27 de junho de 2013

Livros para Assistir - A Bússola de Ouro


Lyra Belacqua foi criada de maneira... liberal... no campus da Universidade de Jordan, sendo educada pelos professores e funcionários “quando tinham tempo”. Como resultado, a menina é um cão de danada, participando regularmente de disputas de gangues (ela é a líder, detalhe) e conhecendo a cidade como a palma da mão. Mas, sendo criança em uma história que se passa durante uma Era Vitoriana alternativa (ou que pelo menos me pareceu ser a Era Vitoriana...), no final das contas é tudo uma grande diversão. Pelo menos até que as crianças da cidade começam a desaparecer...


O livro (ou melhor dizendo: a trilogia As Fronteiras do Universo) escrito por Philip Pullman se passa em um universo semelhante ao nosso. A história é uma fantasia gaslamp (o primo mágico do steampunk) aonde as almas das pessoas são visíveis e tomam as formas de animais, os chamados dæmon, que acaba se tornando uma aventura épica através do multiverso. Até a data que eu estou escrevendo isso, ainda não terminei de ler o primeiro livro, mas acreditem: o livro é MUITO bom. Pelo menos, eu estou achando.


Em 2007, o primeiro livro foi adaptado para o cinema, contando com um elenco de peso (Nicole Kidman e Daniel Craig? Certeza que eu quis assistir!). Infelizmente, a execução não foi tão feliz assim... Houveram algumas mudanças da história, todas apoiadas pelo autor, incluindo a retirada dos três capítulos finais do livro para um suposto segundo filme. Porém, a crítica destruiu a adaptação. Devido à controvérsia envolvendo religião, o papel do Magistério foi bastante modificado, uma decisão que desagradou os fãs da série, e que não fez diferença frente ao público religioso. Tudo isso fez com que o filme fosse um fracasso de bilheterias, causando a incorporação da New Line Cinema à Warner Bros Pictures e eliminando completamente as chances de uma sequência.


Eu gostei muito do filme, visualmente falando. Os dæmons ficaram bem legais, e na maior parte realmente pareciam animais “de verdade”. As cenas de Lyra usando o item que dá nome ao filme também ficaram muito boas, dando realmente a impressão de uma coisa extraordinária. E temos também ursos polares guerreiros que usam armaduras completas, não podemos esquecer deles!


No final, o filme acaba sendo um bom filme “Sessão da Tarde”, que não vai mudar a sua vida, mas que é uma boa opção quando se quer ver alguma coisa apenas para passar o tempo.

Espero que tenham gostado, e até o mês que vem, com mais Livros para Assistir!


____________________________________

 

Um comentário:

  1. Quando a gente não compara com o livro é um filme bem legal, com um bom elenco e ótimas aventuras.

    ResponderExcluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog