25 de maio de 2015

The Great (Owl) Game - Resultado Final


E hoje termina o nosso Grande Jogo desse ano. Espero que tenham se divertido como eu – especialmente nessa última fase de charadas e desafios de lógica. Aliás, eu adorei as respostas que vocês me trouxeram para essa rodada.

E agora vou dar as minhas respostas! Vejamos, vejamos...

“Vocês são gêmeos?”
“De maneira alguma!”
“Mas dividimos os mesmos pais”
“E nascemos no mesmo dia e no mesmo ano.”
“Mas não somos gêmeos.”
Como pode ser isso?


Às vezes a resposta mais simples é aquela que responde melhor uma questão aparentemente bem complexa. Considerando que todos os desafios propostos foram dentro do espírito ‘carrolleniano’, seria interessante levar como contexto trocadilhos e significado das palavras para chegar às respostas.

Essa pergunta foi a que teve réplicas mais intrincadas e pesquisadas, e fiquei impressionada com o quanto vocês pesquisaram...

Em todo caso... levem em consideração a primeira pergunta: “vocês são gêmeos?”. No espírito de uma adivinha, você deve levar essa questão ao pé da letra – isso significa que os dois irmãos que respondem e dão as dicas para a resposta são idênticos.

Então temos dois irmãos em tudo idênticos, mas que não são gêmeos. Irmãos idênticos que nasceram no mesmo dia e ano dos mesmos pais. Ora, gêmeos é uma palavra específica para falar de quando nascem dois irmãos. Se nasceram três, a palavra é outra, e assim por diante.

Então os dois irmãos da quadrinha podem ser trigêmeos, quádruplos, quíntuplos... e por aí em diante. Eles não são gêmeos porque não são apenas eles dois, ainda que só eles tenham aparecido na charada.

“Eu sempre atuo sob pressão,
nos teatros eu não distraio ninguém,
A plateia não aguenta me ver,
Mas apareço com fúria e vergonha.
Quem sou eu?”


Todo mundo respondeu nessa ‘cortinas’, porque se concentrou no teatro. Mas há um detalhe que não bate muito bem com a resposta – porque a plateia não aguenta ver cortinas? Afinal, todo espetáculo tem um fim, e você pode sair do teatro satisfeito ou insatisfeito com o final, mas nem por isso vai entrar em crise existencial porque as cortinas apareceram.

A resposta da charada é algo um pouco menos óbvio e que usa as palavras como metáforas e não no sentido literal: o sangue atua sob pressão (bombeado pelo coração); não distrai ninguém no teatro (os atores) porque é cenográfico, mas a plateia não é muito fã quando ele aparece. Por fim, com fúria e vergonha, nosso rosto ruboriza.

“Uma vez eu conheci um arqueiro que colocou uma venda nos olhos e amarrou com força. Tinha pendurado o chapéu e, totalmente sem ver nada, atirou sua flecha acertando o chapéu em cheio!”
“Ele deve ter sido um ótimo arqueiro.”
“Nada, ela era o pior arqueiro do reino.”
“Então foi sorte?”
“Claro que não, ele repetiu a façanha milhares de vezes.”
Você pode explicar?


O segredo dessa adivinha é a frase ‘tinha pendurado o chapéu’. O narrador não diz onde o arqueiro pendurou o chapéu, apenas que ele foi pendurado. Ora, considerando o humor da história, não é difícil chegar à conclusão de que o chapéu foi pendurado na ponta da flecha – o que explica como o pior arqueiro do reino conseguiu milhares de vezes acertar em cheio seu chapéu, mesmo com os olhos vendados.

“Anteontem eu tinha 67 anos e no ano que vem estarei com 70!” Como isto é possível?

É possível se você nasceu no dia 31 de dezembro e está contando essa história no dia 01 de janeiro. Você tinha 67 no dia 30, fez 68 no dia 31, fará 69 ainda esse ano, então ano que vem estará com 70.

Ok, então, vamos agora para o sorteio dessa semana! Rufem os tambores!


Opa! Oi, Karinna! Já tô indo mandar email pra ti avisando!

Agora, o que todo mundo estava realmente esperando... O placar final!


E temos um vencedor para o Grande Jogo! Tatá, você ganhou!

Foi uma disputa bastante acirrada, e está todo mundo de parabéns pela participação. Gostaria de poder premiar todos, todos, mas vou ter de esperar até ganhar na megasena para poder fazê-lo.

Então, é isso. Mandei email já para todo mundo que ganhou os prêmios e devo ir ao correio ainda essa semana. Aviso aos destinatários assim que tiver despachado tudo. Por esse ano, o Great (Owl) Game terminou...

Mas não se preocupem que ano que vem tem mais.


A Coruja


____________________________________

 

8 comentários:

  1. Que legal essas charadas! Posso dizer que acertei a primeira sozinho. (Acho que qualquer um que tenha lido Desventuras em Sèrie acertaria, haha)

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, imaginei a resposta da pergunta dos gêmeos de maneira bem diferente! xD
    Mesmo ano e mesmo dia, mas não mesmo mês. Então imaginei que a mãe tenha tido um filho, sei lá, dia 1 de janeiro. Engravida novamente logo em seguida e, 9 meses depois, nasce o segundo filho, em 1 de novembro ou dezembro. Assim, eles não são gêmeos, são irmãos dos mesmos pais e nasceram no mesmo dia e ano. E vai que eles são um a cara do outro, uai xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu provavelmente teria saído à cata da resposta mais complexa, porque algo aparentemente tão fácil não podia ser a resposta, né? Mas eu gosto de complicar minha vida... XD

      Excluir
  3. Quem diria! Ganhei! AÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!

    *faz dancinha*

    Obrigada mais uma vez, Lu, por fazer o The Great Owl game mais um ano. Adoro sempre! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em fazer o jogo todo ano. E mais feliz ainda quando vocês participam ;)

      Excluir
  4. Cheguei tão perto e não consegui. Fuem! kkkkkk
    Mas em todo caso sempre amo esse desafio, levei uma eternidade pra responder por causa da falta de tempo mas mesmo assim me diverti bastante! Parabéns mais uma vez dona Lu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, obrigada... E, Hei, sempre tem mais ano que vem ;)

      Excluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog