31 de agosto de 2013

A Vertigem das Listas: Oito Mulheres Sem Noção


Ísis: Estamos de volta com mais um Vertigem... e esse mês vai ser engraçado, porque precisaremos decidir Oito Mulheres Sem Noção!

Se não fosse pelo fato de que temos de nos ater a obras, tenho certeza de que patas estariam sendo apontadas nesse zoológico. XD


Lulu: Sem maiores comentários, meritíssimo.

Dé: *Risca as duas primeiras escolhas da lista.*

Dani: Espero não estar incluída nelas.

Dé: Não, filhinha, VOCÊ não está...

Lulu: Em boca fechada não entra mosca, larilará... (lembra de O Rei Leão)


____________________________________

 
29 de agosto de 2013

Livros para Assistir - O Guia do Mochileiro das Galáxias


Arthur Dent é um típico britânico, morando em uma típica cidade britânica e com típicos problemas de um típico britânico morando em uma típica cidade britânica. Ok, talvez ter a prefeitura querendo demolir sua casa não deve ser uma coisa tão normal assim... mas descobrir que seu melhor amigo é um alienígena e que a Terra está para ser demolida é menos normal ainda. E é assim que começam as desventuras de Arthur através do universo...


____________________________________

 
27 de agosto de 2013

Clube do Livro (Agosto): A Luneta Âmbar

- O que pensei foi que se você... talvez apenas uma vez por ano... se pudéssemos vir aqui ao mesmo tempo, para passar uma hora ou coisa assim, então poderíamos fazer de conta que estávamos juntos de novo... porque estaríamos juntos, se você sentasse aqui e eu sentasse bem aqui no meu mundo...

– Isso – disse ele – enquanto eu viver, sempre voltarei aqui. Não importa onde eu esteja no mundo, voltarei aqui.

– No dia do Solstício de Verão – completou ela. – Ao meio-dia. Enquanto eu viver. Enquanto eu viver...
E com esse épico terceiro volume, chegamos ao final da série Fronteiras do Universo, que estivemos lendo ao longo dos últimos três meses no Clube do Livro, com reações a emoções variadas – porque Pullman é daqueles autores que gosta de torturar os pobres mortais que se dispõem a ler seus livros.


____________________________________

 
24 de agosto de 2013

Para ler: Confissões de um Jovem Romancista


Nesse sentido, devemos supor que algumas personagens de ficção adquirem um tipo de existência independente de suas partituras originais. Quantas pessoas que conhecem o destino de Anna Karienina leram o livro de Tolstói? E quantas ouviram falar dela, em vez disso, por meio de filmes e seriados de TV? Não sei a resposta exata, mas posso dizer com segurança que muitos personagens de ficção "vivem" fora da partitura que lhes deu existência, e se mudam para uma zona do universo que achamos muito difícil delimitar. Alguns até mesmo migram de texto pra texto, porque a imaginação coletiva, ao longo dos séculos, fez um investimento emocional neles, e os transformou em indivíduos "flutuantes".

Se está dando tudo certo em minha viagem (lembrando que deixei todas as postagens desse mês programadas enquanto bato perna pelo mundo...), enquanto vocês lêem essas linhas, estou em Florença, na Itália. Assim, nada mais justo que falar do meu amado e idolatrado Eco – já que segui mais ou menos o tema dos países por onde passava para escolher que livros resenhar esse mês.


____________________________________

 
22 de agosto de 2013

Projeto Baudelaire: O Espetáculo Carnívoro

Caro Leitor,

O adjetivo "carnívoro", que aparece no título deste livro, significa "comedor de carne", e isso já é suficiente para você interromper a leitura desde já. Este volume carnívoro contém uma história tão perturbadora que irá revirar o seu estômago muito mais do que a mais desbalanceada das refeições.

Para evitar causar desconforto em você, seria melhor eu não mencionar nenhum dos enervantes ingredientes desta história, especialmente um mapa confuso, uma pessoa ambidestra, uma multidão indócil, uma prancha de madeira e Chabo, o Bebê-Lobo.

Infelizmente para mim, todo o meu tempo está preenchido por pesquisas e registro das vidas desagradáveis e desencantadas dos órfãos Baudelaire. Já o seu tempo poderia ser mais bem aproveitado com alguma coisa mais palatável, por exemplo comer legumes ou alimentar outra pessoa com eles.

Respeitosamente,
Lemony Snicket
Chegamos ao nono volume das Desventuras em Série - mais perto do que longe do fim, mas as coisas não parecem que vão melhorar em algum futuro próximo... e a essas alturas da história, o leitor talvez até se pergunte “eu sou masoquista? Porque só sendo masoquista para gostar tanto de sofrer...”


____________________________________

 
20 de agosto de 2013

Para ler: No Mundo dos Livros

O manuseio de um livro convencional não só estabelece o ritmo de aquisição de conhecimentos pelo autor, como chega a constituir um prazer físico.
Sabe aqueles livros que você tem a impressão de estar sentado num alpendre, conversando com o autor tomando um café com bolinhos ou, melhor ainda, um pão de queijo da hora? Essa foi a sensação que No Mundo dos Livros me deu, comendo pão de queijo, cheirando café da hora e balançando-se numa cadeira de balanço daquelas de madeira antiga, como as que minha avó tinha antigamente, trocando notas sobre nossos livros favoritos.


____________________________________

 
17 de agosto de 2013

Para ler: A Comédia Trágica ou a Tragédia Cômica de Mr. Punch

Também tenho minhas fotografias mentais deles {dos parentes}: momentos congelados do passado, nos quais os mortos são captados em minúsculos laços de movimento.
Para ficar no tema de costumes ingleses e fantoches em histórias bastante sanguinárias – ainda que ontem eu tenha deixado Londres para trás e chegado a Paris – um pouco mais de Mr. Punch para vocês, dessa vez na versão de Mr. Gaiman.


____________________________________

 
15 de agosto de 2013

Para ler: Enigmas de Londres - Espíritos do Tâmisa

– Então magia é real – eu disse. – O que faz de você um... o quê?

– Um mago.

– Como Harry Potter?

Nightingale suspirou.

– Não, não como Harry Potter.

– Em qual sentido?

– Eu não sou um personagem de ficção – disse Nightingale.
Esse é outro daqueles títulos que uma vez que você começa, não consegue largar mais – e por isso eu aconselho a não começá-lo pelo final da tarde ou à noite, a não ser que esteja disposto a virar a madrugada sem dormir, que foi exatamente o que eu fiz.


____________________________________

 
13 de agosto de 2013

Tales From The Barn - Terror Noturno

Hã? O que é isso? Quem acendeu a luz? Que sac.... Espera. Por que eu não consigo me mexer? Não consigo nem abrir os olhos! O que tá acontecendo?!

E que barulho é esse no fundo? Não consigo identificar o que é. Espera um pouco... Prestando atenção melhor, parece ser mais de uma fonte. E parece que são em intervalos. Pergunta e resposta? Não sei exatamente o que, mas já sei o que é o barulho: conversa.


Arquivado em

____________________________________

 
10 de agosto de 2013

Coruja Gourmet - Bode Edition: Salmão


Olá, leitores do Coruja! Como estão todos? Com fome? Espero que sim!
Eu não sei quanto a vocês, mas eu adoro peixe. Não apenas como material de estudo, mas também na panela! Quando eu compro peixe, normalmente compro a tilápia mesmo, por que é mais barata e também é gostosa...


Arquivado em

____________________________________

 
8 de agosto de 2013

Para ler: Memórias Desmortas de Brás Cubas

– Caro amigo, devo lhe informar que eu devorei o seu cérebro. Sinto dizer, mas foi coisa do momento. Instinto, talvez. Aliás, você não devia ter me acordado daquele jeito. Por quê…?

Prudêncio fez esforço para articular a palavra, mas depois de algumas tentativas eu entendi: ele tentava dizer emplasto. Tive quase certeza. Mas poderia muito bem ser Jamaica. Depois de mortos, eles precisam de algumas sessões no fonoaudiólogo, fica meio difícil de compreender o que querem expressar. Mas era emplasto, decerto. Foi quando tudo se encaixou.

Ele estava atrás do meu emplasto. Da minha glória, o meu legado, a minha essência. Culpa minha ter mencionado a minha criação em frente àquela corja de interesseiros aglomerada junto ao meu leito. Passei-lhe um belo sermão, e Prudêncio, envergonhado, permaneceu o tempo todo cabisbaixo, choramingando. Ao fim, claramente arrependido, perguntou-me:

– Miiiioooolos?

– Decerto, velho amigo. Decerto.
Um ano atrás eu estava no aeroporto em Lisboa, esperando o vôo para Paris (metida, eu? Imagina...), fazendo de conta que não tinha ninguém me olhando estranho depois de ver de relance a capa do livro com que eu estava abraçada.

Eram as Memórias Desmortas de Brás Cubas e não tenho bem certeza, mas acho que o ‘gajo’ sentado ao meu lado achou que eu era algum tipo de sociopata ou coisa do tipo pela combinação de escolha de leitura e risadas. Ou então que a qualquer momento eu me levantaria babando e dizendo ‘miolos...’


____________________________________

 
6 de agosto de 2013

Desafio Literário 2013: Agosto - Vingança || Rei Rato

Tudo isso ficava a um milhão de quilômetros de distância do mundo cafona dos truques de mágica. Sua vida era serva de outro encantamento, um poder que tinha se esgueirado para dentro de sua cela na delegacia e o possuído, uma magia suja, crua, um encanto que fedia a mijo. Aquilo era vodu urbano, sustentado pelos sacrifícios dos atropelamentos, dos gatos e pessoas morrendo na pista, um I Ching de comes e bebes derramados e roubados, uma Cabala de sinais de trânsito.
Estou indecisa sobre minha opinião sobre esse livro, porque ele é algo bem diferente do que costumo ler. É fantasia, mas uma fantasia urbana que soa com as batidas da percussão de baladas eletrônicas; uma história suja de mentiras, traições, ratos e lixo, muitas vezes claustrofóbica, fétida, presa em esgotos e vãos de parede.


____________________________________

 
5 de agosto de 2013

Lista de Desejos

Lulu: Ok, então... todo ano eu faço uma lista de presentes de aniversário que gostaria de ganhar, postando ela por aqui exatamente um mês antes da data. Isso porque meus amigos todos vivem reclamando dizendo que eu tenho todos os livros do mundo (é mentira) e eles não sabem qual livro me dar que eu goste e já não tenha, o que é ridículo.

O caso é que quando estava fazendo minha lista desse ano, lembrei do pequeno detalhe de que todos os membros do nosso zoológico fazem aniversário no segundo semestre e eles não facilitam tanto a minha vida para escolher presentes para eles quanto eu facilito a vida deles.


Dani: Facilito sim! É só trazer qualquer obra contrabandeada de sua próxima viagem que fico imensamente feliz!

Lulu: Pois é, pra Dani não tem problema, é só sair do Louvre com a Vênus debaixo do braço que ela fica satisfeita.


____________________________________

 
3 de agosto de 2013

Gazeta de Longbourn Apresenta: For You Alone

I can listen no longer in silence. I must speak to you by such means as are within my reach. You pierce my soul. I am half agony, half hope.
Esse é o segundo livro da Susan Kaye contando a história de Persuasão pelo ponto de vista do capitão Frederick Wentworth. Quando terminei o primeiro volume, imediatamente emendei com esse e entre um e outro, devo ter passado umas oito horas direto sem parar de ler, quase virando uma noite para conseguir chegar ao final da narrativa.


____________________________________

 
1 de agosto de 2013

Para ler: Instruções

Toque o portão de madeira na parede que você nunca viu antes.
Diga “por favor” antes de você abrir o trinco,
atravesse,
desça o caminho.
Um diabrete de metal vermelho se pendura da porta da frente
pintada de verde,
como uma aldrava,
não toque nele; ele morderá seus dedos.
Ande pela casa. Não pegue nada. Não coma nada.
No entanto, se alguma criatura dizer-lhe que têm fome,
alimente-a.
Se ela dizer que está suja,
limpe-a.
Se ela chorar dizendo-lhe que dói,
se você puder,
alivie sua dor.
Esse livro é, originalmente, um poema dentro das coletâneas de contos do Gaiman – eu o li pela primeira vez, se bem me lembro, em M is for Magic e desde aquela primeira leitura, me apaixonei perdidamente por ele.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog