1 de dezembro de 2015

Desafio Corujesco 2015: Dragões || Dragons at Crumbling Castle and Other Stories

No self-respecting wizard would be seen in public without a pointy hat. But it could make going through low doorways a bit tricky, so they often developed bad knees in later life due to all the crouching down.
Dragons at Crumbling Castle and Other Stories é um daqueles livros que eu gostaria de ter lido quando criança – e que agora espero ser traduzido em português para poder presentear meus sobrinhos. As histórias aqui recolhidas foram produzidas na juventude de Pratchett, muitas quando ainda adolescente – entre 1966 e 1973.

Como fã absoluta do Pratchett, esse é um livro para se ter na estante por ser um vislumbre em seu processo de criação, em sua evolução como contador de histórias. Como tia que adora dar livros para os sobrinhos, é um livro para compartilhar.

As histórias são todas curtas, boas para se ler em voz alta, divertidas e inteligentes, repletas de trocadilhos e turnos de frase deliciosos. Para coroar, há as ilustrações de Mark Beech, que casam perfeitamente com o tom bem humorado do livro. Muitos terminam ligeiramente em aberto, convidando a imaginar o que poderia acontecer a seguir e assim participar do processo de criação.

O conto que dá título ao livro traz dragões invadindo o castelo do rei Artur justamente quando todos os cavaleiros estão de férias. Felizmente, o jovem Ralph está presente e pronto para se enfiar numa armadura e entrar em batalha.

As sementes de The Carpet People, um dos primeiros livros que Pratchett publicou, estão presentes em dois outros contos da coletânea. O Papai Noel, em outra história, vai trabalhar num zoológico após se cansar de passar 164 dias sentado, apenas esperando o Natal. Dok the Caveman, acerca do início da civilização, é um dos meus favoritos, sem dúvida alguma, junto com um ônibus viajante do tempo de The 59A Bus Goes Back in Time.

É uma boa introdução ao mundo nonsense de Pratchett, especialmente para os pequenos. E, né, como de cedo é que se torce o pepino... tô aqui torcendo para que saia a tradução logo para que eu possa começar meus planos de doutrinação literária...

Nota:
(de 1 a 5, sendo: 1 – Não Gostei; 2 – Mais ou Menos; 3 – Gostei; 4 – Gostei muito; 5 – Excelente)

Ficha Bibliográfica

Título: Dragons at Crumbling Castle and Other Stories
Autor: Terry Pratchett
Ilustrações: Mark Beech
Editora: Doubleday UK
Ano: 2014


A Coruja


____________________________________

 

3 comentários:

  1. UAU... não sabia que tinham publicado isso! Deve ser muito legal! Vou colocar na minha wishlist!
    O meu livro com o tema dragões foi esse aqui:
    http://leiturasdelaura.blogspot.com.br/2015/12/tea-with-black-dragon.html
    Beijos e que 2016 venha com leituras maravilhosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só o que me deixa triste é pensar que não teremos Pratchetts novos para ler agora...

      Excluir
    2. Pensa assim, ele viveu uma vida longa e completa, além de deixar uma obra enorme para nos deliciarmos por gerações <3

      Excluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog