antes do ano novo, considerando a neve que tivemos nos últimos dias.

Espero que tenha tido um bom natal, e que tenha também um bom ano novo. Presumo que os tenha passado em família, com seus pais, seu irmão, sua esposa. Invejo-o um pouco por isso, mas, ao mesmo tempo, estou feliz por você.


____________________________________

 
9 de julho de 2015

Para ler: Frenesi Polissilábico

Os livros são, sejamos realistas, melhores do que qualquer outra coisa. Se criássemos uma espécie de luta de boxe cultural e fizéssemos com que os livros disputassem 15 rounds no ringue contra o melhor que qualquer outra forma de arte tivesse para oferecer, então os livros não perderiam nenhuma partida. Pode verificar, se quiser. A flauta mágica versus Middlemarch: um estudo da vida provinciana? Middlemarch ganha de seis a zero. A última ceia versus Crime e Castigo? Ponto para Dostoiévski. Está vendo aí? Não sei se isso é muito científico, mas parece que os romances estão ganhando disparado.
Adoro ler livros sobre livros: narrativas que giram em torno de volumes misteriosos, ensaios familiares, fatos históricos, crítica, momentos compartilhados por entre livros – não importa o formato, ler literatura sobre literatura é algo que me empolga bastante.

Talvez seja pelo senso de comunidade que sinto ao encontrar esses volumes – algo bem parecido com a experiência dos debates do clube do livro. De encontrar tanta gente fascinada pelos livros, pela infinidade de mundos e histórias contidas neles. É o motivo de eu manter o blog afinal.


Arquivado em

____________________________________

 
7 de julho de 2015

Atual Conjuntura: Tragédia à Grega


Ninguém escreve tragédias tão bem quanto os gregos – que, ao final das contas inventaram o gênero. É difícil superar o inexorável destino de Édipo, o tormento de Prometeu, a devoção suicida de Antígona ou o ciúme sanguinário de Medéia.

Nos últimos anos, a Grécia vive uma crise digna de suas grandes tragédias, com os outros países do bloco europeu fazendo às vezes de panteão irascível exigindo tributos em sangue. No meio das trocas de acusações e lances de extraordinária audácia política, é difícil entender como a situação chegou a esse ponto - e acabamos perdendo o foco querendo nomear vilões para serem crucificados enquanto se alastram projeções cada vez mais alarmistas.


____________________________________

 

Para ler: O Conde de Monte Cristo

– Cale-se – Disse o Abade -, pois está desperdiçando suas últimas gotas de sangue… Ah, não acredita em Deus e morre golpeado por Deus! Ah, não acredita em Deus, e Deus mesmo assim pede apenas uma prece, uma palavra, uma palavra para perdoar… Deus que podia dirigir o punhal do assassino de maneira a que você expiasse na hora… Deus lhe deu quinze minutos para se arrepender… Caia em si, desgraçado, e arrependa-se!

– Não – insistiu Caderousse -, não me arrependo. Deus não existe, a providência não existe, o que existe é apenas o acaso.
Tendo assistido várias diferentes versões de O Conde de Monte Cristo, imaginava que quando (finalmente) colocasse as mãos naquele que muitos consideram a obra-prima de Dumas, nada haveria de me surpreender.

Eu estava errada.


____________________________________

 
4 de julho de 2015

Livros para Ler no Inverno


Moro num lugar onde não existe mudança visível nas estações – aqui é seco ou chuvoso, com calor o ano todo. Mas algumas coisas (para além do noticiário mostrando povo só de nariz de fora lá para o sul) me fazem perceber que, sim, estamos no inverno: os dias estão um pouco mais curtos e anoitece mais cedo; a chuva traz consigo um vento mais frio e dá até para usar um cardigã leve para sair; e meu consumo de leite quente com canela acompanhando um prato de cookies quentinhos aumentou.

Feitas essas constatações, fiquei pensando com meus botões: que tipo de livro é ideal para se ler no inverno? Livros para aqueles dias em que não dá a menor vontade de sair de debaixo do cobertor, com o vento uivando contra a janela, acompanhados de uma boa xícara de sua bebida quente preferencial?


____________________________________

 
3 de julho de 2015

Heróis de Papel - Capítulo 08


Capítulo 08

Meados de Novembro (Ano 1)

Prezado Alex,

Não creio que teremos outra oportunidade antes da data, então, antes de mais nada, desejo-lhe um Natal pacífico. Estou respondendo à sua carta mais recente, o mais breve que me foi possível, na esperança sincera que essa correspondência chegue a tempo e lhe traga alguma alegria. Além, óbvio, dos extras, mas eu os mencionarei mais adiante.


____________________________________

 
2 de julho de 2015

Desafio Corujesco 2015: Livros Ilustrados || Caçadores de Sonhos

- Busco o Rei dos Sonhos - gritou o monge. - Estou no caminho correto?

- Como poderia não chegar a ele? - perguntou o primeiro dos homens. - Quando todos os caminhos são dele?
Eu já conhecia a história de Caçadores de Sonhos da versão em quadrinhos, em que Gaiman trabalhou com P. Craig Russell – inclusive eu a resenhei aqui no Coruja. Mas eu desejava ardentemente possuir a versão romanceada, com as magníficas ilustrações do Yoshitaka Amano – e depois de muito esperar, ela foi relançada em português, pela Panini.

Nem preciso dizer que providenciei meu volume já na pré-venda, não é verdade?


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog