31 de dezembro de 2012

Resoluções para 2013

Lu: Este é o último post desse ano, o bota-fora de 2012 – ao menos aqui no Coruja. Hora de falar um pouco do que temos planejado para ano que vem e para fazermos nossas resoluções para 2013.


____________________________________

 

Retrospectiva Literária 2012


Acho que esse já é bem o terceiro ano em que participo da Retrospectiva Literária do blog Pensamento Tangencial. Gosto um bocado da idéia, especialmente porque ela me leva a fazer um levantamento do que li ao longo do ano e perceber algumas coisas interessantes... e a reajustar cursos e impôr metas para o ano seguinte.


____________________________________

 
29 de dezembro de 2012

A Vertigem das Listas: Os Doze Melhores Livros de 2012


Dani: Olá, leitores queridos! Mal dá para acreditar, mas chegamos mesmo ao fim do ano! Até parece que foi ontem que a Lu nos convidou para participar desse blog que está ficando cada vez mais maluco, mas olha só, já passamos o Fim do Mundo... e ele não acabou!

Dé: Eu voto agora em um apocalipse zumbi! =D

Lu: Eu já estou na expectativa, juntando comida e preparando a mira...


____________________________________

 
27 de dezembro de 2012

Tá na hora de apagar as velinhas! E hoje Dani completa mais um ano!

Lu: Hoje é o aniversário da nossa caçulinha, filhote de gato ronronante e artista extraordinária... Claro, óbvio e ululante que a data não podia passar em branco – hoje, mais do que em qualquer outro dia, a Dani deve ser mimada, paparicada e exaltada, não importa o quão sem graça ela fique com isso.

Dé: Mas é claro! Temos a obrigação MORAL de deixar a Dani sem graça em todas as chances possíveis e imagináveis. Veio no contrato de adoção, sabe como é...

(Se esqueceu de ler a letra miúda, Dani, não tenho nada a ver com isso!)


Arquivado em

____________________________________

 
22 de dezembro de 2012

Do Gênesis ao Apocalipse: O Fim


Se você está lendo isso é porque o mundo não acabou ontem, de forma que valeu à pena ter deixado essa postagem programada. Se o mundo acabou, então, bem... não há muito que se possa fazer, não é verdade?


____________________________________

 
20 de dezembro de 2012

Um Panteão de Escritores (ou das estantes de Lulu)

Quem acompanha o Coruja já sabe que tenho um pequeno panteão de autores que são os meus favoritos de todos os tempos, que amo de paixão e que nunca consigo resistir a ter mais e mais volumes deles...

Na verdade, creio até que mais de uma vez falei sobre montar um altar para eles aqui em casa... E aí é que vocês já perceberam onde estou indo com essa conversa, não é verdade?


____________________________________

 

Projeto Baudelaire: Mau Começo

Quem conhecesse bem Violet logo perceberia que ela estava firmemente concentrada em suas reflexões, porque havia amarrado os cabelos com uma fita para afastá-los dos olhos. Violet tinha uma forte inclinação para inventar e montar aparelhos estranhos, por isso o seu cérebro volta e meia se via tomado por imagens de roldanas, alavancas e engrenagens, e ela fazia questão de nessas horas não ser distraída por algo tão banal como seus cabelos.

Nessa manhã ela estava pensando em como construir um aparelho que permitisse recuperar as pedras depois de serem atiradas no mar.

Klaus Baudelaire, o irmão do meio, e o único menino, gostava de examinar os seres minúsculos que pululavam nas piscininhas formadas à beira d'água. Klaus tinha pouco mais que doze anos e usava óculos, o que lhe dava um ar inteligente. E ele era inteligente. Os Baudelaire pais possuíam uma enorme biblioteca em sua mansão, uma sala com milhares de livros sobre todos os assuntos imagináveis. Aos doze anos, é claro que Klaus não poderia ter lido todos os livros da biblioteca dos Baudelaire, mas lera uma porção deles, e era impressionante como retinha na memória a quantidade de informações assim obtidas. Sabia distinguir perfeitamente o aligátor, crocodilo do Mississipi, dos crocodilos de outras partes do mundo. Sabia o nome de quem matou Júlio César. E sabia milhões de coisas sobre as esquivas criaturinhas de beira-mar encontradas na Praia de Sal que atraíam naquele momento sua atenção.

Sunny Baudelaire, a mais nova da trinca, gostava de morder coisas. Era ainda quase um bebê e muito pequena para sua idade, pouco maior que uma bota. A pouca altura era compensada, no entanto, pelos quatro dentes bem grandes e afiados.
Eu comecei a ler Desventuras em Série por indicação de uma grande amiga que tem um gosto literário muito parecido com o meu. A princípio, estranhei um pouco o ritmo e a narrativa, mas fui aos poucos pegando o ritmo e quando dei conta de mim, eu estava ofegante, descabelada e em risco de crise de abstinência no espaço entre terminar um livro e começar outro até chegar ao épico final.


____________________________________

 
19 de dezembro de 2012

Numa toca no chão vivia um Hobbit...


‘As águias, as águias’! Tal exclamação, para leitores tanto de O Senhor dos Anéis quanto de O Hobbit tem um mundo de significado e desde antes de entrar na sala de cinema, eu estava me perguntando se elas apareceriam e se seria algo tão grandioso e emocionante quanto a sensação, as emoções que a leitura me despertara.


____________________________________

 
18 de dezembro de 2012

Para ler: Sandman Apresenta - Contos Fabulosos

Bill Willingham recebeu a missão de mostrar aos reles mortais os bastidores do Sonhar, o mundo criado por Morfeus na série Sandman. E fez isso magistralmente em três aventuras. Em Merv Cabeça de Abóbora, Agente do S.O.N.H.A.R., o faxineiro trapalhão recebe a missão de capturar um sonho foragido… mas nem sempre as coisas saem como ele planeja. Em As Novas Aventuras de Danny Nod, O Heroico Bibliotecário-assistente, Bill nos apresenta a um novo personagem do Sonhar. E, finalmente, em Tudo que Você Sempre Quis Saber Sobre Sonhos… Mas Tinha Medo de Perguntar, são respondidas diversas dúvidas (algumas pertinentes, outras nem tanto…) sobre o fabuloso Sonhar. Seus sonhos jamais serão os mesmos após ler essas histórias…
Dois motivos para você largar tudo o que estiver lendo e pegar esse volume imediatamente: Neil Gaiman e Bill Willingham.


____________________________________

 
15 de dezembro de 2012

Para ler: Contos de Lugares Distantes


Você já se perguntou o que acontece com todos os poemas que as pessoas escrevem?
Aqueles poemas que elas não deixam ninguém ler?
Talvez eles sejam pessoais e particulares demais
Talvez só não sejam bons o bastante
Talvez a mera sensação de que alguém possa ler uma manifestação tão sincera
seja vista como
deselegante frívola boba pretensiosa melosa banal sentimental trivial tediosa excessiva obscura estúpida inútil ou apenas vergonhosa]
É o suficiente para dar a qualquer aspirante a poeta
Boa razão para esconder sua obra dos olhos do público para sempre.
Naturalmente muitos poemas são destruídos imediatamente
Queimados rasgados jogados na privada
Vez por outra eles são dobrados em quadradinhos
E enfiados sob o canto de um móvel bambo
(e assim se tornam muito úteis)
Outros ficam escondidos atrás de um tijolo solto ou num cano
ou lacrados no verso de um antigo despertador
ou colocados entre as páginas de um livro obscuro
que tem poucas chances de vir a ser aberto
Algum dia alguém pode encontrá-los
Mas provavelmente não.
A verdade é que a poesia não lida quase sempre não passará disto
Condenada a juntar-se ao rio vasto e invisível de refugo que aflui dos lugares distantes.
Bom
Quase sempre.
Em raras ocasiões
Alguns escritos particularmente insistentes vão fugir para um quintal ou uma viela
Soprados pelo vento ao longo de um aterro na beira da estrada
E descansar enfim num estacionamento de shopping center
assim como tantas outras coisas.
É aqui que algo extraordinário tem lugar
Dois ou mais escritos poéticos vagam até se encontrar
Devido a uma estranha força de atração que a ciência desconhece
E vagarosamente grudam até formar uma bolinha disforme
Se deixada em paz, essa bola gradualmente fica maior e mais redonda pois
confissões segredos versos livres reflexões desejos e cartas de amor não enviadas
também se prendem uma a uma.

Não lembro exatamente como esse livro veio a atrair minha atenção... mas o caso é que ele já estava sob o meu radar quando, na minha última visita à Shakespeare and Company em Paris, dei de encontro com ele e me sentei para folheá-lo. Foi por muito, muito pouco que não o levei comigo.


____________________________________

 
13 de dezembro de 2012

Para ler: Destino: Crônica de Mortes Anunciadas

No lugar onde as trilhas se bifurcam, seus pés podem estar pisando sobre os restos dos atalhos abandonados de ontem. No lugar onde o passado é perdido, as sepulturas dos anos esquecidos podem estar à espreita. E, aqui e ali, fantasmas não nascidos podem assombrar as fronteiras entre o berço e a sepultura. Mas todas as trilhas levam ao Jardim de Destino. Fatalmente. Livro do Destino, Publicações Grimório. Sob a cruel sombra de uma terrível praga, os habitantes de uma pequena cidade do século 21 escondem-se em suas casas e aguardam o inevitável. Até que um estranho misterioso chega e oferece respostas saídas do mítico Livro do Destino. Mas os segredos do passado tornam-se pálidos frente a um mistério muito maior que se apresenta – e as palavras proféticas podem selar o destino dos poucos sobreviventes da praga.
Destino: Crônica de Mortes Anunciadas (e não é coincidência que o título leve a obra de Gabriel Garcia Márquez...) destoa um pouco dos títulos que já li da coleção Sandman Apresenta, porque não tem uma conexão imediata com Sonho ou o Sonhar. Em vez disso, o protagonista – se é que assim podemos dizer – é seu irmão mais velho, Destino.


____________________________________

 
11 de dezembro de 2012

Quem Conta um Conto

Ok, pessoas, aqui é a Dani e estamos lançando um jogo novo aqui no Coruja, de uma idéia maluca que eu tive e o povo acabou gostando muito.

A coisa é simples: eu farei um desenho, e meus companheiros queridos aqui irão fazer um conto baseado nele, individualmente. E depois poderemos compará-los e nos divertir ao ver como a cabeça de certas pessoas geniais, mas igualmente insanas, pode trabalhar em cima de um mesmo tema!


____________________________________

 

Para ler: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis

"...a rainha deu à luz uma linda menina, a pequena Branca, que nasceu com os lábios vermelhos como sangue, os cabelos negros como as penas de um corvo e a pele branca como os olhos de um defunto."
Um dos últimos lançamentos da Nerdbooks nos traz uma proposta interessante: o que acontece quando os contos de fadas clássicos encontram os ícones do terror atual? Quando Fábio Yabu (sob o pseudônimo de Abu Fobiya) escreveu a coisa toda, o resultado foi ótimo.


____________________________________

 
8 de dezembro de 2012

Coruja Gourmet - Bode Edition: Batatas Gratinadas


Boa noite, queridos leitores. Primeiramente peço desculpas pelo atraso da receita de hoje. Final de ano não tá fácil para ninguém...

Mas o final de ano também tem suas vantagens: NATAL! Uma época de reunir a família, cantar aquelas músicas de sempre, celebrações a toda... E na minha família, temos uma tradição, uma vez que uma festa sem a "batata da vovó" não está completa!

Bom, não tenho a receita EXATA da batata da minha querida vózinha, então acabei por criar/modificar/adaptar uma receita minha mesmo. E aqui vai ela! =D


Arquivado em

____________________________________

 
6 de dezembro de 2012

Projeto Pratchett: Wintersmith

"This I choose to do. If there is a price, this I choose to pay. If it is my death, then I choose to die. Where this takes me, there I choose to go. I choose. This I choose to do."
Após derrotar a aterrorizante rainha dos elfos em Os Pequenos Homens Livres e enfrentar uma entidade acostumada a subjugar mentes mais fortes que a sua e bater de frente com aquela que é considerada a mais poderosa de todas as bruxas do Disco em A Hat Full of Sky, Tiffany Aching está de volta... e desta feita ela talvez consiga destruir o mundo numa única dança.


____________________________________

 
4 de dezembro de 2012

Desafio Literário 2012: Dezembro - Poesia || O Triste Fim Do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias


Não era rosado nem fofo.
Carne, tampouco ele tinha;
Era duro e, por dentro, oco:
Um bebê em forma de múmia!

"Doutor, o senhor nos poderia
Explicar a causa de nossos males:
Por que é que toda a nossa alegria
Acabou num punhado de gaze?"

"Quer para o bem, quer para o mal,
O Diagnóstico será um só.
O seu filho guarda sinal
Da Maldição do Faraó".

Fiquei muito agradavelmente surpresa quando descobri que esse livro tinha tradução aqui no Brasil. Encomendei-o na Cultura há quase um ano, e deixei-o na estante, guardando-o para o Desafio Literário 2012. Toda vez que ia tirar um outro volume da estante, olhava para a cara dele, passava o dedo na lombada e tentava não agarrá-lo de vez.


____________________________________

 
2 de dezembro de 2012

Desafio Literário 2013


Chegou de novo aquela época do ano de começar a lista do Desafio Literário para o período legislativo vindouro (desculpem, passei a tarde lendo sobre Orçamento Público, LDO, PPA, etc, etc, etc...). Eu venho participando desde o primeiro, em 2010, e é claro, óbvio e ululante que já estou organizando a minha agenda de leituras. O desafio pra mim não é apenas ler fora da minha zona de conforto (que não é assim tão restrita, eu leio praticamente de tudo, exceto o que possa me dar pesadelos ou auto-ajuda), mas tentar encontrar livros para todos os temas dentro do que já tenho na minha estante.


____________________________________

 
1 de dezembro de 2012

Agenda de Eventos

Eu nunca tenho muita certeza se as duzentas confraternizações que me aparecem para ir no fim do ano são ou não uma coisa boa; aliás, descobri que agora em dezembro terei de definitivamente arranjar um clone, porque minha presença está sendo demandada em três lugares diferentes no mesmo dia e na mesma hora...


____________________________________

 

E já é Natal!

Hoje começa o período do Advento, a preparação para o Natal. Sei que estou falando disso já quase desde... não sei, setembro? Mas, bem, o caso é que todos os cartões já seguiram, alguns presentes já foram despachados, outros serão entregues em mãos e enquanto espero a data realmente chegar, vou escrevendo minha carta para o Papai Noel.

Claro que, como de hábito, o Coruja recebeu um layout natalino para comemorar a época. Espero que gostem, usei cores bem discretas esse ano.


Arquivado em

____________________________________

 

Gazeta de Longbourn Apresenta: All Roads Lead to Austen

With a suitcase full of Jane Austen novels en espanol, Amy Elizabeth Smith set off on a yearlong Latin American adventure: a traveling book club with Jane. In six unique, unforgettable countries, she gathered book-loving new friends-- taxi drivers and teachers, poets and politicians-- to read Emma, Sense and Sensibility, and Pride and Prejudice.

Whether sharing rooster beer with Guatemalans, joining the crowd at a Mexican boxing match, feeding a horde of tame iguanas with Ecuadorean children, or tangling with argumentative booksellers in Argentina, Amy came to learn what Austen knew all along: that we're not always speaking the same language-- even when we're speaking the same language.

But with true Austen instinct, she could recognize when, unexpectedly, she'd found her own Senor Darcy.

All Roads Lead to Austen celebrates the best of what we love about books and revels in the pleasure of sharing a good book-- with good friends.
Gostaria de ter descoberto esse livro antes de ter viajado – provavelmente teria tentado fazer algo parecido com a experiência da autora em minhas próprias jornadas (se bem que nada tenho a reclamar da minha experiência, que foi absolutamente fantástica...). O tempo todo que eu estava lendo, imaginava como seria participar de um projeto tão bacana sobre Austen.

Bem que a Amy podia vir ao Brasil num volume dois, não? Considerando nossa dimensão quase continental, experimentar um Clube do Livro em cada região do nosso país seria um bom equivalente ao roteiro que ela fez ao longo da América Latina.

Ok, estou me adiantando de novo. Vamos à história.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog