12 de setembro de 2015

O Bode na Cozinha: Picles


Bom dia, pessoas! Quanto tempo, não é? Como a Lu deve ter dito, andei um tanto aperreado nos últimos dois meses, e portanto, sumido. Mas agora estou de volta, e venho trazendo um pedido dos leitores na última pesquisa de opinião. Ou quase...

Bom, eu não comia muitas frutas e verduras quando era mais novo, mas isso felizmente mudou a algum tempo. Hoje em dia não vivo sem verdura e frutas se tornaram um lanche aceitável para mim. Assim sendo, aprendi afazer diversas coisas com diferentes vegetais.

Uma dessas coisa são picles. Sério, não entendo como tem tanta gente que não gosta deles! Mas percebo que são uma coisa ou oito ou 80; quem não ama, odeia. Bem, aprendi algumas maneiras diferentes de fazer, e aqui ensino uma!



Ingredientes:


- Pepinos. Aqui uso o tradicional daqui, mas podem ser outras variedades menores e mais finas.
- Cebolas. Por que vai muito bem junto com pepino
- Pimenta dedo de moça. Por que eu gosto de pimenta! XD
- Sal. MUITO sal.

Para a salmoura:


- 2 xícaras de açúcar mascavo
- 2 xícaras de vinagre (de álcool ou de maçã)
- Pimenta do reino à gosto
- Folhas de louro
- Açafrão
- 2-3 Dentes de alho

Modo de Preparo:


- Pique todos os vegetais em rodelas, de preferência finas, e acomode em um pote. 

- Despeje um MONTE de sal em cima e misture bem.

- Leve para a geladeira por 3-4 horas, para desidratar bem. Vai sair muita água, então se certifique de que o pote não tenha nenhum vazamento.


- Em uma panela, misture todos os ingredientes da salmoura e leve ao fogo. Mexa bem até que todo o açúcar se dissolva e deixe ferver por dois minutos.

- Enquanto ferve, escorra e lave bem os vegetais em água corrente. Despeje na panela com a salmoura, com cuidado para não respingar.

- Deixe no fogo, mexendo bem, até QUASE levantar fervura. Quando começarem a aparecer pequenas bolhas na borda da panela, é o ponto. Apague o fogo e deixe esfriar completamente.

Mais ou menos assim. Pequenas bolhas na borda da panela, mas sem ferver.
- Armazene em um pote e leve para a geladeira. O gosto já é bom agora, mas depois de 24h na geladeira fica ainda melhor!

E é isso! Picles, bem simples de fazer, e são uma delícia. Esses picles são agridoce, então se você gosta de molho barbecue, tem grandes chances de gostar deles. Eu normalmente como na salada ou no sanduíche, mas acho que devem ir bem com quase tudo salgado.

Em teoria, esses picles tem validade de MESES, mas eu nunca cheguei a comprovar, já que nunca duram mais que duas semanas aqui em casa...

O Bode


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog