28 de fevereiro de 2013

Livros para Assistir: O Castelo Animado


Era uma vez, uma mulher chamada Sophie Hatter. A mais velha de 3 irmãs, ela cuidava da chapelaria da família, e também das irmãs mais novas, Lettie e Martha. Embora faça chapéus lindos e populares, Sophie tem a convicção de está fadada a viver uma vida chata e sem surpresas, enquanto as irmãs irão se casar com homens lindos e ricos e serão felizes para sempre.

Eis que a loja é visitada pela Bruxa das Terras Desoladas...


____________________________________

 
26 de fevereiro de 2013

Clube do Livro (Fevereiro): Mrs. Dalloway

Como somos uma espécie condenada, prisioneira num barco, como tudo é uma farsa de mau gosto, desempenhemos, afinal de contas, nosso papel; mitiguemos as penas dos nossos companheiros de prisão. Decoremos o calabouço com flores e almofadas; sejamos o mais corretos possível.
Virginia Woolf é uma escritora curiosa... eu gosto muito dos livros de ensaio dela; são sempre muito inteligentes, muito claros, com discussões muito pertinentes. Ao mesmo tempo, ela escreve romances muito densos, com aquela característica do fluxo constante de consciência que, para quem pega pela primeira vez, pode se tornar confuso. Ela é densa, e tira de situações e cenas completamente cotidianas um clima que às vezes parece sufocante. E se você não prestar atenção, nem vai perceber que existe um plot correndo, uma história e não apenas uma sucessão de fatos que parecem não ter conexão direta.


____________________________________

 
25 de fevereiro de 2013

Quem Conta um Conto (Fevereiro) || Comentários

Lulu: Bem, como ficou acordado ao começarmos o projeto do Quem Conta um Conto, além de escrever uma história, faríamos também uma sessão de comentários sobre o processo de escrita e detalhes das histórias e eis, portanto, que chegamos aqui...

Dé: É, vamos ver no que vai dar. Particularmente, não acho que a minha história vai ser muito interessante. =P

Dani: Pelo que li, muito engana-se, meu caro... E antes de falar qualquer coisa, quero deixar bem claro que amei, AMEI as histórias de todos os 3!!!! (TODOS OS 3!!!!). É sério mesmo, quando lancei essa ideia, eu jurava que iria ficar dividida entre um ou outro conto, mas parece que nós 4 falamos realmente a mesma língua, porque me encantei com cada conto igualmente (ou diferentemente, depende de como se olha).

Lulu: Isso é bom, muito bom, Dani! Ficamos felizes certamente que você tenha gostado!

Ísis: Dé, eu também gostei da sua, mas fiquei com uma vontade ENORME de bater na protagonista... Isso, e não sabia que podíamos usar cores no texto...

Dani: Eu disse que vocês podiam escrever o conto do jeito que bem entendessem...


____________________________________

 
23 de fevereiro de 2013

A Vertigem das Listas: Duas Palavras Favoritas


Lulu: Segundo vertigem do ano, fui eu que dei o tema e acabei de última hora mudando minha idéia inicial para outra que estava me deixando mais curiosa e que talvez coubesse melhor no número de fevereiro...

Assim é que agora vamos tratar de nossas Duas Palavras Favoritas, tema inspirado na famosa canção de Mary Poppins, Supercalifragilisticexpialidocious.


Ísis: Que, de trás pra frente, é...

Lulu: “Of course you can say it backwards, which is Suoicodilaipxecitsiligarfilacrepus”…

Ísis: Um dia eu fui capaz de dizer isso…

Dani: Eu ainda não consigo...

Dé: O que leva à pergunta: Quê?!


____________________________________

 
21 de fevereiro de 2013

Projeto Baudelaire: O Lago das Sanguessugas

Caro Leitor,

Se você ainda não leu nada sobre os órfãos Baudelaire, é preciso que antes mesmo de começar a primeira frase deste livro fique sabendo o seguinte: Violet, Klaus e Sunny são legais e superinteligentes, mas a vida deles, lamento dizer, está repleta de má sorte e infelicidade. Todas as histórias sobre essas três crianças são uma tristeza e uma verdadeira desgraça, e a que você tem nas mãos talvez seja a pior de todas.

Se você não tem estômago para engolir uma história que inclui um furacão, uma invenção para sinalizar pedidos de socorro, sanguessugas famintas, caldo frio de pepinos, um horrendo vilão e uma boneca chamada Perfeita Fortuna, é provável que se desespere ao ler este livro.

Continuarei a registrar essas histórias trágicas, pois é o que sei fazer. Cabe a você, no entanto, decidir se verdadeiramente será capaz de suportar esta história de horrores.

Respeitosamente,
Lemony Snicket.

Neste terceiro título da série, os irmãos Baudelaire – Violet, Klaus e Sunny – são mandados para viver com a tia Josephine em sua isolada casa à beira de um precipício prestes a despencar no Lago Lacrimoso, conhecido por suas sanguessugas mais que famintas.


____________________________________

 
19 de fevereiro de 2013

Para ler: Livraria Limítrofe

Você está convidado a conhecer a livraria mais imprevisível, fabulosa e excêntrica da qual já se teve conhecimento. Aqui, tempo e espaço são plenamente maleáveis, onde o único limite é a capacidade de se criar mundos a partir de palavras impressas. Quem sabe um dia não tenha a sorte de ver diante de si uma porta sobre a qual se enxergam os dizeres "Livraria Limítrofe"?
Uma das minhas fontes de recomendação de leituras é a Angélica, que volta e meia está me repassando livros – foi através dela que conheci, por exemplo, o excelente Cira e o Velho e é também com ela que costumo compartilhar amor por Sherlock Holmes...

Enfim, foi por ouvi-la falar desse livro mais de uma vez que acabei por ir atrás dele.


____________________________________

 
18 de fevereiro de 2013

Quem Conta um Conto (Fevereiro): O Conto da Ísis || A matadora


A matadora

Há alguns anos, eu herdei de meu pai essa fazenda. Não é muito grande, e já não há muito trabalho a se fazer nela, pois, há alguns anos, este lugar tornou-se um deserto.

Quando eu era pequena, havia ainda alguns resquícios de mata, e ainda era possível ver alguns animais aqui e acolá. Todavia, mesmo naquela época, papai já sabia que o fim estava chegando... E, sentando-me em seu colo, inúmeras vezes ele me contou histórias do passado, do enorme verde, e do triste destino que nos espera.


____________________________________

 
16 de fevereiro de 2013

Para ler: Azar do Personagem

São 14 contos cheios de humor, ironia e tentativas de brincar com a linguagem. O autor, percebendo que é deus de seus personagens, resolveu assumir de vez esse papel e não poupar nenhum deles, nem a si mesmo. Para isso, joga com o destino de escritores, peças de xadrez, casais, críticos, psicólogos e também se diverte com palavras, letras e sinais gráficos nem tão usuais.
Não sei exatamente o que chamou minha atenção para esse livro. Creio que tenha sido uma chamada da página da Não Editora no facebook e como recentemente tinha lido deles o excelente Ficção de Polpa vol. 01, e adorado o estilo, creio que tenha sido isso que me levou a encomendar esse livro.


____________________________________

 
14 de fevereiro de 2013

Para ler: Freud e o Estranho

É muito raro pessoas comuns como John e eu conseguirem mansões antigas para alugar durante o verão.

Um solar colonial, uma herdade, eu diria até uma casa mal-assombrada, para atingirmos o máximo da felicidade romântica – mas isso seria pedir demais ao destino.

De qualquer modo, eu afirmo categoricamente que há algo estranho nela.

Caso contrário, por que seria tão barata? E por que ficaria tanto tempo sem alugar?
Esse livro primeiro me chamou a atenção por trazer no elenco de contistas analisados o E.T.A. Hoffman, de quem estou atrás dos livros há algum tempo (e afinal encontrei-os em domínio público no Project Gutenberg). Consegui-o através de troca e claro que fiquei satisfeitíssima quando ele chegou e me pus a ler.

Afinal, Hoffman pode ter sido o princípio dessa história, mas o livro me brindou com muito mais do que eu pedira.


____________________________________

 
12 de fevereiro de 2013

Quem Conta um Conto (Fevereiro): O Conto do Dé || A Jornada

A Jornada

Eis que após meses de viagem árdua, elas podiam avistar as Planícies da Desolação, um imenso campo devastado, que se estendia até onde a vista alcança. Troncos de árvores secas pontuavam a paisagem, indicando uma exuberância passada, que agora não passava de uma distante lembrança.

Chegamos, Ofélia. Finalmente chegamos! - disse a andarilha, retirando a máscara pela primeira vez em dias. Sua beleza, antes uma benção, agora lhe parecia uma maldição.


____________________________________

 
11 de fevereiro de 2013

Quem Conta um Conto (Fevereiro): O Conto da Lulu || Sob a Montanha


Sob a Montanha

A tempestade estava vindo.

Por um momento, ela se perguntou se perdera a noção do tempo; um olhar para a posição do sol, contudo, foi suficiente para que afastasse a idéia: não era ela que estava atrasada, mas os ventos que tinham chegado mais cedo.

A correia em sua mão escorregou ligeiramente quando Tidal tentou forçar perseguição aos rapis, que rapidamente se bandeavam, instinto de sobrevivência por uma vez sobrepujando a curiosidade suicida característica da espécie.

Redemoinhos de areia se formavam junto aos seus pés enquanto Lailah alternava sua atenção dos animais para as furiosas ondas de poeira que ameaçavam engolir todo o horizonte.


____________________________________

 
9 de fevereiro de 2013

Coruja Gourmet - Bode Edition: Facas



Olá, leitores do Coruja! Estamos no sábado de carnaval, e eu estou, neste momento (ou não, sei lá quando você está lendo isso...), na beira de uma churrasqueira. E o que todo churrasqueiro precisa? Na verdade, o que toda COZINHA precisa? Uma boa faca de cozinha! Sim! Hoje eu não darei uma receita, mas dicas de como manter um utensílio de primeira importância para todo cozinheiro, profissional ou ocasional (eu sou o último, caso ainda tenham dúvida).


Arquivado em

____________________________________

 
7 de fevereiro de 2013

Projeto Pratchett: O Fabuloso Maurício e seus Roedores Letrados

- É estranho – comentou Pêssegos -, mas nós não sabíamos que as sombras estavam lá, até termos a luz.
Esse livro faz parte da série de títulos infantis dentro do mundo de Discworld, no mesmo estilo dos que trazem Tiffany Aching como protagonista – sendo, salvo engano, o primeiro do gênero que Pratchett escreveu em seu mundo fantástico e surreal.


____________________________________

 
5 de fevereiro de 2013

Desafio Literário 2012: Fevereiro - Livros que nos Façam Rir || O Noivo da Princesa

Ouçam. (Adultos, por favor, pulem este parágrafo.) Não quero afirmar que este seja um livro trágico. Eu já lhes disse na primeira frase que ele é o meu favorito. Mas a partir de agora muitas coisas ruins estão para acontecer.
Vim redescobrir essa história acho que uns dois anos atrás. Eu lembrava vagamente de ter visto o filme em alguma sessão da tarde quando algum conhecido comentou, fui atrás do DVD, revi, descobri que era um livro e surtei atrás dele – até encontrá-lo lindo e maravilhoso em um sebo, só esperando por mim.


____________________________________

 
2 de fevereiro de 2013

Gazeta de Longbbourn: Celebrating Pride and Prejudice

2013 marks the 200th anniversary of the first publication of Pride and Prejudice, Jane Austen’s best-loved novel. To mark this special occasion Hazel Jones and Maggie Lane have written this beautifully illustrated 64-page book looking at the history of the work that Jane Austen called her “darling child”.

To celebrate the bicentenary of the book’s first publication in 1813, Hazel and Maggie investigate the reasons for its popularity and describe the extraordinary history, reception and afterlife of the phenomenon that is Pride and Prejudice.
Todo mundo por aqui já deve saber a essas alturas que 2013 marca o bicentenário de publicação do clássico Orgulho e Preconceito de Jane Austen. Celebrating Pride and Prejudice é uma das inúmeras iniciativas de fãs por todo o mundo para marcar a data.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog