25 de março de 2014

Livros para Assistir: Drácula, de Bram Stoker


Prestes a se tornar sócio na firma aonde trabalha, Jonanthan Harker tem como seu mais recente trabalho, supervisionar a vinda para Londres de um nobre, que vive na misteriosa Transilvânia, deixando em Londres sua noiva, Wilhelmina Murray. Na Transilvânia, ao chegar no castelo do nobre, Harker logo suspeita de seu anfitrião, e seus hábitos peculiares. Mal sabe ele, que agora é hóspede de Conte Drácula.


Uma das adaptações mais famosas desta obra foi lançada em 1992, dirigido por ninguém menos que Francis Ford Coppola! Contando com um elenco de estrelas, este filme foi meu primeiro contato com a história de Drácula, quando eu tinha meus 8-9 anos. Nos papéis principais, o filme conta com Keanu Reeves no papel de Jonathan Harker, Anthony Hopkins como Abraham Van Helsing e Gary Oldman como Conde Drácula. E o resultado é tão espetacular quanto essa combinação de nomes sugere.


Eu adoro praticamente tudo neste filme. Fotografia, cenários, maquiagem, figurino... Uma curiosidade interessante sobre a produção, é que Coppola se recusou em absoluto a utilizar recursos modernos de imagens geradas por computador e efeitos similares. Tudo que se vê no filme é realmente o que foi filmado, com o uso de truques de câmera, perspectiva forçada e projeções em planos diferenciados. Vendo como alguns efeitos daquela época parecem... estranhos... hoje em dia, achei esta decisão extremamente acertada, dando uma longevidade enorme ao filme. Revi o filme há pouco tempo, e ele continua fantástico.


Um sucesso entre a crítica e os fãs, o filme de Coppola levou 3 dos 4 Oscars a que foi indicado. O melhor deste filme, é que percebemos o esmero que a produção teve e a dedicação ao livro original, ao qual se manteve bastante fiel, dentro do possível. Em certas cenas é impossível não se empolgar com que se vê, mas acho que sou suspeito para falar...

Espero que gostem, e até o mês que vem, com mais Livros para Assistir!

O Bode


____________________________________

 

3 comentários:

  1. Agora falta a resenha do Drácula, Morto mas Feliz!! XDD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ideias, ideias e mais ideias... xD

      Excluir
    2. Eu adoooooro esse filme. Acho a versão do Coppola do passado do Conde, em especial, melhor que as explicações do livro.

      Excluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog