30 de junho de 2012

A Vertigem das Listas: Seis Grandes Histórias do Amor


Lu: Então que estamos de volta com nossas fantásticas listas e diálogos surreais, agora em junho no clima do dia dos namorados, com o tema Seis Grandes Histórias do Amor. Posso dizer coitado do Dé? Ele está reclamando desde ano passado que não ia saber o que escrever nesse tema...

Dé: Convenhamos, eu não sou um megaleitor de romances. Normalmente leio coisas que, coincidentemente, tem um romance ou outro no meio. Curiosamente, acho que tive mais dificuldades mês passado...

Dani: Bom, sou forçada a admitir que também nunca fui uma leitora muito assídua de romances, mas vá lá, a Rainha manda, a gente faz... *chicote estalando*


____________________________________

 
28 de junho de 2012

Para ler: Death Masks

‘How long have you been a Wiccan?'

'A what?'

'A pagan. A witch.'

'I'm not a witch,' I said, glancing out the door. 'I'm a wizard.'

Sanya frowned. 'What is the difference?'

'Wizard has a Z'

He looked at me blankly.

'No one appreciates me.' I muttered.
Depois de lidar com magia negra, lobisomens, fantasmas atormentados, vampiros, demônios, e a inteira corte de Faërie; ter começado uma guerra entre magos e vampiros, arranjado aliados que são lobisomens adolescentes que gostam de jogar RPG no final de semana e irritado tanto Mab quanto Titânia, nosso caro amigo Harry Dresden está agora às voltas com anjos caídos.

Quando você acha que a coisa não pode ficar pior, o Butcher sempre arranja algo mais cabeludo para atropelar o Dresden...


____________________________________

 
26 de junho de 2012

Adições na Galeria

Então que hoje de manhã ao abrir meu email tive uma grata surpresa: a Dani tinha me inundado de desenhos, perguntando se eu podia postá-los na Galeria para ela.

Eu respondi que sim, óbvio e depois passei a olhar as novas imagens que ela me mandou e quase caí da cadeira quando cheguei na coleção de moda dela. Gente, temos uma estilista em nosso meio e eu não sabia!


Arquivado em

____________________________________

 

Clube do Livro (Junho) - A Terra das Sombras

- Padre Dom - eu disse. - Realmente não acho que faça a menor diferença se ela tiver um exorcismo católico, brasileiro, pigmeu ou o que seja. A dura realidade é que se houver um Céu, não existe a menor possibilidade de que Heather Chambers vá para lá.
Então, eu já tinha lido esse livro antes, mas faz muito tempo, de forma que não me lembrava de muita coisa... Eu o peguei como quem não quer nada, sem muitas expectativas, mas uma vez tendo começado a ler, não consegui parar nem deixa-lo de lado.

Agradecimentos a Dy pela escolha do tema desse mês no Clube... eu estava mesmo precisando de algo mais leve e nem tinha me apercebido disso...


____________________________________

 
23 de junho de 2012

Do Gênesis ao Apocalipse: Um Gosto Mórbido por Ossos


E chegamos aos tempos da Idade Média!

Na minha linha literária-temporal desta coluna, este específico período foi um pouco sofrido, porque não conseguia me decidir sobre o quê, exatamente, queria escrever, em que aspecto da Idade Média me focar. Estou meio que dando grandes pulos de uma época para outra e preferia que o livro desse mês estivesse mais perto do período clássico dessa era que da Queda do Império Romano ou do Renascimento.


____________________________________

 
21 de junho de 2012

Para ler: Songs of Love and Death

In this star-studded cross-genre anthology, seventeen of the greatest modern authors of fantasy, science fiction, and romance explore the borderlands of their genres with brand-new tales of ill-fated love. From zombie-infested woods in a postapocalyptic America to faery-haunted rural fields in eighteenth- century England, from the kingdoms of high fantasy to the alien world of a galaxy-spanning empire, these are stories of lovers who must struggle against the forces of magic and fate.
Surtei ligeiramente quando me deparei com esse livro pela primeira vez, ainda em pré-venda. À época, contudo, só estava disponível a edição de capa dura e decidi esperar com ele em minha lista por um tempo. Aí no começo do ano, quando estive em Fortaleza, cruzei com ele na Cultura – e o Dé é testemunha de que quase pulei na estante quando o vi – tinha saído uma versão mass market, que por vezes chegar a ser até um quarto do preço de um hardcover.


____________________________________

 
19 de junho de 2012

Agenda de Eventos

Gente, estou ridiculamente animada para esse segundo semestre, com os planos e novidades e maluquices que estou planejando e vêm por aí.

Para começar, dia 30 de junho agora teremos o evento Chá com os Darcy. Nosso Clube do Livro já debateu Orgulho e Preconceito, de forma que para abrir as comemorações do bicentenário de publicação da obra, decidimos fazer a coisa de forma diferente, num ambiente diferente e se me pedirem com jeitinho, eu até posso cogitar a possibilidade de vestir meu vestido de época e sentar à mesa para representar Miss Darce. HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA...

Essa piada não vai ficar sem graça até janeiro, quando, se tudo der certo, teremos o nosso próximo encontro nacional, lá em Belo Horizonte.


____________________________________

 

Desafio Literário 2012: Junho - Viagem no Tempo || O Mapa do Tempo

- Pense: por acaso o senhor teria vindo à minha casa se ela estivesse viva? Não entende que ao matar o assassino e impedir que ela morra estripada também eliminou suas razões para viajar no tempo? E se não houver viagem, também não haverá mudança. Os dois acontecimentos, como pode ver, são inseparáveis – explicou Wells, agitando o recorte que, ao perseverar com a manchete original, confirmava sua teoria.
Estava com grandes expectativas para esse livro desde que vi a notícia de sua publicação. Além dos inúmeros elogios e críticas mais que positivas, O Mapa do Tempo fazia bem o meu gênero: História alternativa, com uma boa pitada de mistério e outro tanto de ficção científica. Quando me deparei com ele na Bienal do Rio ano passado – e por menos de vinte dinheiros também... – fui meio que à loucura: coloquei-o sem piscar na cesta (a essa altura só os braços não eram o suficiente) e quando saiu a lista do DL 2012, ele foi o primeiro título a entrar na lista. E agora, cá estamos nós.


____________________________________

 
16 de junho de 2012

Para ler: Adventures in the Dream Trade

Adventures in the Dream Trade, a collection of stuff and nonsense by yours truly, consisting of many articles and introductions, the AMERICAN GODS period of this weblog, some poems and songs, and some uncollected story oddments.

Neil Gaiman – Adventures in the Dream Trade
Este título é mais uma curiosidade – e item de colecionador “gaimanólatra” que nem eu – do que um “todos têm de ler para se maravilhar com a genialidade do meu autor favorito” (embora isso também se aplique). Engraçado, eu tinha na cabeça, por conta do título, que se tratava de alguma história passada no Sonhar, mas a verdade é que nenhum dos Perpétuos dá as caras por aqui.


____________________________________

 
15 de junho de 2012

Alguns links...

Semana corrida, já vai para a segunda quinzena do mês, metade do ano, meu deus, para onde o tempo está indo?

Tá ok, respira, inspira, respira...

Hoje tô passando aqui rapidinho para prestar contas de algumas coisas interessantes que tivemos essa semana.


____________________________________

 
14 de junho de 2012

Para ler: O Diabo e Sherlock Holmes


A gama de assuntos é a mais variada possível: da extensa e intrincada rede de túneis sob as ruas de Nova York à gangue de prisão norte-americana Irmandade Ariana, que faz o PCC parecer um clube de escoteiros; do escritor polonês que cometeu um elaborado assassinato para testar suas teses pós-modernas inspiradas em Foucault e Derrida à cidade de Youngstwon, em Ohio, dominada há décadas pela Máfia com o apoio da população; do líder do esquadrão da morte do Haiti descoberto trabalhando como corretor de imóveis nos EUA à morte enigmática do maior especialista em Sherlock Holmes.

São, em sua maioria, histórias de obsessões que fazem fronteira com a loucura: um biólogo neozelandês que quer caçar a Architeutis, uma lula gigante que aparece em relatos mitológicos; um falsário francês que se passa por adolescentes órfãos; um ladrão de quase oitenta anos que reluta em se aposentar; um bombeiro atingido por escombros no World Trade Center no Onze de Setembro que quer reconstituir o que se passou naquelas horas de terror.

Com pertinácia e rigor investigativo, o autor ouviu todos os personagens principais dos dramas que desvela, sem perder de vista o humor e o absurdo de muitas das situações. Seu talento narrativo faz com que essas reportagens se aproximem da melhor literatura contemporânea.
Catei esse livro no meio das minhas pesquisas para o especial Um Estudo em Sherlock, aproveitando um cartão presente que tinha ganho para fazer o pedido (e lá vai mais um que fura a fila. Por isso é que nunca termino de ler a interminável lista do que está à espera na estante...). Não cheguei a prestar muita atenção na sinopse, de forma que mirei no que vi e acertei no que não vi.


____________________________________

 
12 de junho de 2012

Para ler: The Lover's Dictionary

Imperceptível, adj.

Nós paramos de contar nosso relacionamento em encontros (primeiro encontro, segundo encontro, quinto encontro, sétimo) e começamos a contá-lo em meses. Isto talvez tenha sido o primeiro comprometimento, essa mudança em terminação. Nós nunca conversamos sobre isso, mas estávamos numa festa e alguém perguntou quanto tempo estávamos juntos, e quando você respondeu “um mês e meio,” eu soube que tínhamos chegado lá.
Como hoje é dia dos namorados, decidi resenhar um livro sobre namorados. Ou melhor dizendo, sobre relacionamentos. Fiquei pensando no que tinha na estante que poderia se encaixar no tema, mas aí me lembrei de um volume que já tinha lido no final do ano passado e ainda não comentado.

Vi The Lover’s Dictionary pela primeira vez em alguma lista de ‘melhores do ano de 2011’. Quando o encontrei numa visita à Cultura, quando a Dynha esteve aqui, decidi dar uma folheada. Pouco mais de uma hora depois, já tinha terminado de ler...


Arquivado em

____________________________________

 
11 de junho de 2012

O pesadelo de uma página em branco



Arquivado em

____________________________________

 
9 de junho de 2012

Coruja Gourmet: Bode Edition - Batatas ao Forno





Batatas. Eu adoro batatas. Às vezes me pergunto se existe alguém que não goste de batatas. Acho que melhor que batatas, só BACON!!! Mas nada consegue competir com BACON!!! XD

Essa receita é uma modificação de uma receita que vi no blog Quintadoca e, claro, já virou presença constante na mesa aqui de casa. Sem mais enrolação, vamos à receita.

Batatas ao Forno


Arquivado em

____________________________________

 
7 de junho de 2012

Projeto Pratchett: The Last Hero

"Ninguém se lembra do cantor. A canção permanece."
Para compreender a história desse livro, é preciso ter em mente os fatos de Interesting Times – com a volta de Rincewind para o Disco, a invasão do Império Agateano por Cohen, o Bárbaro e sua Horda Prateada e a conseqüente sucessão do trono.

Enfim, após uma vida inteira de aventuras e conquistas de tudo o que poderia ser conquistado, Cohen e companhia decidem que é hora de ensinar uma lição aos deuses, vingando-se por todas as perdas (e dores, reumatismos, artrites...) que o tempo e a morte lhes causaram. Para tanto, eles pretendem tomar de assalto Cori Celeste, a montanha sobre a qual o panteão do Disco reside, devolvendo aos deuses aquilo que o primeiro herói roubou deles: o fogo.


____________________________________

 
6 de junho de 2012

Meme 'conheça o blogueiro'

A Natallie, do Meu Cantinho Literário, me indicou no meme "Conheça o Blogueiro". O selinho é uma graça...


Junto com o selo, tem um monte de perguntas para responder. Vamos ver...


Arquivado em

____________________________________

 
5 de junho de 2012

Desafio Literário 2012: Junho - Viagem no Tempo || Matadouro 5

É curto e confuso e estranho, Sam, porque não há nada inteligente a ser dito sobre um massacre. Teoricamente, todo mundo deve estar morto, para nunca dizer mais nada ou querer mais nada. Teoricamente, tudo deve ficar muito silencioso depois de um massacre, e sempe fica, exceto pelos pássaros.

E o que dizem os pássaros? Tudo o que há para dizer sobre um massacre. Coisas como "
Piu-piu-piu?".
Faz tempo que esse livro está na minha lista de leituras – considerado um dos grandes títulos de ficção científica de todos os tempos, com direito a aliens, explicações sobre a quarta dimensão que possibilitam a viagem no tempo e divagações sobre a guerra, ele faz bem o meu gênero.


____________________________________

 
2 de junho de 2012

Gazeta de Longbourn Apresenta: Confessions of a Jane Austen Addict/Rude Awakenings of a Jane Austen Addict

“I do not know how I have come to be in this time, in this place, in this body. But I do know that any place where there are six novels by the author of Pride and Prejudice must be a very special sort of heaven.”
Ao início de Confessions of a Jane Austen Addict, após terminar o compromisso com o noivo que a traía, seguida de uma concussão e um porre de vodca, Courtney Stone acorda num quarto que não lhe pertence. Pior: ela também está num corpo que não lhe pertence. Aparentemente, o álcool estava vencido ou talvez a batida na cabeça tenha sido mais forte do que ela imaginara, porque repentinamente Courtney era Jane Mansfield, vivendo numa mansão no interior da Inglaterra à época da publicação de Orgulho e Preconceito.


____________________________________

 
1 de junho de 2012

Resultado Final - The Great (Owl) Game

'Cabou-se o que era doce...

Então que chegamos ao final das comemorações, do especial, das tiradas malucas e perguntas capciosas. Foi bom enquanto durou. Fiquei muito, mas muito feliz com a participação de vocês, com o esforço que fizeram em pesquisar, com os comentários... O envolvimento que vocês tiveram foi o maior presente que poderiam dar ao Coruja - e serviram, claro, de gás para persistir, continuar escrevendo, surtando e sendo uma coruja feliz.

Antes que eu comece a chorar, vamos ao que interessa, não é mesmo? Perguntas, respostas e o resultado em The Great (Owl) Game!

O que significa, no contexto das histórias de Sherlock Holmes, Cânone, Escrituras Sagradas e O Grande Jogo?


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog