7 de fevereiro de 2015

Gazeta de Longbourn: Letters to Alice on First Reading Jane Austen

De verdade, Alice, livros são coisas maravilhosas; sentar sozinha num quarto e rir e chorar, porque você está lendo, e ainda estar segura quando você fecha o volume; e tendo-o terminado, descobrir que você mudou, mas ao mesmo tempo continua a mesma! Ser capaz de visitar a Cidade da Invenção pela sua vontade, partir sob sua vontade - isso, realmente, é sobre o que é educação, ou sobre o que deveria ser.
Não tenho bem certeza quem foi que chamou minha atenção para esse título, mas seu que foi a menção à Jane Austen que me fez ir atrás dele para coloca-lo na estante.

Letters to Alice tem uma premissa interessante: uma tia escritora que se corresponde com a sobrinha que dá os primeiros passos na mesma carreira – cartas que falam de escolhas, da paixão pela literatura, do ofício de escrever e, claro, de tia Jane.

O livro é rico em informações e metáforas grandiloquentes. Pra mim, que conheço e amo Austen, foi uma leitura interessante. Mas receio que a forma como toda essa informação é passada não tenha sido a melhor escolha: talvez pelo fato de vermos apenas as cartas da tia, sem as respostas da sobrinha ou se pela própria maneira muito floreada das correspondências, o fato é que soa algo artificial essa troca que não se consubstancia em troca real.

Parece-me que tivesse sido escrito o livro em forma de ensaio, ou até, talvez, numa única carta, Weldon teria se saído melhor, teria sido mais crível no plot da tia que tenta fazer a sobrinha se apaixonar por literatura. Seu discurso unilateral e muitas vezes condescendente enquanto se refere ao outro lado da história acaba truncando um pouco nossa compreensão e prazer na leitura.

A idéia, em si, é boa, e as informações e críticas trazidas são válidas, mas há algo faltando em Letters to Alice para que ele seja realmente memorável.

Nota:
(de 1 a 5, sendo: 1 – Não Gostei; 2 – Mais ou Menos; 3 – Gostei; 4 – Gostei muito; 5 – Excelente)

Ficha Bibliográfica

Título: Letters to Alice on First Reading Jane Austen
Autor: Fay Weldon
Editora: Basic Books
Ano: 1999
Número de páginas: 160

Onde Comprar

Amazon || Book Depository || Cultura


A Coruja


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog