15 de junho de 2013

Coruja Gourmet - Bode Edition: Cookies de Aveia (por Pra lamber os dedos)


Olá, leitores do Coruja! Antes de tudo, gostaria de pedir desculpas a todos, pois este post deveria ter ido ao ar sábado passado. O que aconteceu é que precisei fazer uma viagem de última hora, e além de não ter internet aonde eu estava hospedado, não tive condições de escrever o post.
Mas dito isto, vamos à receita de hoje, não é? Acho que já comentei em posts passados que doces não são meu forte, né? Sempre erro a mão em alguma coisa e acabo estragando a receita. Por sorte, tenho amigas que são doceiras de mão cheia! Hoje, trago a receita de mais uma amiga, a Georgia, do blog Pra Lamber os Dedos.

Conheço ela tem muitos anos e, desde que os dois entraram em dieta (ela mais do que eu, é verdade...), passamos horas e horas trocando receitas, conversando sobre comida, cozinha, ingredientes, vida saudável... Enfim, várias coisas relacionadas. Deem uma olhada no blog dela, que encontrarão várias receitas leves, sem açúcar e que são uma delícia.

Ingredientes:

- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 1 xícara de farelo de trigo
- 1 xícara de farinha de aveia (pode ser aveia em flocos finos também)
- 1 xícara de adoçante culinário (ou açúcar)
- 2 colheres de achocolatado diet
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida
- 120 ml de água

Modo de Preparo:


 Numa vasilha derreta as duas colheres de manteiga e reserve.

- Numa vasilha grande misture todos os ingredientes secos: farinha de trigo integral, farelo de trigo, farinha de aveia, achocolatado diet, adoçante culinário.

- Vá acrescentando lentamente a manteiga derretida, de modo a incorporar bem na massa. Pode ir mexendo com uma colher ou com as mãos.

- Misture a essência de baunilha e a água e vá adicionando aos poucos na massa, de modo a ir formando uma massa homogênea.

- Misture bem a massa com as mãos, como quem sova pão.

- Modele os cookies do tamanho que preferir e leve ao forno baixo para assar por cerca de 20 minutos, a depender do seu forno.


Dicas para lamber os dedos:
- Se você estiver numa dieta com restrição de carboidratos ou trigo, você pode substituir a farinha de trigo integral por Proteína Isolada de Soja/Fibra de Soja. A textura é a mesma e a receita fica mais nutritiva, já que ganha em proteínas.

- Você pode ainda fazer com farinha de trigo tradicional, se for a de que você dispõe no seu armário. Utilize as duas xícaras de farinha de trigo e arrase. O lance é ser prático e utilizar o que você tem à sua disposição.

- O farelo de trigo pode ser substituído pela fibra de trigo. Compro esses farelos e farinhas em casa de produtos naturais, mas é só ir na seção de integrais, light/diet dos supermercados que você acha em pacotinhos.

- Se você quiser, pode substituir o achocolatado diet por cacau em pó ou alfarroba em pó. Como o cacau é amargo, aconselho a colocar mais 1/2 xícara de adoçante, para que os biscoitos fiquem docinhos. Se a opção for por alfarroba, mantenha as proporções originais.

- Se você não estiver consumindo chocolate, pode deixar sem, que a receita funciona do mesmo jeito, está bem?

- Não está na receita, mas você pode ainda acrescentar 1/2 colher de sopa de canela em pó. O cheiro vai ficar maravilhoso e o gostinho na boca é perfeito.

- O adoçante pode ser substituído por açúcar. Se você for usar açúcar, que tal optar pelo demerara ao invés do refinado? Opção mais saudável :)

- A receita rende cerca de 30 biscoitos como os da foto do forno. Mas você pode modelar maiores.

- Você pode acrescentar gotinhas de chocolate daquelas de ir ao forno ou ainda coco ralado não adoçado. O sabor fica ainda mais gostoso.

- O ponto de tirar do forno é quando eles estiverem durinhos por fora. Com uma leve coloração dourada. Bem leve mesmo, está bem? Eles ficam crocantes por fora e macios por dentro.

E a Georgia ainda enfeita tudo! Não ficou fofinho?

O Bode


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog