16 de abril de 2015

O Bode Leu: Sandman - Prelúdios e Noturnos



ATENÇÃO: A SEGUINTE RESENHA CONTEM SPOILERS!

Há anos eu dizia que precisava ler uma das obras primas de Gaiman, mas sempre ia postergando mais e mais. Mas então decidi dar uma basta nisso e fui atrás de Sandman, especialmente depois de receber mais e mais notícias de como essa série era boa, e ver a quantidade fãs.

E como eu fiquei feliz de ter ido atrás! Não li tudo, nem de perto! Li o primeiro arco de histórias, Prelúdios e Noturnos, em que Sonho busca restaurar seu poder após décadas aprisionado por um mago humano. Aliás, esta primeira história, por si só, já é fantástica! Em uma única tacada, Gaiman cria um personagem completamente novo, e ainda mantêm o antigo Sandman, em paralelo. Sim, Sandman já era uma franquia antiga da DC Comics, renovada por Gaiman.


Minha favorita é a que, buscando seus objetos de poder roubados durante seu cativeiro, Sonho vai até o inferno, aonde um demônio está em posse de seu elmo. Para reaver seu elmo, o demônio encara o Perpétuo em uma batalha de mentes, aonde cada um personifica um conceito, para triunfar sobre o conceito do adversário. Essa batalha é uma coisa fantástica de se ler, e eu não me empolgava assim desde a primeira vez que li Charadas no Escuro, que muitos consideram a melhor parte de O Hobbit.


E para os fãs de longa data dos quadrinhos da DC, várias e várias referências e “participações especiais” são inclusas apenas neste arco de histórias. Algumas são bem significativas, tal como a de John Constantine, ou podem ser até uma pequena referência, como o caso de Batman, mas várias delas estão espalhadas por aí. 

Sandman é uma leitura que considero indispensável para fãs de quadrinhos, em especial da DC, e de Gaiman. Talvez por ser a obra que deu notoriedade para o autor, talvez apenas por ser extremamente fantástica, acho que todos deveriam ler Sandman.

Recado da Lu: Agora, antes que eu me esqueça... Como teremos um mês ‘temático’ tagarelando sobre Gaiman... vamos ter sorteio também! Valendo uma edição de A Verdade É uma Caverna nas Montanhas Negras e mais um trio de marcadores de imãs feitos pela Design by Angel inspirados nesse livro, em Deuses Americanos e Sandman!



Para participar, basta comentar (comentar e não apenas deixar o nome e email, embora isso também seja necessário) qualquer uma das resenhas sobre os livros do Gaiman que serão postadas durante todo o mês. Todos os comentários receberão um número para sorteio dia 01 de maio. E sim, se você comentar em mais de uma resenha, vai receber mais de um número para participar do sorteio, o que aumenta exponencialmente suas chances de ganhar!


O Bode


____________________________________

 

8 comentários:

  1. Que legal! Nunca tive mta vontade de ler esses quadrinhos, não sou lá mto fã da DC e da Marvel, mas sua resenha me fez até ter vontade de ler, fiquei curiosa! Obrigada! Kkkkk

    Nome: Laura M. B.
    E-mail: lauramedina90@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura, dá para ler Sandman sem maiores problemas mesmo não sendo fã da DC. Gaiman utiliza alguns personagens clássicos dos quadrinhos mas de uma maneira geral, ele cria sua própria mitologia. Sandman é uma série sobre o poder das histórias e dos mitos e não sobre super-heróis. A melhor parte é que embora seja uma série relativamente grande, ela está terminada - são dez arcos de histórias e você pode encontrar ela completa em quatro volumes de capa dura.

      Sandman é genial e revolucionou por completo a indústria de quadrinhos - foi na época em que Gaiman a estava escrevendo que foi criado o selo Vertigo, para quadrinhos mais maduros.

      Excluir
  2. Olha q legal, estava lendo sua resenha de 2010 de Sandman e agora esse sortei? Será um dica do universo que eu mereço ganhá-lo? Ahahhahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, né, nunca se sabe... Boa sorte no sorteio!

      Excluir
  3. Eu demorei quase um ano para ler os 75 volumes mas vale muito, MUITO a pena! Doida pra comprar os compêndios. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As edições absolute são lindas mesmo... difícil quando se começa Sandman largar mão da história...

      Excluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog