11 de maio de 2015

The Great (Owl) Game - Segunda Rodada


Hoje termina a primeira rodada do nosso Great (Owl) Game desse ano e já emenda na segunda rodada. Dessa vez, não vou publicar placares parciais, deixarei para fazer isso quando estiver com a soma total de pontos, para ninguém ficar achando que não tem chance e assim desistir do jogo pela metade até porque... SORTEIOS! Toda semana tem sorteio, quem não quer participar de sorteio?

Enfim, as perguntas dessa primeira rodada foram cheias de pegadinhas, vamos ver as respostas para descobrir se você caiu em alguma?

Com quem o Coelho Branco confunde Alice?

No capítulo 4 de Alice no País das Maravilhas, o Coelho Branco confunde Alice com sua criada, Mary Ann.
Logo, logo o Coelho se deu conta da presença de Alice, enquanto ela procurava por todos os lados, e chamou-a com voz irritada: “Ora essa, Mary Ann, que está fazendo aqui? Corra já até em casa e me traga um par de luvas e um leque! Rápido, vá!” Alice ficou tão amedrontada que correu imediatamente na direção que ele apontou, sem nem tentar lhe explicar o engano.

“Ele me confundiu com a sua criada”, disse consigo enquanto corria. “Como vai ficar surpreso quando descobrir quem eu sou!”
O que a Lebre de Março oferece a Alice?

No capítulo 7, a Lebre de Março oferece vinho a Alice.
Era uma mesa grande, mas os três estavam espremidos numa ponta: “Não há lugar! Não há lugar!” gritaram ao ver Alice se aproximando. “Há lugar de sobra!” disse Alice, indignada, e sentou-se numa grande poltrona à cabeceira.

“Tome um pouco de vinho”, disse a Lebre de Março num tom animador.
Para quem o Chapeleiro cantou uma canção?

Também Capítulo 7, o Chapeleiro diz que cantou num concerto para a Rainha de Copas.
O Chapeleiro sacudiu a cabeça, pesaroso. “Eu não!” respondeu. “Brigamos em março passado... pouco antes de ela enlouquecer, sabe... (apontando a Lebre de Março com sua colher de chá); foi no grande concerto dado pela Rainha de Copas, e eu tinha de cantar.

(...)

“Bem, eu mal acabara a primeira estrofe”, disse o Chapeleiro, “quando a Rainha deu um pulo e berrou: ‘Ele está assassinando o tempo! Cortem-lhe a cabeça!”
Que tipo de animal o Pombo acusa Alice de ser?

Logo depois de seu encontro com a Lagarta, no Capítulo 5, Alice é confundida pelo Pombo com uma serpente por causa de seu pescoço longo e propensão a comer ovos.
'Serpente!' gritou a Pomba.

'Eu não sou uma serpente!' disse Alice indignada. 'Deixe-me em paz!'

'Serpente, eu digo de novo!' repetiu a Pomba, mas em tom mais desanimado, e acrescentou com um pequeno soluço, 'Eu tentei de todas as formas, e nada parece convir a elas!'
Qual a cor da Lagarta?

No finalzinho do Capítulo 4, Alice se depara com uma lagarta azul.
Esticou-se na ponta dos pés e espiou sobre a borda do cogumelo e seu olhar encontrou imediatamente o de uma grande lagarta azul, sentada no topo, de braços cruzados, fumando tranquilamente um comprido narguilé, sem dar a mínima atenção a ela ou a qualquer outra coisa.
De quem estão correndo Tweedledee e Tweedledum?

No Capítulo 4 de Através do Espelho, Tweedledee e Tweedledum se assustam e fogem de um corvo.
Estava escurecendo tão de repente que Alice achou que uma tempestade devia estar chegando. “Que nuvem grossa e negra aquela!” disse. “E como vem depressa! Ui, parece que tem asas!”

“É o corvo!” Tweedledum gritou com uma voz estridente de susto. E os dois irmãos saíram em disparada e num instante tinham sumido de vista.
Quem é a primeira testemunha no julgamento do Valete de Copas?

O julgamento do Valete começa no Capítulo 11 de Alice no País das Maravilhas e a primeira testemunha é o Chapeleiro Maluco.
“Convoque a primeira testemunha”, disse o Rei; e o Coelho Branco, depois de três toques de corneta, bradou: “Primeira testemunha!”

A primeira testemunha era o Chapeleiro. Chegou com uma xícara de chá numa das mãos e um pedaço de pão com manteiga na outra.
Contando os dois livros, quantas Rainhas existem nos mundos de Alice?

São quatro rainhas, contando os dois livros: no primeiro, a Rainha de Copas; no segundo, a Rainha Branca, a Rainha Vermelha (que não é a Rainha de Copas!) e a própria Alice, que termina a história se tornando ela mesma uma rainha.

Que dois personagens de "Alice no País das Maravilhas" reaparecem sob diferentes alcunhas em "Através do Espelho"?

O Chapeleiro Maluco e a Lebre de Março reaparecem em Através do Espelho no capítulo 7: eles são os mensageiros do rei, Hatta (que se identifica com ‘Hatter’, Chapeleiro em inglês) e Haigha (que Carrol diz se pronunciar rimando com ‘mayor’, o que transforma a pronúncia em algo próximo de ‘Hare’, Lebre).

Outra pista de suas identidades são as ilustrações de Tenniel, que são claramente reconhecíveis como os dois personagens.

Em que posição Alice começa "Através do Espelho"?

Quando Carroll apresenta o tabuleiro de xadrez logo na introdução de Através do Espelho, ele deixa claro que Alice é um peão branco.

Dadas as respostas... vamos ao sorteio da primeira rodada!


Parabéns, Mariana! Já estou mandando e-mail para você pedindo seu endereço para poder despachar seu prêmio. Lembrando que, como um dos sorteados pode muito bem terminar ganhando o prêmio final, todos os prêmios serão despachados ao final do mês.

Agora... vamos à segunda rodada. O segundo kit que servirá de prêmio ao sorteado é inspirado em Através do Espelho e é composto de três marcadores em estilos diferentes feitos pela Design by Angel.


Lindo, não? Agora, lembrando as regras... essa rodada tem cinco perguntas. Quanto mais completa uma resposta (mais informações pertinentes forem trazidas), mais uma questão pode valer em termo de pontuação (até o máximo de dois pontos). Há perguntas cuja resposta estão direto nos livros, outras vêm da biografia de Dodgson e outras são dependem de lógica e contexto histórico e vocês provavelmente terão de pesquisar ou serem bem criativos para descobrir como resolver a questão.

Quem responder tudo de forma correta primeiro ganha um ponto de bônus. E, antes que eu me esqueça, não é necessário responder todas as perguntas para participar - se não souber, não conseguir descobrir ou não quiser arriscar, pode deixar alguma das respostas em branco (mas tem de responder pelo menos duas das perguntas para entrar no sorteio!).

Clique aqui para responder à Segunda Rodada do Great (Owl) Game

Então, está dada a largada! Segunda que vem temos o resultado da segunda rodada, com todas as respostas e o sorteio. Até lá então e... boa sorte!


A Coruja


____________________________________

 

4 comentários:

  1. Mariana sortuda! :D Vamos lá, vai que ainda tenho chance...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí! Não desanimem que ainda tem mais três chances de ganhar!

      Excluir
  2. Fiquei muito feliz em ganhar este primeiro!!!
    Obrigada Coruja!!! Parabéns pelo blog incrível...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que sair o resultado final, já despacho o presente pra você!

      Excluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog