31 de maio de 2012

Para ler: Death and Arrow

'In his pocket they finds a card - a calling card, if you like. And you ain't never going to guess what was on it!'

There was a long pause - rather too long - and Dr Harker was forced to break the silence by saying, 'I rather fear that we won't. Could you do us the enormous favour of telling us?'

The coffee house filled with laughter again and the newspaper-seller blushed. 'In his pocket they finds a card,' he repeated, 'and on that card there's an embellishment - a figure of Death, no less, pointing one bony finger and looking like to chuck an arrow with the other hand. New, gents, tell me if that ain't a story or what?'
Li esse livrinho de uma sentada, numa tarde só – coisa assim de uma hora, se muito. O nome do Chris Priestley foi o que primeiro me chamou a atenção para ele – porque fiquei encantada com a forma de contar histórias desse homem – de forma que para fechar o meu maio de crimes, decidi tirá-lo da estante.


____________________________________

 
30 de maio de 2012

The Great (Owl) Game - Última Rodada (pergunta final)


E hoje é o dia, pessoal! Última pergunta! ÚLTIMA PERGUNTA!!! Mas antes, é claro, temos de tratar da resposta da questão anterior... e, claro, divulgação do placar parcial antes do grand finale. Então, vamos lá!

07. Que personagem secundário da Scotland Yard na adaptação da BBC "Sherlock" - sem ser inspetores - aparece no cânone e em que história?


____________________________________

 
29 de maio de 2012

Clube do Livro (Maio) - A Sombra de Innsmouth

"Innsmouth? Bem, é uma cidadezinha muito da estranha na embocadura do Manuxet. Era quase uma cidade, um porto e tanto antes da guerra de 1812, mas tudo foi ficando muito arruinado nos últimos cem anos. Não tem mais a ferrovia, a B. e M. nunca passou por lá e o ramal de Rowley foi abandonado anos atrás.

Mais casas vazias do que gente por lá, eu acho, e sem comércio digno de menção, fora a pesca de peixes e lagostas. Todos negociam, em geral, aqui, em Arkham ou Ipswich. Eles já tiveram algumas fábricas, mas agora não resta nada, exceto uma refinaria de ouro funcionando de maneira bem precária."
A Sombra de Innsmouth foi o segundo livro de Lovecraft que li e não me decepcionei nem um pouco. O estilo do autor é bem claro neste livro: descrevendo apenas o necessário para que a imaginação do leitor complete as lacunas... normalmente com um resultado assustador.


____________________________________

 
28 de maio de 2012

Resultado da Terceira Rodada de Perguntas - The Great (Owl) Game

E hoje temos o sorteio do último kit do jogo, antes do Grande Prêmio - após um do cânone e outro do filme, esse é inspirado na série:


Lindo, não é mesmo? Todos querem (inclusive eu), por isso, se você não ganhar aqui, não se preocupe: sempre podemos ir lá no Design by Angel para encomendar nossos próprios bloquinhos e marcadores (minha coleção de marcadores agora tem um nicho especialmente para os que a Angélica faz. Tenho um de Alice no País das Maravilhas que meu deus!).


____________________________________

 

The Great (Owl) Game - Última Rodada (sétima pergunta)


Eu sei, eu sei, estou atrasada, esse post deveria ter ido ao ar bem mais cedo, mas passei o final de semana meio que fora do ar e só agora pude me sentar para contar pontos, organizar sorteios e responder perguntas...

O que realmente importa, contudo, é que hoje começamos a última rodada do nosso Grande Jogo!


____________________________________

 
26 de maio de 2012

A Vertigem das Listas: Cinco Detetives Perspicazes


Dé: Olá, leitores do Coruja! Maio vai terminando e novamente trazemos para vocês o Vertigem das Listas! Este mês, o tema é Cinco Detetives Perspicazes! O que significa que eu tive que rebolar um bocado para achar indicações, uma vez que não costumo ler policiais...

Lu: Estou aqui chorando de rir, tentando NÃO imaginar o Dé rebolando.

Dé: Não é uma coisa que você verá nessa vida, eu garanto.

Dani: Nada que uma boa chantagem não resolva. ;)


____________________________________

 
25 de maio de 2012

Projeto Pratchett: Night Watch

‘That's a nice song,' said young Sam, and Vimes remembered that he was hearing it for the first time.

’It's an old soldiers' song,' he said.

’Really, sarge? But it's about angels.'

Yes, thought Vimes, and it's amazing what bits those angels cause to rise up as the song progresses. It's a real soldiers' song: sentimental, with dirty bits.

’As I recall, they used to sing it after battles,’ he said. 'I've seen old men cry when they sing it,’ he added.

’Why? It sounds cheerful.'

They were remembering who they were not singing it with, thought Vimes. You'll learn. I know you will.
Estive esperando um longo tempo para ler esse livro e escrever essa resenha – mas era necessário esperar chegar a data certa para fazê-lo. Assim é que organizei meu cronograma desde ano passado para que este volume caísse em maio e eu pudesse comentá-lo exatamente na data de aniversário da Revolução Gloriosa.

Eis, finalmente, que estamos aqui.


____________________________________

 

The Great (Owl) Game - Terceiro Round (sexta pergunta)


E antes de mais nada... FELIZ DIA DA TOALHA PARA VOCÊS! HOHOHO! Hoje eu vou sair de casa com uma toalha no pescoço e se alguém perguntar o que diabos eu tô fazendo, a resposta, todo mundo já sabe, é 42!



____________________________________

 
24 de maio de 2012

Um Estudo em Sherlock – Parte VI: “I play the game for the game’s own sake.”

- Qual é o significado disso tudo, Watson? - proferiu Holmes, em tom solene, ao terminar a leitura. - Que propósito anima este círculo de desgraça, violência e terror? Deve tender para um fim. De outro modo, nosso universo seria governado pelo acaso, o que é inadmissível. Mas qual será esse fim? Eis o imenso, imutável e eterno problema, de cuja solução a mente humana se encontra mais longe do que nunca.

- A Caixa de Papelão -
Quando me propus a escrever esse especial sobre Sherlock Holmes, tentei me restringir ao cânone escrito por Sir Arthur Conan Doyle, pensando em fazer uma análise em cima unicamente dos personagens. Nos quase cinco meses que levei para fazê-lo, contudo, a coisa acabou crescendo como uma bola de neve, a ponto de eu ter perdido a conta de quantos livros, filmes, séries, artigos e teses estive lendo em minhas pesquisas.


____________________________________

 
23 de maio de 2012

Resultado da Segunda Rodada de Perguntas - The Great (Owl) Game

E está na hora de revelar o segundo ganhador dos sorteios do Great (Owl) Game - desta feita, inspirado nos filmes de 2009 e 2011:


Lembrando que se você, como eu, amou essa prenda, pode encomendá-las diretamente na fonte, lá na Design by Angel - inclusive com outras cores e outras ilustrações.


____________________________________

 

The Great (Owl) Game - Terceiro Round (quinta pergunta)


E hoje começamos a terceira rodada do nosso jogo! Mais tarde teremos o resultado do sorteio do segundo kit, bem como o atual placar de vocês.

A pergunta da semana passada foi bem fácil e dessa feita, todo mundo acertou.

04.Em que publicação surgiu a primeira história de Sherlock Holmes e em que ano?


____________________________________

 
22 de maio de 2012

Um Estudo em Sherlock – Parte V: “Quick, man, if you love me!”



- Você não está ferido, não, Watson? Pelo amor de Deus, diga-me que não foi atingido.

Valia bem um ferimento, ou muitos ferimentos, para saber o tamanho da lealdade e afeição que se escondiam por trás daquela máscara impassível. Aqueles olhos claros e duros embaciaram-se por um momento, e os seus lábios firmes se puseram a tremer. Pela primeira e única vez na minha vida senti bater o grande coração digno do grande cérebro. Aquela revelação compensou-me de todos os meus anos de serviço humilde e desinteressado.

- Não é nada, Holmes. É só um arranhão.

Ele rasgou as minhas calças com o canivete.

- Tem razão! - exclamou, soltando um suspiro enorme de alívio. - O ferimento é apenas superficial.

O seu rosto assumiu a dureza de pedra quando se virou para o nosso prisioneiro, que estava sentado com expressão atordoada à nossa frente.

- Por Deus, foi muita sorte de sua parte. Se Watson morresse, o senhor não sairia vivo deste aposento. Agora, o que tem a dizer em seu favor?


- Os Três Garridebs -
A questão do relacionamento de Holmes e Watson é tão complexa que merece um inteiro capítulo dedicada apenas a ela, fora das biografias pessoais dos dois personagens – até porque, se você for procurar informações sobre o assunto e discutir com holmesianos e sherlockianos pelo mundo, vai encontrar de tudo quanto é opinião.


____________________________________

 
21 de maio de 2012

Dos meus contos e adaptações favoritos de Sherlock Holmes

Então que algumas pessoas escreveram comentando sobre histórias e adaptações favoritas e decidi escrever um post aleatório em minha cruzada sherlockiana para falar um pouco dos meus preferidos.

Como se eu precisasse de muita insistência para começar a fazer listas...

O próprio Doyle tinha uma lista com seus doze contos favoritos, que foi publicada junto com uma pesquisa entre os leitores para chegar a um número de dez mistérios de Holmes que encantavam os leitores.

Curiosamente, as duas listas coincidiam o primeiro lugar com A Faixa Malhada. Eu, que sou do contra, não tenho essa história na minha lista XD Mas agora, sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Top 10 Histórias de Sherlock Holmes para a Lulu


____________________________________

 
19 de maio de 2012

Do Gênesis ao Apocalipse: Júlio César


Tive uma certa dificuldade em escolher o livro desse mês para essa coluna. A única coisa de que eu tinha certeza é que, após visitar a civilização grega, era hora de dar um pulo em Roma. Questão é que com o especial do Sherlock, passei o mês de maio todo pensando em crimes, assassinatos, sangue, sangue, sangue, sangue... (o que é contraditório, porque nem tem tanto sangue assim nos contos de Doyle...)

Finalmente, depois de passear por Ovídio e Virgílio, acabei me decidindo por Shakespeare. Vá entender... mas o fato é que na tragédia de que falaremos a seguir, Shakespeare trabalhou uma das cenas mais emblemáticas da história romana – e o fez de uma forma que posso incluir o livro na minha lista de assassinatos do mês de maio.

Prometo que junho volto ao normal. Enquanto isso, fiquem com A Tragédia de Júlio César.


____________________________________

 
18 de maio de 2012

The Great (Owl) Game - Segundo Round (quarta pergunta)


E cá estamos nós para mais uma rodada de nosso Grande Jogo! Então, que a última pergunta feita no nosso jogo foi ridiculamente fácil, não é mesmo? Será que todo mundo acertou?

Lembrando que próxima quarta tem mais um sorteio. Desta feita, o kit a ser sorteado é inspirado no filme (e também pretendo roubá-lo para mim... desse jeito, não vai sobrar nada para dar de presente XD). Olha que mimo mais perfeito!


____________________________________

 
17 de maio de 2012

Um Estudo em Sherlock – Parte IV: “My life is spent in one long effort to escape from the commonplaces of existence.”

- Meu caro amigo - disse Sherlock Holmes enquanto nos sentávamos um de cada lado da lareira em seu apartamento da Baker Street -, a vida é infinitamente mais estranha do que qualquer outra coisa que a mente humana possa arquitetar. Não ousaríamos imaginar aquilo que é verdadeiramente corriqueiro na existência. Se pudéssemos voar para fora daquela janela, de mãos dadas, pairar por cima desta grande cidade, destelhar de leve as casas e olhar para dentro para ver as coisas esquisitas que estão acontecendo - as estranhas coincidências, os planos feitos, as desavenças, as maravilhosas correntes de fatos que acompanham as gerações e levam aos resultados mais outrés, a ficção ficaria reduzida, com seu convencionalismo e conclusões previstas, a uma coisa vulgar e inaproveitável.

- Um Caso de Identidade -
Sherlock Holmes não é exatamente um homem social. Aos seus olhos, o mundo parece muitas vezes ser um grande tabuleiro de xadrez no qual as pessoas que cruzam seu caminho são peças a serem utilizadas e mais ou menos descartadas após servirem aos seus propósitos.


____________________________________

 
16 de maio de 2012

Resultado da Primeira Rodada de Perguntas - The Great (Owl) Game

Atenção, atenção, RUFEM OS TAMBORES! Hoje teremos nosso primeiro sorteio do aniversário do Coruja, no espírito do especial sobre Sherlock Holmes e do dia mundial do detetive, que foi ontem! O kit dessa rodada é inspirado no cânone (nos próximos haverá do filme e da série da BBC) e é uma gracinha. Eu estou apaixonada por ele. Quero roubá-lo para mim.

Na verdade, quero roubar todos eles para mim, mas serei uma pessoa legal dessa vez e hei de reprimir meus instintos criminosos XD

Se você ainda não viu o prêmio que pode levar hoje... dá só uma olhada:


____________________________________

 

The Great (Owl) Game - Segundo Round (terceira pergunta)


E aí, animados para o próxima rodada do Grande Jogo? Eu estive ansiosíssima! Estou adorando ver o empenho de vocês! Mais tarde teremos a divulgação do placar e o sorteio do primeiro kit de bloco e marcador - afinal, essa postagem é programada e a essa hora eu estou no sétimo sono, não podendo então aparecer aqui para terminar de computar pontos e fazer sorteios...

Mas não se preocupem, porque entre oito e nove horas já deve estar tudo dentro dos conformes.

Enquanto isso... vamos à resposta da segunda pergunta, postada na sexta-feira passada.

02. O que os assassinos de "A Faixa Malhada", "A Juba do Leão" e "Estrela de Prata" têm em comum?


____________________________________

 
15 de maio de 2012

Um Estudo em Sherlock – Parte III: “Watson, you are a British jury, and I never met a man more eminently fitted to represent one.”

- Estou inclinado a dizer que em todas as histórias que você teve a bondade de escrever das minhas pequenas proezas você tem habitualmente subestimado as suas próprias habilidades. Pode ser que você mesmo não seja luminoso, mas você é um condutor da luz. Algumas pessoas, sem possuir gênio, têm um poder notável de estimulá-lo. Confesso, meu caro amigo, que lhe devo muito.

- O Cão dos Baskervilles -
John H. Watson era filho caçula de uma família de algumas posses. Seu irmão mais velho morreu em 1887 ou 1888, em conseqüência do alcoolismo – e a essa altura, a única herança aparente era um relógio. Foi casado talvez duas ou três vezes, a levar em conta suas próprias crônicas, embora a única esposa de que saibamos o nome seja Mary Morstan, que conheceu durante os acontecimentos de O Signo dos Quatro. Viajou por pelo menos três continentes (Europa, claro, na Ásia, a Índia, onde serviu, e Oceania, uma vez que fala em Ballarat, Austrália, também em O Signo dos Quatro).


____________________________________

 
12 de maio de 2012

Coruja Gourmet - Bode Edition: Pizza




 
Vocês sabem aqueles dias em que você quer comer alguma coisa gostosa, mas não tem a menor vontade de cozinhar?  Ou quando você planejava aquela reuniãozinha com os amigos, mas por um motivo qualquer a comida queima? 

Acho que uns 90% da população mundial, em momentos como esse pega o telefone e liga para a pizzaria mais próxima. Bem, agora vocês terão mais uma opção! Fazer a pizza em casa! 

E vamos à receita...

Pizza


Arquivado em

____________________________________

 
11 de maio de 2012

Tales From The Barn - The Black Riders

Olá pessoas! Aqui é o Dé, lhes trazendo hoje um pequeno conto que escrevi tem algum tempo. Espero que gostem!

Obs: Este conto NÃO se parece em nada com Na Sua Estante.


The Black Riders


Hans Christiansen, detetive da polícia de Berlim, acabara de chegar até o galpão abandonado localizado em um bairro industrial da antiga Berlim Oriental. Estava trabalhando no caso do desaparecimento de 6 jovens, entre 20 e 25 anos, e no decorrer das investigações acabou por ligar os suspeitos - motoqueiros vestidos em couro preto montados em motos de corrida negras, a uma série de roubos de cargas: peças automotivas, ferramentas e principalmente combustíveis. Estes crimes já intrigavam a polícia há meses, uma vez que nada havia sido encontrado, fossem os corpos, as peças ou até mesmo os caminhões. Mas agora todos os meses de investigação, que envolveram vários departamentos da polícia, finalmente chegavam a um desfecho. Tinham conseguido encontrar a trilha dos bandidos e tudo o que faltava era um mandado, para que dúzias de policiais pudessem cercar o local. Mas Hans não podia esperar, tinha que ir verificar com os próprios olhos o local. Com certeza receberia uma outra advertência dos seus superiores, mas ele não se importava, afinal fora ele o principal investigador do caso, fora ele que havia rastreado os suspeitos. Ele tinha de verificar.


Arquivado em

____________________________________

 

The Great (Owl) Game - Primeiro Round (segunda pergunta)


Como vocês já sabem, em comemoração ao aniversário de três anos do Coruja e aproveitando o especial sobre Sherlock Holmes, estamos fazendo nosso próprio Grande Jogo. Se você ainda não leu as regras, dê uma olhada aqui. Enquanto isso... a resposta da primeira pergunta (que, obviamente, não pode mais ser respondida...)!

01. Quem disse "Elementar, meu caro Watson"?


____________________________________

 
10 de maio de 2012

Um Estudo em Sherlock – Parte II: “It is my business to know what other people don’t know.”

CONHECIMENTOS DE SHERLOCK HOLMES

1. Literatura: zero.
2. Filosofia: zero.
3. Astronomia: zero.
4. Política: escassos.
5. Botânica: variáveis. Conhece a fundo a beladona, o ópio e os venenos em geral. Nada sabe sobre jardinagem e horticultura.
6. Geologia: práticos, mas limitados. Reconhece à primeira vista os diversos tipos de solo. No regresso dos seus passeios, mostra-me manchas nas calças, e diz-me, pela sua cor e consistência, em que partes de Londres as conseguiu.
7. Química: profundos.
8. Anatomia: exatos, mas pouco sistemáticos.
9. Literatura sensacionalista: imensos. Parece conhecer todos os pormenores de todos os horrores perpetrados neste século.
10. Toca bem o violino.
11. É habilíssimo em boxe, esgrima e bastão.
12. Tem um bom conhecimento prático das leis inglesas.


- Um Estudo em Vermelho -
Quando vejo a lista de conhecimentos de Sherlock Holmes segundo Watson, a primeira coisa que me pergunto é ‘como assim zero em literatura???’. O homem conhece Poe e Gaboriau, cita Goethe em alemão, compara o companheiro com Boswell, biógrafo do famoso Dr. Samuel Johnson (que também estava na lista de leituras de Jane Austen), faz referências obscuras a poetas persas, lê Petrarca no trem e pode inserir trechos de cartas de Flaubert para Sand numa conversa cotidiana.

É, eu sei, noto as coisas mais bizarras...


____________________________________

 
9 de maio de 2012

The Great (Owl) Game - Primeiro Round


Então, amigo leitor, como estamos? Como não estamos? Empolgados com nosso mês especial? Eu estou. Mas, bem, eu estou empolgada e ansiosa por isso praticamente desde que a idéia se insinuou em minha cabeça, no início do ano, então, realmente, não sirvo de parâmetro algum, né?


____________________________________

 
8 de maio de 2012

Um Estudo em Sherlock – Parte I: “I have my eye on a suite in Baker Street...”

- Este meu processo - principiei - parte da suposição de que, uma vez eliminado tudo o que é impossível, o restante, por pouco provável que pareça, deve ser a verdade. Também pode ocorrer que várias explicações fiquem de pé, e nesse caso tenta-se uma experiência, e logo outra, até que uma delas tenha uma base convincente.

- A Aventura do Soldado Lívido -
A primeira vez que li alguma das aventuras de Sherlock Holmes e seu fiel Doutor Watson, tinha uns treze para quatorze anos. Um Estudo em Vermelho foi apontado como paradidático para a escola – e eu, óbvio, devorei-o tão logo minha mãe terminou de providenciar o material escolar, antes mesmo do início do período letivo.


____________________________________

 
7 de maio de 2012

Palavra Cruzada Visual - o Resultado

Oie pessoal!!! Aqui é a Dani, ou a Gata, ou a desenhista, vocês decidem, vai...

Se divertiram com a busca no desenho? Bom, eu me diverti (e muito) fazendo ele, e agora vou revelar as respostas como prometido:


Arquivado em

____________________________________

 
5 de maio de 2012

Gazeta de Longbourn Apresenta: Death Comes to Pemberley

"Neither man spoke of the past. Darcy could not rid himself of its power but Wickham lived for the moment, was sanguine about the future and reinvented the past to suit his audience, and Darcy could almost believe that, for the present, he had put the worst of it completely out of his mind."
Este mês no Coruja (que está fazendo três anos de existência) vai ao ar um grande especial sobre o detetive mais famoso de todos os tempos, Mr. Sherlock Holmes. No espírito das comemorações, decidi ler para a coluna da Gazeta de Longbourn um romance policial – e não precisei esquentar muito a cabeça para me decidir em Death Comes to Pemberley, que chamou a atenção desde antes de ser lançado.


____________________________________

 
4 de maio de 2012

May the 4th be with you: Happy Star Wars Day!




Este é pelo aniversário do Coruja também ;) Que a Força esteja com vocês!


Arquivado em

____________________________________

 

03 anos!!!


Parabéns pra você,
nesta data querida.
Muitas felicidades e
muitos anos de vida...

Dé: Hoje é um dia de festa para nós do Coruja, caros leitores. Hoje o blog completa 3 anos de vida! Eu faria um paralelo com anos caninos, mas como não tenho a menor idéia de quanto é um ano canino, a comparação se perde... Além do mais, segundo informações que a Luciana me repassou, cada ano de blog equivalem há 5 anos, o que significa que o Coruja está debutando! (O que me surpreende, uma vez que eu não tinha a menor idéia de que o blog era uma garota...)

Lu: Eu também não sabia, mas a idéia era muito divertida para passar batido... Ah, sim, oi pessoal! Hoje estou aqui só de comentarista!

Essa história de cada ano de um blog equivaler a cinco anos ‘humanos’ me foi ensinada pela Ana, do Expresso Hogwarts, que, por sua vez, ouviu de um amigo, que sei lá de onde tirou a coisa, mas, como disse antes, a idéia era muito divertida para desperdiçar.

Por isso, hoje teremos... A VALSA!


Dé: Aviso logo que não sei dançar... =P

Dani: Cruzes, nem eu... XD


____________________________________

 
3 de maio de 2012

Projeto Pratchett: Thief of Time



"Some humans would do anything to see if it was possible to do it. If you put a large switch in some cave somewhere, with a sign on it saying 'End-of-the-World Switch. PLEASE DO NOT TOUCH', the paint wouldn't even have time to dry."

Terry Pratchett – Thief of Time
Esse é o ultimo mês em que teremos duas resenhas do Projeto Pratchett – andei meio que correndo contra o tempo para conseguir organizar o calendário de forma que a resenha de Night Watch caísse em maio, mas agora que isso já está garantido, pretendo seguir num passo mais devagar, para poder estender o projeto até ano que vem.


____________________________________

 
1 de maio de 2012

Desafio Literário 2012: Maio - Fatos Históricos || O Cemitério de Praga

Continuo sentindo uma espécie de nuvem, na mente, que me impede de olhar para trás. Por que subitamente voltam a me aflorar à memória minhas fugas para o Bicerin vestido com o hábito do padre Bergamaschi? Eu tinha esquecido completamente o padre Bergamaschi. Quem era? Gosto de deixar correr a pena para onde o instinto me conduz. Segundo aquele doutor austríaco, eu deveria chegar a um momento verdadeiramente doloroso para minha memória, o qual explicaria por que de repente cancelei tantas coisas.
Sou fã incondicional do Umberto Eco, do tipo completamente apaixonada que lê de tudo o que a criatura escreve – quer seja ficção, quer sejam tratados de semiótica e crítica literária, se tem a assinatura do homem, estarei na fila para comprar.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog