31 de março de 2015

Para ler: Unnatural Creatures

I wished I could visit a Museum of Unnatural History, but, even so, I was glad there wasn't one. Werewolves were wonderful because they could be anything, I knew. If someone actually caught a werewolf, or a dragon, if they tamed a manticore or stabled a unicorn, put them in bottles, dissected them, then they could only be one thing, and they would no longer live in the shadowy places between the things I knew and the world of the impossible, which was, I was certain, the only place that mattered.
Ando um tanto desconfiada com antologias com o Gaiman no meio – acho que essa é a terceira ou quarta que pego em que ele repete Sunbird como sua participação. É um ótimo conto, eu concordo, mas considerando que eu geralmente escarafuncho essas antologias para alimentar minha necessidade de novas histórias gaimanianas, alguma coisa está errada com tal situação...


____________________________________

 
30 de março de 2015

Meme do Autor || Dia 30: Se você pudesse viver num mundo ficcional, qual seria?

Lulu: Eu gosto de Nárnia. Especialmente nos momentos de paz, nos reinados dos grandes Reis e Rainhas, tenho impressão de que seria um lugar muito agradável e tranquilo de viver.


Arquivado em

____________________________________

 
29 de março de 2015

Meme do Autor || Dia 29: O que você faz quando seus personagens não seguem o roteiro?

Lulu: O que mais posso fazer além de segui-los e tentar descobrir para onde eles querem ir? Eu às vezes reclamo, mas a verdade é que fico feliz quando um personagem toma as rédeas da história e começo a descobrir que a personalidade que ele criou força alterações no que eu tinha planejado a princípio. É uma surpresa, um desafio e uma alegria. Significa que a história está tomando corpo, crescendo e que estou conseguindo entender melhor o personagem, que ele se desenvolveu o suficiente para ter vontade.

Dá para entender o que estou dizendo?


Arquivado em

____________________________________

 
28 de março de 2015

A Vertigem das Listas: Três Comidas da Nossa Infância


Dani: Olá leitores queridos e amados do nosso Coruja!!! Estamos aqui para mais um Vertigem das Listas!!! E parece que faz tanto tempo que eu não abro um que nem fiz nenhuma piadinha maquiavélica nem nada... O_O

Sinto falta de falar com o Dé.

Lulu: Mas você fala com o Dé todo dia!

Dé: E não é o bastante! xD


____________________________________

 

Meme do Autor || Dia 28: Como você se sente com a idéia de amigos e parentes lendo o que você escreve?

Lulu: Nunca foi um problema. Pelo contrário, eu sempre fiquei enchendo o saco deles para ler e comentar... Foram os meus primeiros críticos.

Ísis: Depende quem forem. Como eu quase nunca escrevo alguma história mais comprida sem cenas NC-17 pra cima (ou, às vezes, até mesmo as curtas – vide o conto do QCuC cujo tema era “circo”), não me sentiria tão confortável se eles lessem.


Arquivado em

____________________________________

 
27 de março de 2015

Meme do Autor || Dia 27: Você já foi publicado? Tem interesse?

Lulu: Depende do ponto de vista dizer que já fui publicada... eu tive uma redação escolar publicada no jornal quando era criança; duas crônicas em duas antologias organizadas pelo colégio, já no ensino médio e mais outras duas na revista literária da faculdade.


Arquivado em

____________________________________

 
26 de março de 2015

Livros para Assistir: TED


Não, eu não irei falar sobre o urso de pelúcia. Muito pelo contrário. Hoje, trarei uma coisa diferente para esta coluna, pessoal. Não irei falar de um filme, muito menos de uma adaptação literária. Porém, é uma coisa que eu acho que todos deveriam ver: as palestras TED.


____________________________________

 

Meme do Autor || Dia 26: Se você pudesse escrever o próximo livro de qualquer série, qual seria esse livro e sobre o que você escreveria?

Lulu: Eu gostaria de uma continuação de Jonathan Strange e Mr. Norrell, da Susanna Clarke. Para ser mais exata, o que eu queria era um ‘prequel’ com a história de John Uskglass, o Rei Corvo. Somos continuamente provocados com o conhecimento de Uskglass e seu reinado mágico, unindo a nossa realidade com Faërie. É fascinante e enlouquecedor, especialmente a se considerar que o que ela nos dá sobre ele são apenas vislumbres de um personagem glorioso e deslumbrante.


Arquivado em

____________________________________

 
25 de março de 2015

Meme do Autor || Dia 25: Se você pudesse roubar um personagem de outro autor e fazê-lo seu, qual seria o personagem?

Lulu: Eu queria roubar o Crowley e o Aziraphale de Belas Maldições, e aí eu faria os dois passarem o resto da eternidade simplesmente conversando, porque eu ADORAVA os diálogos dos dois. Sério, não precisava nenhuma ação, nenhum novo apocalipse ou anticristo, só os dois indo dar comida aos patos e jantando no Ritz.

‘Posso tentar você hoje, anjo?’.


Arquivado em

____________________________________

 
24 de março de 2015

Conversas Sobre o Tempo - Transito

Ontem (23/03/2015) precisei passar um bom tempo dirigindo, sabem? Quer dizer, muito tempo mesmo. O grande problema é que boa parte desse tempo eu estava parado em algum engarrafamento!
Sei que este não é um problema exclusivo de Fortaleza, transito ruim. Segundo os números do DENATRAN e do IBGE, minha cidade conta com uma média de um automóvel para cada 2.65 habitantes, isso contando com todos os modelos e tamanhos de automóveis: carros, motos, ônibus, micro-ônibus/van, tratores etc. Considerando que muitos poucos destes veículos carregam apenas duas pessoas, não precisa pensar muito para ver que temos um excesso, não é?


____________________________________

 

Meme do Autor || Dia 24: Qual a idéia mais estranha de história que você já teve?

Lulu: Então, lembram que eu falei das primeiras histórias que escrevi quando tinha uns doze, treze anos? Pois é... eu não me lembro exatamente como é que a coisa se desenvolvia, mas tinha um assassinato, o primeiro corpo era descoberto atrás de uma escadaria, o segundo por trás de uns arbustos, o terceiro afogado num lago de sangue e a detetive responsável pelo caso tinha como companheiro um papagaio que usava tapa-olho e havia algo com dia das bruxas e gente usando lençóis para serem fantasmas, aí a detetive é assassinada, mas ela volta como um espírito para revelar o vilão para... alguém (embora a essa altura todo mundo com quem eu tinha começado a história, exceto pelo vilão, já estivesse morto) e fazer justiça.


Arquivado em

____________________________________

 

Para ler: A Décima Terceira História

Todo munda tem uma história.
Quando é que você vai me contar a sua?

A décima terceira história contém os três ingredientes essenciais a uma história clássica: enredo forte, exploração original de um relacionamento apaixonado e fora do comum (uma sinfonia de irmãos e gêmeos) e uma narradora cuja busca incansável da verdade é sedutora. Uma heroína improvável, sem filhos, eternamente ligada à literatura — uma paixão absoluta pelos livros permeia a trama. Assim como um ligeiro senso de implausibilidade e de esqueletos dentro de armários, ansiando por libertação. A escritora Vida Winter passou quase seis décadas cuidadosamente arquitetando respostas para a imprensa. Iludir jornalistas e admiradores acerca de sua origem, afastá-los de seu passado enigmático — tão enigmático quanto sua primeira obra, intitulada Treze contos de mudança e desespero, mas que só continha 12 — é como uma segunda natureza.

Porém, tudo isto está prestes a mudar quando Margaret Lea, biógrafa amadora, recebe uma carta da famosa autora convidando-a a redigir suas memórias. Pela primeira vez, Vida Winter, reclusa e doente, vai contar a verdade. Uma verdade com certo quê de Irmãs Brontë: uma casa isolada em prados enevoados, gêmeos com sua própria linguagem, governantas sisudas. Uma família atormentada por segredos e cicatrizes. Mas poderá Margaret, acostumada a cuidar dos livros no velho antiquário do pai, confiar totalmente em Vida? E terá sido eleita depositária das confidências por mero acaso?
Não tenho muita idéia de porque comprei esse livro, considerando que não conhecia a autora ou a história. Acho que foi uma daquelas compras impulsivas em que você olha para um livro em promoção e decide colocá-lo debaixo do braço. Mais tarde vim descobrir que ele estava em várias listas de clássicos modernos e tinha sido recebido muito bem pela crítica e pelo público.


Arquivado em

____________________________________

 
23 de março de 2015

Meme do Autor || Dia 23: Que conselho você daria para outros autores?

Lulu: Escreva, escreva, escreva, escreva, escreva, escreva, escreva,escreva, escreva, escreva,escreva, escreva, escreva,escreva, escreva, escreva, reescreva, reescreva, reescreva, reescreva, reescreva, leia em voz alta, revise, escreva, reescreva...


Arquivado em

____________________________________

 
22 de março de 2015

Meme do Autor || Dia 22: O que você acha mais difícil: o começo, o meio ou o fim? O que você acha mais fácil: escrever ou editar?

Lulu: O fim é sempre complicado, porque quando eu chego ao fim já estou cansada da história e quero acabar logo com aquilo. Eu deveria começar a escrever pelo final para ver se dou jeito nisso... (Ísis: Às vezes eu faço isso... LOL) O começo também é um pouco complicado, mas é mais fácil que o fim para mim.


Arquivado em

____________________________________

 
21 de março de 2015

4x4: Brinquedos


Olá caros leitores do Coruja!! Estamos de volta com mais 4x4, e, como esse mês eu ando muito nostálgica, o tema é Brinquedo! Qualquer coisa que meus companheiros aqui considerem brinquedos.


____________________________________

 

Meme do Autor || Dia 21: Qual a sua parte preferida e a que menos gosta de criar o plot?

Lulu: Gosto de estabelecer motivações. De entender o porquê das ações daquele personagem e as consequências que essas ações terão naquele universo. É a forma mais simples para mim de enxergar para onde está indo a história. Não gosto de mocinhas e vilões genéricos que são do jeito que são porque sim. Não consigo entender como isso consegue levar um plot à frente.


Arquivado em

____________________________________

 
20 de março de 2015

Empilhando no Escaninho #09 (Os Links da Coruja)


Dia de chuva, início de outono, querendo pegar uma gripe por aqui, mas vamos ter fé que vai dar tudo certo, né? E enquanto isso, tem links legais para marcar no feed e dar uma lida.


____________________________________

 

Quem Conta um Conto (Março): O Conto do Dé || Finalmente juntos


Hoje a vi novamente.

Como sempre, foi apenas por um instante, mas um instante a mais. Desde quando vivo assim? Desde que a vi pela primeira vez, é claro. E isto aconteceu a tanto tempo atrás quanto consigo lembrar.


____________________________________

 

Meme do Autor || Dia 20: Qual a sua parte preferida e a que menos gosta de criar personagens?

Lulu: A que eu menos gosto é dar um nome. Batizar um personagem é sempre uma das minhas maiores dores de cabeça, porque envolve um bocado de pesquisa. Eu nunca quero pegar qualquer nome do nada – quero sempre que aquele nome tenha um significado.


Arquivado em

____________________________________

 
19 de março de 2015

Para ler: Jogador nº 1

O melhor ainda era que, no OASIS, ninguém sabia que eu era gordo, tinha espinha ou que usava as mesmas roupas feias toda semana. Os valentões não podiam cuspir em mim, encarar-me ou me bater depois da aula. Ninguém podia me tocar. Ali dentro, eu estava seguro.
Ganhei esse volume em um amigo secreto do Clube do Livro e enrolei um bocado para ler, tendo em vista – como de hábito – a lista quilométrica de títulos que havia na frente. Mas, por fim, começamos – e uma vez tendo começado, foi difícil largá-lo.


____________________________________

 

Meme do Autor || Dia 19: Você começa uma história com os personagens ou o plot?

Lulu: O que vier primeiro na minha cabeça. Na maior parte das vezes eu tenho um primeiro lampejo de idéia, escrevo uma cena e depois vou analisar os personagens que aparecem nessa cena.


Arquivado em

____________________________________

 
18 de março de 2015

Quem Conta um Conto (Março): O Conto da Lu || Por Estações


Ela já não sentia mais o frio. Na realidade, ela já não percebia muitas de suas extremidades e era com uma sensação de distância que via seus pés descalços dando um passo após o outro, afundando na neve e deixando à sua passagem rastros de sangue escurecido.

Longe, podia ainda ouvir os uivos dos cães. Se fizesse esforço, talvez pudesse ainda intuir no vento as vozes que tinham vindo com os machados de aço frio e mãos de dedos cruéis. Mas aquele era um esforço que ela nem desejava nem era mais capaz de fazer.


____________________________________

 

Meme do Autor || Dia 18: Você faz roteiros das suas histórias?

Lulu: Sempre. Ou quase sempre, pelo menos (vide o caso de Ases). Mas meus roteiros não significam uma inflexibilidade – se for necessário, eu jogo meus esquemas para o alto e vou para onde a história quer que eu vá.


Arquivado em

____________________________________

 
17 de março de 2015

Projeto Shakespeare: Ricardo III

(Entra o fantasma do jovem Príncipe Eduardo, filho de Henrique VI.)

FANTASMA DO PRÍNCIPE EDUARDO (ao Rei Ricardo) — Sentirás o meu peso amanhã em tua alma. Lembra-te como me apunhalaste na Primavera da minha juventude em Tewkesbury. Por isso desespera e morre. (Para Richmond) Alegra-te, Richmond, que as maltratadas almas de príncipes assassinados lutam em teu favor. O filho do Rei Henrique, Richmond, te conforta.

(Sai. Entra o fantasma de Henrique VI)

FANTASMA DE HENRIQUE VI (ao Rei Ricardo) — Quando eu era mortal, meu corpo ungido por ti crivado foi de chagas mortais. Pensa na Torre e em mim. Desespera e morre. Henrique VI ordena que desesperes e morras! (Para Richmond) Virtuoso e santo, sê tu o vencedor. Henrique, que profetizou que Rei serias, em teu sono te conforta. Vive e floresce.

(Sai. Entra o fantasma de Clarence.)

FANTASMA DE CLARENCE (ao Rei Ricardo) — Que sintas amanhã meu peso em tua alma, eu, que fui morto em banho de imundo vinho, eu, pobre Clarence, por ti traído até à morte. Amanhã, na batalha, pensa em mim, e que caia sem gume tua espada. Desespera e morre. (Para Richmond) Tu, fruto da Casa de Lancastre, os maltratados herdeiros de York oram por ti. Guardem os anjos bons tua batalha. Vive e floresce.
Ricardo III é uma das mais conhecidas e famosas peças de Shakespeare, tendo feito estupendo sucesso em sua época de estréia e continuando sua trajetória de popularidade nos dias de hoje.

A história segue a subida ao poder de Ricardo, duque de Gloucester, ao trono inglês, atropelando quaisquer princípios e idéias de moralidade que possam se interpor em seu caminho.


____________________________________

 

180º - Doces, cozinha e omiyages


Com a permissão da Rainha (SALVE!), eu já decretei que esse mês de Fevereiro é o mês do chocolate. Portanto, o 180º também tratará de um tema parecido: doces e cozinha. Deve-se alertar logo que eu não sou cozinheira e não vou dar receitar ou coisa assim, mas queria comentar sobre uma diferença que muitos estrangeiros notam aqui no Japão.

Vamos começar pelo mais óbvio. Você de repente se vê tomado por uma vontade de comer bolo de chocolate, aquela coisa calórica, molhada (ou fofa e seca, a depender do produtor e/ou da receita) e pesada. De uma forma ou de outra, sua sobremesa bem doce tem um gosto bastante marcante.


____________________________________

 

Meme do Autor || Dia 17: Você prefere trabalhar no computador ou à mão?

Lulu: Eu mesclo os dois. Geralmente eu faço esquemas no papel, começo a escrever a mão um ou dois parágrafos, aí passo a limpo no computador e avanço uma cena inteira, aí volto para o papel, vou para computador, volto para o papel, vou para o computador...


Arquivado em

____________________________________

 
16 de março de 2015

Meme do Autor || Dia 16: O que você acha de triângulos amorosos?

Lulu: Depende... se eles ficam no plano platônico, são simplesmente dolorosos. Tipo a quadrilha de Drummond, em que João amava Teresa que amava Raimundo... Já escrevi esse tipo de triângulo e nunca achei uma maneira de fechar a história sem que todo mundo saísse mais ou menos machucado.


Arquivado em

____________________________________

 
15 de março de 2015

Meme do Autor || Dia 15: Qual o seu personagem original (que você tenha criado) preferido?

Lulu: Essa é uma pergunta difícil, muito difícil, quase como pedir a uma mãe que escolha um filho favorito... Fiquei pensando com meus botões e acho que a Beatriz, de Na sua Estante, que é uma personagem 100% minha, num universo 100% criado por mim (a Mina é minha, mas ela está inserida no universo de Harry Potter, então...).


Arquivado em

____________________________________

 
14 de março de 2015

O Bode na Cozinha: Crepioca



Bom dia a todos! Esse é um prato que meio que anda na moda, com toda a onda de fitness e vida saudável rolando por aí. Por que? Bom, vamos ver, não é?

Tapioca é um carboidrato sem glúten, o que facilita a digestão... Ou alguma coisa assim. Não estou pesquisando, então posso estar falando um monte de bobagens aqui. xD

Mas, vamos aos ingredientes, sim?


____________________________________

 

Meme do Autor || Dia 14: O que você acha de filmes inspirados em livros? Você gostaria de ver suas histórias transformadas em séries, filmes, vídeo games, etc?

Lulu: Eu gosto de adaptações. Quando bem feitas, elas se somam à obra original, podem fazer você mudar a forma de ver uma história. Não sou fã purista que acha que tem de adaptar regurgitando palavra por palavra da versão inicial.

Fora que quando alguém gosta de um filme – ou de um quadrinho, de uma série, etc – e descobre que tem um livro que inspirou aquela história, ela pode se sentir motivada a procurar o produto original. Adaptações são uma fantástica porta de entrada para a literatura.


Arquivado em

____________________________________

 
13 de março de 2015

Meme do Autor || Dia 13: O que mais te inspira?

Lulu: Qualquer coisa pode acabar me inspirando. Uma citação, um objeto na estante, música, pessoas na rua. Inspiração nunca foi exatamente um problema – o problema é quando você se senta para desenvolver as idéias que a inspiração te deu...


Arquivado em

____________________________________

 
12 de março de 2015

Ode ao Cara de Chapéu


Estou tentando organizar meus pensamentos para conseguir escrever isso, então me desculpem se eu não conseguir soar de forma muito coerente no momento. Acabo de receber a notícia da morte de Sir Terry Pratchett e por mais comunicados oficias que eu veja, é difícil realmente acreditar nisso.


Arquivado em

____________________________________

 

Meme do Autor || Dia 12: Qual o seu mais antigo trabalho em progresso? Você está trabalhando em alguma história agora?

Lulu: Acho que o mais antigo – que não está exatamente em progresso, mas sim quase que completamente abandonado e se for para pegar nele, terei que reescrevê-lo do início – é Ases.

Dani: Caraca, Ases... nem lembrava mais dele!


Arquivado em

____________________________________

 
11 de março de 2015

Meme do Autor || Dia 11: Qual a sua citação favorito sobre escrever/criar?

Lulu:Extrai-se ideias de devaneios. Extrai-se ideias do tédio. Extrai-se ideias o tempo todo. A única diferença entre os escritores e as outras pessoas é que a gente percebe quando está fazendo isso.” – Neil Gaiman – ‘


Arquivado em

____________________________________

 
10 de março de 2015

O Bode Leu: O Mundo Assombrado Pelos Demônios


Carl Sagan é um nome que merece muito respeito no meio científico, e não apenas por seu trabalho como astrônomo e astrofísico, áreas em que atuava. Sagan foi também um grande nome quando se fala em divulgação científica, ramo da ciência voltada a levar os resultados de pesquisas para o público leigo, sendo conhecido principalmente como co-autor e apresentador do programa de TV Cosmos. Porém, a carreira de Sagan também passa pela literatura, sendo ele autor de diversos livros, tais como Contato e The Dragons of Eden: Speculations on the Evolution of Human Intelligence... e O Mundo Assombrado Pelos Demônios.


____________________________________

 

Meme do Autor || Dia 10: Você escuta música quando está criando histórias?

Lulu: Sempre. Música me ajuda a entrar no clima do que estou escrevendo. Não é à toa que a maior parte do que escrevo tem trilha sonora própria.

Ísis: Às vezes, sim, às vezes, não. Não tenho regras pra isso.


Arquivado em

____________________________________

 
9 de março de 2015

Meme do Autor || Dia 09: Qual a melhor parte do dia para escrever/criar?

Lulu: Idéias parecem sempre pipocar na minha cabeça no exato instante em que desligo a luz e enfio a cara no travesseiro. Mas, de uma forma geral, eu não tenho exatamente uma hora para escrever que considero melhor que as outras. Escrevo bastante pela manhã, que é normalmente a hora que estou mais acordada/mais livre.

Rascunho alguma coisa de noite, que é quando a maior parte das idéias vem, mas o desenvolvimento é normalmente durante a manhã.


Arquivado em

____________________________________

 
8 de março de 2015

Meme do Autor || Dia 08: Qual a sua maior implicância como leitor e escritor?

Lulu: Eu tenho certa cisma com pretérito-mais-que-perfeito. Quando reviso o texto de alguém, termino por sair mudando todos os verbos que não necessitem estritamente desse tempo verbal. Tem muita gente que tem vício de pretérito-mais-que-perfeito e isso às vezes mata a história pra mim.

Não é que eu seja uma nazista da gramática, é só que me dá agonia, dá para entender?


Arquivado em

____________________________________

 
7 de março de 2015

Gazeta de Longbourn: Evelina

Existe um pouco de melancolia em mim ao escrever um relato de nossas últimas aventuras em Londres. Contudo, como este dia é meramente apropriado a fazer malas e preparativos para nossa jornada, e como deverei em pouco tempo não ter mais aventuras para escrever, acho melhor completar meu diário da cidade de uma vez: e, quando o senhor tiver tudo junto, espero, meu caro Senhor, o senhor me enviará suas observações e pensamentos sobre ele a Howard Grove.
Já tinha ouvido falar de Frances Burney antes – não por acaso, em conjuntura com o nome da Austen: ela é citada nominalmente como uma das autoras lidas por Catherine em A Abadia de Northanger. Assim é que, quando foi anunciado o lançamento de Evelina em português, eu imediatamente providenciei para colocá-lo na minha lista de leituras.


____________________________________

 

Meme do Autor || Dia 07: Qual o melhor feedback que você já recebeu? E o pior?

Lulu: Eu já tive tantos feedbacks maravilhosos... Sério, eu vivo pelos comentários dos meus leitores (por isso, quando verem histórias aqui pelo blog, COMENTEM!!!). Gosto especialmente de ter resposta da Ísis e da Régis para uma história, porque as duas analisam a fundo, criticam de forma a acrescentar à história.

Ísis: <3 <3 <3


Arquivado em

____________________________________

 
6 de março de 2015

Meme do Autor || Dia 06: Você gosta de fazer seus personagens sofrerem? Já matou um protagonista?

Lulu: SIM!!!!

Ísis: Caramba, ela até se animou... Minha linda, você tem problemas... LOL

Lulu: Sim, tenho. Sou uma pessoa sádica que gosta de fazer meus leitores sofrerem.

Ísis: Não era masoquista? oO


Arquivado em

____________________________________

 
5 de março de 2015

Para ler: Três Livros de Vampiros

Hoje vou fazer feito promoção de feira: paga um, leva três! Três livros de vampiros, um excelente, outro mais ou menos e um terceiro com o qual eu não fui com a cara...

Então, vejamos... Com qual começo?


Sou uma grande fã de Drácula – para além do livro, o filme de Coppola é um favorito meu. Na minha opinião, ainda é a melhor história já escrita para entender a figura do vampiro: a maldição da imortalidade, a sede por sangue, o incrível poder de sedução de tais criaturas. O único outro título que se compara a ele na forma como trabalhou o mito é Entrevista com o Vampiro.


____________________________________

 

Meme do Autor || Dia 05: Você já fez algum curso de escrita? Já leu algum livro dando conselhos sobre escrever?

Lulu: Não, nunca fiz nenhum curso, a não ser que você considere aulas de redação no colégio ou metodologia científica para monografia na faculdade. Mesmo o curso de jornalismo, eu tranquei antes de ter qualquer cadeira referente à escrita.

Leio muita crítica literária e, de certa forma, esse tipo de literatura é uma forma de receber conselhos sobre escrita. Mas, se é para ser específico, um volume que se tornou quase de cabeceira foi A Jornada do Escritor, de Christopher Vogler. Esse livro parte do trabalho de Joseph Campbell (que eu também indico) para explorar o esqueleto de uma boa história, o que faz a gente se importar com um enredo, com um personagem.


Arquivado em

____________________________________

 
4 de março de 2015

Meme do Autor || Dia 04: Qual o seu gênero favorito para escrever/criar? E onde você sente mais dificuldade?

Lulu: Gosto de escrever fantasia e histórias em que eu precise pesquisar toneladas de material de contexto histórico. Porque sou masoquista, obviamente. Consigo passar da comédia para o romance com certa facilidade e adoro costurar contos de fadas.

Por outro lado, histórias que trabalham com suspense e terror são meu Calcanhar de Aquiles. Histórias policiais eu até consigo desenvolver, especialmente num ambiente histórico, mas não tenho tanta facilidade quando você vai para o thriller psicológico. O mesmo com ficção científica. São gêneros em que não tenho tanta leitura, então não estou acostumada.


Arquivado em

____________________________________

 
3 de março de 2015

Meme do Autor || Dia 03: Você já foi parte de um grupo de crítica?

Lulu: Depende do ponto de vista... Os comentários do Quem Conta um Conto funcionam como uma espécie de grupo de crítica, em que cada um lê o conto dos outros e comenta, além de falar do próprio processo de criação. Fora isso, eu geralmente tenho uma ou outra pessoa com quem troco textos e comentamos mutuamente nossas histórias.

Ísis: Só quando me pedem, mas nada freqüente, exceto o que a Lu mencionou acima.


Arquivado em

____________________________________

 

Desafio Corujesco 2015: Uma Biografia || Não Entre em Pânico

Não entre em pânico celebra a vida de um homo sapiens chamado Douglas Adams que, um belo dia num campo em Innsbruck, em 1971, teve uma ideia. Este livro é também a história do que essa ideia se tornou: O guia do mochileiro das galáxias – a série de rádio original que deu início a tudo, bem como sobre a “trilogia” de seis livros, a série de TV, o quase-filme, o jogo de computador, toalhas e o website que vieram depois. O aclamado autor Neil Gaiman também conta toda a história de Liff, o Universo de Dirk Gently, e tudo o mais em que Douglas trabalhou, incluindo sua coleção póstuma, O Salmão da Dúvida. Como o próprio Douglas afirmou, “é certamente o mais excepcional livro a ser escrito sobre O guia do mochileiro das galáxias desde hoje cedo”.
Não costumo ler muitas biografias. Não porque tenha alguma coisa contra elas – é mais uma questão de que ao ir à livraria, a maior parte dos títulos que você encontrará em destaque na sessão dedicada a elas será de celebridades contemporâneas que muito pouco me interessam.

Como quem vê cara não vê coração, acabo passando ao largo e nunca paro realmente para olhar o que existe de disponível em termos de biografias.


____________________________________

 
2 de março de 2015

Meme do Autor || Dia 02: Você é um leitor ávido? Quem é seu autor favorito?

Lulu: Eu devoro livros como se não houvesse amanhã e leio praticamente de tudo um pouco exceto por autoajuda.

Agora... difícil é escolher um único autor. A depender do gênero, eu tenho vários, um para cada tipo de livro... Mas, se é para indicar um único... Terry Pratchett. O Cara de Chapéu é um dos escritores mais completos que conheço – ele consegue passar de um gênero para o outro com uma fluência incrível e tem um conhecimento de mundo, de ciência e história e de ser humano que é fenomenal.


Arquivado em

____________________________________

 
1 de março de 2015

Meme do Autor || Dia 01: Quando você primeiro começou a escrever/criar histórias?

Fazia tempo que eu queria responder algum tipo de meme de criação aqui no blog e no final do ano passado encontrei afinal um que achei interessante. Fiz algumas adaptações para que a Dani pudesse responder também - ela também é criadora de conteúdo e de histórias, se não na forma de narrativa, através dos seus desenhos. Ao longo de todo o mês de março, vamos dividir com vocês nossas respostas. Algumas das perguntas são mais gerais e gostaríamos de convidá-los para responder também. Meme não tem graça sem interatividade, não é verdade?

Mas, enfim, vamos ao que interessa... a primeira pergunta do mês!


Arquivado em

____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog