5 de março de 2015

Meme do Autor || Dia 05: Você já fez algum curso de escrita? Já leu algum livro dando conselhos sobre escrever?

Lulu: Não, nunca fiz nenhum curso, a não ser que você considere aulas de redação no colégio ou metodologia científica para monografia na faculdade. Mesmo o curso de jornalismo, eu tranquei antes de ter qualquer cadeira referente à escrita.

Leio muita crítica literária e, de certa forma, esse tipo de literatura é uma forma de receber conselhos sobre escrita. Mas, se é para ser específico, um volume que se tornou quase de cabeceira foi A Jornada do Escritor, de Christopher Vogler. Esse livro parte do trabalho de Joseph Campbell (que eu também indico) para explorar o esqueleto de uma boa história, o que faz a gente se importar com um enredo, com um personagem.

Campbell trabalha a questão do mito e da jornada do herói mitológico; Vogler é um pouco mais específico e mastiga o que Campbell escreveu. Considero ambos autores obrigatórios, seja para quem quer criar seja para quem quer entender o apelo das histórias na nossa imaginação.


Ísis: Me lembro de pelo menos um curso para escritores, mas não li tanto quanto a Lu a respeito de técnicas.

Dé: Sim, fiz um curso de escrita, mas não como vocês devem estar pensando. O curso que fiz foi sobre escrita e publicação de artigos científicos, voltados para revistas e periódicos internacionais.

De escrita “normal”, por assim dizer, o mais próximo que cheguei de um curso foi conhecer o ciclo d’A Jornada do Herói, que é detalhada por Campbell e refinada por Vogler. Por sinal, A Jornada do Escritor está na minha lista de “para ler”...


Dani: Com certeza nunca fiz um curso de escrita. ^^’ Talvez eu devesse... quem sabe eu começasse a escrever também.


Arquivado em

____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog