31 de maio de 2013

The Great (Owl) Game: Resultado

Ok, era para eu ter vindo fazer isso ontem, mas meu feriado foi furado não apenas porque tive de trabalhar remotamente, como lidar com uma crise de alergia ou início de gripe (ainda não está completamente claro...) e passei boa parte da tarde em coma induzido por anti-histamínico.

Mas, hei, hoje é sexta-feira, último dia do mês da semana, começando a contagem regressiva para o recesso de são joão... E ainda estou ligeiramente dopada, então não liguem para meu discurso ligeiramente fora do ar e vamos ao que realmente interessa!

O resultado do nosso jogo de aniversário!


____________________________________

 
30 de maio de 2013

Livros para Assistir: Coraline


Os Jones estão escrevendo um novo livro sobre jardinagem e, em busca de tranquilidade, mudam-se para Pink Palace Apartments, uma antiga mansão que foi dividida em vários apartamentos. A filha do casal, Coraline, é uma garota enérgica, curiosa e negligenciada pelos pais... uma combinação que a leva a explorar tudo o que pode da nova casa. Após encontrar um antigo poço abandonado e visitar todos os vizinhos, Coraline acaba esbarrando em uma pequena porta, trancada. Claro que ela vai pertubar a mãe para que esta destranque a porta, apenas para descobrir que emparedaram a tal porta... ao menos até ela se tornar um túnel para Outro Mundo...


____________________________________

 
28 de maio de 2013

Clube do Livro (Maio): Sangue Quente

— Jesus - diz Julie enquanto estou parado pensando -, você sabe mesmo como planejar um bom jantar de primeiro encontro. - Ela abre algumas caixas de pão mofado e cheira. - Você nunca fez isto antes, né? Quero dizer, levar um humano vivo pra casa?

Faço que não com a cabeça quase que me desculpando, mas fico abalado pelo uso da palavra "humano". Nunca gostei daquela diferenciação. Ela é Viva e eu sou Morto, mas gosto de pensar que ambos somos humanos. Pode me chamar de idealista se quiser.
Tema do mês no Clube do Livro agora em maio é algo que está na moda: zumbis. E quem venceu, de lavada, foi Sangue Quente - o que me deixou um pouco surpresa, porque temos entre nossas hostes alguns fãs hardcore das criaturas comedoras de cérebros e por isso eu estava esperando The Walking Dead ou algo do Max Brooks.

Mas tudo bem, não tem problema, o ‘R’ também vale para a categoria. ;)


____________________________________

 
25 de maio de 2013

A Vertigem das Listas: Cinco Mães Corujas


Lulu: Oláaaaaaaaa, pessoas! Mais um final de mês, mais um Vertigem das Listas e dessa feita sou eu que estou começando (não diga... Dé: Tu jura? Nem tinha percebido...) com um tema que tem, obviamente, tudo a ver com o mês de maio: Cinco Mães Corujas

E não, ainda que eu tenha adotado a Dani como filhote (esse é um ninho bizarro, em que corujas adotam gatos e os levam para seus ninhos...), eu não sou uma candidata para a categoria desse mês.

Dé: *Começa a procurar outras opções*

Dani: Aahh... Não é justo. Nem posso falar da minha mamãe coruja então.


____________________________________

 
23 de maio de 2013

Projeto Baudelaire: O Elevador Ersatz

Caro Leitor,

Se você acaba de pegar este livro para ler, então não é tarde demais para colocá-lo de volta na estante. Como os livros anteriores dessas DESVENTURAS EM SÉRIE, não há nada para se encontrar nestas páginas a não ser desgraças, desespero e mal-estar, e você ainda está em tempo de escolher alguma outra coisa.

Nos capítulos desta história, Violet, Klaus e Sunny Baudelaire encontram uma escadaria escura, um arenque vermelho, alguns amigos em situação desesperada, três iniciais misteriosas, um mentiroso com um plano sinistro, uma passagem secreta e refrigerante de salsa.

Jurei pôr no papel essas histórias dos órfãos Baudelaire para que o grande público venha a saber de cada uma das coisas terríveis que aconteceram com eles, mas se em vez disto você decidir ler alguma outra coisa, irá poupar-se de uma montanha de horrores e desgostos.

Respeitosamente,
Lemony Snicket
No livro sexto das Desventuras em Série, os irmãos Baudelaire são mandados para viver com Jerome e Esmé Squalor, seus tios em... algum grau, numa grande cobertura nas vizinhanças da Besta (o número do prédio é 667...), na cidade em que os órfãos moravam originalmente – que nunca é mencionada pelo nome, mas isso não vem agora ao caso.


____________________________________

 
21 de maio de 2013

Era uma Vez... – Parte IV: E Viveram Felizes Para Sempre

Há maior significado profundo nos contos de fadas que me contaram na infância do que na verdade que a vida ensina.

- Johann Christoph Friederich v. Schiller -
E eis que chegamos à última parte do especial de aniversário... (Ísis: Aleluia, irmãos!) Não tenho muita certeza se me fiz bem entender ao longo dessa caminhada (Ísis: Hããããã...) – quando comecei a escrever, eu tinha uma idéia de falar dos autores – Perrault, os Grimm, Andersen, avançando para fabulistas modernos como Gaiman e Miéville -, uma vez que já tinha tratado um pouco das versões menos conhecidas desse tipo de história quando escrevi o ensaio sobre Creepy Fairytales. Mas enquanto ia pesquisando e desvelando esse ‘mundo encantado’, acabei percebendo que em vez de uma coletânea de autores, mais valia trabalhar em cima dos conceitos e teorias histórico-literárias muito pouco conhecidas do grande público. (Ísis: Ô! Dé: 1)

E claro que tudo isso não passa de mera desculpa para que eu possa ficar divagando feito uma maluca (Ísis: Ô! Dé: 2) e enfiando o nariz em livros obscuros que de outra forma eu nunca teria desenterrado...

Dé: E ficar feliz feito pinto no lixo, né? =P

Lulu: Bem, faz parte...


____________________________________

 
20 de maio de 2013

The Great (Owl) Game - Segundo Round

A falta de tempo tem sido algo completamente bizarro por aqui... Dani me mandou e-mail para mim semana passada perguntando se eu não queria presenteá-la com um pouco mais de tempo; hoje o Dé estava atrás de aulas para multiplicar tempo e eu, enquanto isso, tô vivendo no samba do crioulo doido enquanto tento equilibrar trabalho, estudo e leitura (porque vida pessoal ou social eu já dispensei...).

Por conta disso, até nossa gincana de aniversário está meio atrasada...


____________________________________

 
18 de maio de 2013

Era uma Vez... – Parte III: Dama Neurótica, Alfaiate Nervoso


Até hoje não acreditava em magia. Agora sei que existe. Sendo assim, acho que os velhos contos de fadas são todos mais ou menos verdadeiros.

- C. S. Lewis -

Já faz algum tempo que li A Psicanálise dos Contos de Fadas, de Bruno Bettelheim, e o que mais me lembro da experiência foi que fiquei aterrorizada com o que se passa na cabeça das crianças – ao menos do ponto de vista do autor... Entre desejo pelo pai ou pela mãe cumulado com assassinato da outra parte para poder ficar com o parente que mais ama, Bettelheim identifica nos contos de fadas todos os tipos de pulsões (não tão) infantis desses seres diminutos que estão aí por toda parte.

Ísis: Eu me lembro dessa época. Você me comentou sobre isso e resolveu me traumatizar também... Se eu não lesse YAOIs, seria uma pessoa totalmente diferente... mais depressiva... Afinal, é de contos de fadas que se fazem muitos sonhos infantis.

Lulu: Eu não me responsabilizo por qualquer tipo de trauma decorrente disso... afinal, não fui eu quem inventei a teoria, apenas passei a história para frente.


____________________________________

 
16 de maio de 2013

Era uma Vez... – Parte II: Num Reino Tão, Tão Distante...


Contos de fadas não fazem as crianças acreditarem que mostros existem. As crianças já sabem que eles existem. Contos de fadas fazem as crianças acreditarem que monstros podem ser mortos.

- G. K. Chesterton -

É curioso: enquanto lia os teóricos dos contos de fadas, encontrei muitas opiniões conflitantes... há quem fale que todas as histórias sobrenaturais ou folclóricas são contos de fadas. Há quem jure que folclore não tem nada a ver com contos de fadas. E há quem diga que histórias passadas no mundo das fadas não são contos de fadas – o que me parece uma afirmação muito complicada.

Seja como for, nessa segunda parte de nosso ensaio, vamos tratar um pouco deste mundo encantado – Faërie, o Belo Reino (Dé: Nevernever!), para muito além do limiar de nosso próprio mundo.


____________________________________

 
14 de maio de 2013

180º - Lixo

Oi! Hello! Konnichiwa!

Bem, já me entenderam, e eu espero que não me matem, porque, se mês passado o tema foi estudos, e eu já achava que iriam querer me esfolar, esse mês é pior.

Em maio de 2013, o tema dos 180º é LIXO.


____________________________________

 
11 de maio de 2013

Coruja Gourmet - Bode Edition: Onion Rings


Olá, leitores do Coruja! Primeiro, peço desculpas pela demora no post de hoje, mas minha casa tem estado uma zona esses dias, devido à uma reforma. Entre isso e minhas obrigações do dia-a-dia, já tem quase um mês que nem chego perto de um fogão, dá pra acreditar?

Mas não importa, por que posso tardar, mas não falho! Assim sendo, trago a receita de hoje, para servir de tira-gostos para a comemoração do dias das mães! O que? Não vão beber no dia das mães? Na minha família sempre rola pelo menos uma cervejinha nas festas conjuntas... nem que seja trazida por mim. =P


Arquivado em

____________________________________

 
9 de maio de 2013

Era uma Vez... – Parte I: (In)definições


Contos de fada são mais do que a verdade. Não porque eles nos dizem que dragões existem, mas porque eles nos dizem que dragões podem ser derrotados.

- Neil Gaiman -

Antes de mais nada, gostaria de começar observando que não tenho formação em letras e não sou uma especialista em folclore, história, antropologia ou psicanálise. Sou uma leitora e como tal vivo cruzando informações e caçando chifre em cabeça não é nem de cavalo, mas de hipogrifo mesmo. Assim, peço desculpas antecipadamente por qualquer barbaridade que eu possa dizer aqui – esse especial é fruto de um bocado de pesquisa, sim, mas também de muitas das minhas impressões, teorias e sentimentos sobre o tema.

Dé: Até parece, aposto que tu tá pesquisando sobre o tema feito uma louca, justamente pra não ter dessas...

Lulu: Considerando que foi justamente toda essa pesquisa que me deixou confusa...


____________________________________

 
7 de maio de 2013

Desafio Literário 2013: Maio - Livros citados em Filmes

Vida e morte são como amantes na unidade do êxtase - dois em um - como mãos postas, uma contra a outra, são o princípio e o fim.
O tema do Desafio Literário 2013 desse ano foi um pouco complicado pra mim, porque, de cara, eu não conseguia me lembrar de nenhum livro que algum personagem de algum filme aparecesse lendo em cena que eu ainda não tivesse lido.


____________________________________

 
5 de maio de 2013

The Great (Owl) Game - Primeiro Round

Ano passado, no aniversário do Coruja, diverti-me imensamente com o jogo de perguntas e respostas que fizemos para comemorar a data. Na verdade, foi tão divertido, que decidi fazer do Grande Jogo da Coruja (Corujal? Corujesco?) uma tradição.

Assim sendo, cá estamos nós de novo!


____________________________________

 
4 de maio de 2013

04 Anos de Coruja!

Lulu: Eu vou contar essa história pela milésima vez... mas é necessário fazê-lo, porque dessa feita, a outra pessoa que estava comigo naquele dia e que segurou metaforicamente (Ísis: Na hora não pareceu tão metafórico...) minha mão enquanto eu surtava com o acúmulo de idéias que surgiam vai participar do relato e dar suas próprias impressões...

O ano era 2009. Eu estava no meio de uma aula de Filosofia do Direito, tentando desesperadamente não adormecer com a voz soporífera do meu professor e suas pausas cada vez mais prolongadas para olhar para a parede ao fundo da sala. Aparentemente, de quando em quando, ele precisava parar no meio de uma explicação e buscar por algo que só ele era capaz de enxergar naquela parede.


Dé: Fico feliz em saber que não sou o único a dormir (ou quase) em aulas de filosofia...

Dani: É só porque eu fico desenhando. Senão meu caderno também seria cheio de baba.^^


____________________________________

 
2 de maio de 2013

Projeto Pratchett: The Folklore of Discworld

Needless to say, they refused to submit to the Empire, conducting such a persistent guerrilla war that the Romans gave up hope of conquering Scotland, and the Wee Free Men remained both wee and free.
Alguém mais percebeu que estou tentando adiar ao máximo o dia de ler o último livro da série Discworld que ainda não li? Estou protelando e protelando e protelando, torcendo para que antes de pegar em I Shall Wear Midnight já haja o próximo para pelo menos encomendar, mas o fato é que enquanto isso não acontece, vou me virando como posso nas outras obras do Pratchett.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog