18 de novembro de 2014

Planos, sorteios e layout de Natal

Primeiro e antes de mais nada... o novo layout de Natal não ficou lindo? =D Penei esse ano para fazer o banner, fiz seis versões contando a que está no ar, porque nunca ficava nada do meu agrado... Ia deixar para postá-lo só no dia 25, um mês antes do Natal, mas não consegui me controlar e segurar até lá agora que ele estava de fato pronto. Afinal, já que ia escrever hoje sobre mudanças, nada mais justo que já começar com algumas, não?

Fora que andei atualizando o índice e mudando algumas coisas ali também, de forma que era totalmente aceitável colocar o layout natalino. Ho-ho-ho.

Mas, enfim, vamos ao que interessa, não é verdade?

Ao longo do último mês pedimos para que vocês, leitores, respondessem uma pesquisa de opinião. Queríamos ter uma idéia do que vocês gostavam ou não gostavam no blog e que tipo de reações teriam a alguns dos planos que temos para o ano vindouro. Agradeço muito a participação de todos - vocês nos deram muito material para debate. E, embora algumas coisas ainda estejam em discussão, decidi que era uma boa responder ao feedback de vocês de princípio, em vez de esperar até o ano que vem.

Então, vejamos tópico por tópico o que tenho a dizer para vocês...


Por questões de tempo e fato de que as postagens daqui para o fim do ano estão quase todas programadas, não haverá alterações imediatas na forma como são feitas as resenhas - até porque, aparentemente, vocês gostam da minha prolixidade 'resenhística'. Mas a partir do ano que vem vamos adicionar ao final de toda resenha uma ficha técnica, bem como links para onde é possível encontrar os livros de que falamos - tem muito livro em inglês na nossa lista que não é tão fácil de achar pelo Brasil...

Além disso, com a pausa do Projeto Dresden enquanto esperamos novos livros da série serem lançados, o Dé vai assumir uma segunda coluna de resenhas para além da Livros para Assistir, a qual vai se chamar, de forma um tanto óbvia, O Bode Leu.


Todas as resenhas, sejam minhas, sejam do Dé, seja de outros membros do Coruja que decidam resenhar alguma coisa, estarão sempre na seção Biblioteca, numa lista por ordem alfabética do sobrenome do autor. É melhor do que dividir várias seções para cada membro e cada coluna, fica muita informação no índice quando o ideal é ser o mais minimalista e organizado possível.

O Dé também continuará capitaneando nossa seção de culinária, que deixará de ser Coruja Gourmet para se tornar O Bode na Cozinha.


Para completar, o Dé também vai assumir uma outra nova coluna para falar de ciência - afinal, ele é um cientista e nada mais justo que aproveitar sua vocação por aqui. Laboratório do Bode, a princípio, será bimestral e vai falar de tudo e mais um pouco que passar pela cabeça do nosso cientista maluco de plantão.


Bimestral também continua a ser a coluna 180º contando das histórias do Japão pela Ísis. O 180º aparece agora no índice como parte da Sala dos Mapas, dividindo espaço com o 360º, onde outros membros do Coruja podem falar de outras viagem, batendo perna pelo mundo.


E a Dani também vai assumir uma coluna bimestral para falar do que ela sabe melhor falar: arte! O Ateliê da Gata tanto vai abordar a biografia de diferentes artistas, como movimentos artísticos, técnicas e outras coisas sobre as quais a Dani queira escrever.


Continuam no ar as colunas escritas coletivamente - 4x4 e A Vertigem das Listas - agora organizadas todas na seção Sala de Reuniões.


Sobre o Vertigem, já tínhamos seguido a sugestão de deixar ao final da nossa 'conversa de bar' a lista apenas com as escolhas de cada um. De resto, estamos tentando controlar nossa prolixidade para fazer algo de que vocês também possam participar, em vez de um post em que ninguém de fora do grupo consegue entender patavinas.

Eu culpo a Ísis pela prolixidade XD. A gente até tenta enrolar menos, mas ela se empolga e deixa todo mundo empolgado junto e aí dá rolo, tá vendo? Mas, enfim, vamos tentar ser mais compreensíveis.

Em 2015 continuaremos também com o nosso próprio desafio literário, o Desafio Corujesco. Qualquer um pode participar se quiser; a lista de temas já está no ar desde o mês passado. O divertido do Desafio, claro, é não apenas ler um livro dentro de cada tema, mas também responder aos 'bônus' em cada um... e depois me mandar o link para eu ver o que vocês andam aprontando ;)


Falando em aprontar, em empolgação e na Ísis... Temos novas histórias vindo por aí!

Bem, primeiro, para 2015 nós continuaremos com o projeto Quem Conta um Conto - nossa próxima rodada de histórias deve vir em março. Mas além dos contos trimestrais inspirados num desenho da Dani, também teremos a estréia de uma nova história escrita a quatro mãos.

Heróis de Papel tem sido a minha menina dos olhos nos últimos meses... Estamos escrevendo eu e a Ísis desde agosto, quando nos encontramos em Fortaleza e também no Recife. Estamos bem ansiosas para ver o que vocês vão achar do nosso bebê, mas não posso entrar em muitos outros detalhes sobre o assunto até chegarmos mais perto da nossa data de publicação.


Para terminar nossa longa lista de novidades, observações e idéias malucas... Já temos tema para o próximo especial do Coruja e, se tudo o mais der certo, a Encyclopaedia vai ser expandida não apenas uma, mas duas vezes por ano. Isso porque escrever os especiais que vão ao ar no blog são algo um pouco mais complicado, que depende de muita pesquisa antes de poder ir ao ar. Mas estamos nos planejando e organizando e a previsão é termos dois especiais grandes no ano que vem para o vosso deleite!


Então... é isso. Esperamos que vocês gostem das novidades que estão por vir aí, aprovem as mudanças que vamos fazer e, claro, COMENTEM porque comentários são absolutamente necessários para nossa sobrevivência... e também para sabermos se estamos fazendo tudo certinho...

Agora, sem mais delongas - eu sei que vocês estão esperando por isso desde o começo do post... - vamos ao sorteio do vale-presente para quem participou da nossa pesquisa!

Rufem os tambores!!!


O número 1 é cabeçalho, de forma que contamos a partir do número 2... Sorteio feito, saiu o número 5 que é... Ei, olá, Rodrigo, seu sortudo! Estou indo mandar email para ti agora!

A Coruja


____________________________________

 

4 comentários:

  1. Rodrigo! Damn! Sortudo! :/

    Adorei todas as novidades e principalmente as colunas do Bode e os banners com ele... :) Acho que vou participar do Desafio Corujesco... De repente até crio um blog tosquinho para resenhar... Saudade de respirar esse ar. ;)

    Smacks pro quarteto!

    ResponderExcluir
  2. Uhuuul! Então nem todos os sorteios são manipulados, afinal! haha!

    Obrigado, Coruja! Tentarei usar com sabedoria nessa Natal.

    Lulu, queria saber uma coisa. Pelas minhas leituras do blog, notei que és mediadora (em especial) de debates relacionados à obra de Jane Austen, certo? Mas tem alguns debates com temáticas divergentes, menos específicamente relacionadas àquela autora em especial...queria saber mais sobre eles. Se ocorrem regularmente, onde tomam lugar, se há alguma propaganda sobre eles e tudo o mais.

    Abraço em todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, eu deveria divulgar mais o clube do livro aqui também, né? ...

      Sim, sou mediadora do Clube de Livro de Bolso, que se reúne a cada dois ou três meses para debater algum título clássico. De princípio, começamos debatendo a Austen, mas viemos ampliando nossos horizontes. O próximo encontro agora em dezembro será para falar de "A Importância de ser Prudente" de Oscar Wilde; ano que vem está na agenda para discutirmos Jane Eyre, 20.000 Léguas Submarinas, Contato, Frankenstein e Emma.

      Todo mundo é bem-vindo a participar. A divulgação é feita através do grupo no facebook e também pelo site de eventos da Saraiva.

      Excluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog