29 de fevereiro de 2012

Conversas Sobre o Tempo: sim, Lulu ainda está viva

Esta é uma postagem rápida só para dar alguns avisos.

Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, eu estou, sim, viva. Só ocupada (sempre muito ocupada... oh, céus...). Mas estou ocupada com uma série de coisas boas. Para começar, estou organizando mais uma reunião do Clube do Livro da JASBRA aqui em Recife. Vamos debater Emma no dia 01° de abril, lá na Livraria Saraiva. Para ver os detalhes do convite, é só clicar abaixo:


____________________________________

 
28 de fevereiro de 2012

Clube do Livro (Fevereiro) - O Mistério do Cinco Estrelas



A porta abriu pouco e lentamente, o suficiente apenas para mostrar o rosto do hóspede, O barão muito pálido, como um doente, teimava em sorrir, mas não devia estar bem porque suas mãos, trêmulas, deixaram cair os jornais. Leo abaixou-se para apanhá-los quando viu, sob a cama, dois pés calçados, apontando para a porta. Pegou os jornais e ao levantar-se notou que havia uma mancha vermelha, provavelmente de sangue, no robe do gordo do 222.
O tema desse mês no Clube do Livro foi cortesia da Flavinha e faz o estilo ‘vintage’, segundo a Mi: livros que marcaram nossas infâncias. Houve muito bafafá quando começaram as indicações, todo mundo jurava que Harry Potter e a Pedra Filosofal levaria por unanimidade, mas por falta de tempo (concordamos todos que se começássemos a ler o primeiro, acabaríamos todos querendo ir até o sétimo e o tempo anda currrrto), acabou-se que numa empolgação de criança em frente à bandeja de brigadeiros, ganhou de lavada O Mistério do Cinco Estrelas.


____________________________________

 
25 de fevereiro de 2012

A Vertigem das Listas: Dois Reamatados Idiotas


Lu: Olá, pessoal! Cá estamos nós novamente com nossas listas vertiginosas (LISTAS! Aew!!!!). Preparado, Dé? Apresente, por favor, o tema do mês.

Dé: Acho que fiquei com a parte complicada, mas tudo bem. Estamos em fevereiro e o tema é... rufem os tambores... DOIS REMATADOS IDIOTAS! Sim, caros leitores, este mês Luciana e eu traremos para vocês dois personagens literários que consideramos os maiores idiotas, acéfalos e/ou insuportáveis nos livros. Ou é isso, ou entendi completamente errado a explicação que a Lu fez sobre o significado de “rematado”...


____________________________________

 
24 de fevereiro de 2012

Na sua estante: para ver a banda passar





#108: Para Ver a Banda Passar
---------------------------------------


____________________________________

 

Desafio Literário: Fevereiro - Nome Próprio: Cyrano de Bergerac





ROXANE, s'avançant sur le balcon  
C'est vous ?  
Nous parlions de... de... d'un...  
CYRANO  
Baiser. Le mot est doux !  
Je ne vois pas pourquoi votre lèvre ne l'ose ;  
S'il la brûle déjà, que sera-ce la chose ?  
Ne vous en faites pas un épouvantement  
N'avez-vous pas tantôt, presque insensiblement,  
Quitté le badinage et glissé sans alarmes  
De sourire au soupir, et du soupir aux larmes !  
Glisser encore un peu d'insensible façon  
Des larmes au baiser il n'y a qu'un frisson !  
ROXANE  
Taisez-vous !  
CYRANO  
Un baiser, mais à tout prendre, qu'est-ce ?  
Un serment fait d'un peu plus près, une promesse 
Plus précise, un aveu qui veut se confirmer,  
Un point rose qu'on met sur l'i du verbe aimer ;  
C'est un secret qui prend la bouche pour oreille,  
Un instant d'infini qui fait un bruit d'abeille,  
Une communication ayant un goût de fleur,  
Une façon d'un peu se respirer le coeur,  
Et d'un peu se goûter, au bord des lèvres, l'âme !  


____________________________________

 
23 de fevereiro de 2012

Projeto Pratchett: Interesting Times




“Chaos is found in greatest abundance wherever order is being sought. It always defeats order, because it is better organized.”

Terry Pratchett – Interesting Times
Mais de dez livros separam este volume do início de tudo - A Cor da Magia/A Luz Fantástica e finalmente reencontro um personagem que me deixou muitas saudades na série Discworld - o eternamente otimista Duasflor.


____________________________________

 
21 de fevereiro de 2012

Desafio Literário: Fevereiro - Nome Próprio || Orlando

Pois, uma vez que a doença da leitura se instale no organismo, enfraquece-o, tornando-o presa fácil desse outro flagelo que habita no tinteiro e apodrece na pena. O infeliz dedica-se a escrever.
Faz já algum tempo que eu estava querendo pegar alguma coisa da Virginia Woolf. Eu a conhecia dos ensaios e crítica literária (acho-a brilhante em O Leitor Comum e Um Teto Todo Seu) e de um romance curto e bem divertido - Flush, memória de um cão, que é simplesmente adorável.


____________________________________

 
18 de fevereiro de 2012

Do Gênesis ao Apocalipse: A Epopéia de Gilgamesh


Na segunda parada de nossa viagem no tempo literária, vamos agora dar uma olhada no berço da civilização – o lugar onde tudo começou, se formos levar a sério os estudos medievais sobre a localização do Jardim do Éden. Ali onde apareceram as primeiras cidades, nas margens férteis entre dois rios que deram ao mundo o arquétipo primeiro de todos os heróis.

Eu lhes apresento... Gilgamesh.


____________________________________

 
17 de fevereiro de 2012

Na sua estante: isso não estava na lista de compras





#107: Isso Não Estava Na Lista de Compras...
---------------------------------------


____________________________________

 
16 de fevereiro de 2012

Para ler: Protocolo Bluehand - Alienígenas


Regra nº 1 -> os extraterrestres não são nossos amigos. Se fossem, eles nos deixariam em paz. Mesmo os mais 'evoluídos' alienígenas têm interesses escusos na Terra. Nunca confie neles.

Regra nº 2 -> em caso de avistamento ou contato, não entre em pânico. Se você está lendo isto, tem 85% mais chances do que uma pessoa normal de escapar de um encontro imediato.

Regra nº 3 -> mantenha a calma e fuja! Nunca tente 'investigar a luz' ou se comunicar com esses seres. Procure a rota mais segura e dê o fora.

Regra nº 4 -> quando tiver de lutar, respire fundo e use as técnicas recomendadas neste manual.

Regra nº 5 -> em caso de invasão, localize e proteja o Bluehand.


____________________________________

 
14 de fevereiro de 2012

Para ler: The Inimitable Jeeves



We Woosters do not lightly forget. At least, we do - some things - appointments, and people's birthdays, and letters to post, and all that - but not an absolutely bally insult like the above.
Descobri Wodehouse por puro acaso. Claro que já lera em um lugar ou outro seu nome - no mundo dos livros, não é difícil começar com um autor e tropeçar em outros sete - mas nunca chegava a procurar nada dele. Na verdade, por motivos que não sei explicar, eu o confundia com Chesterton. Vá entender...


____________________________________

 
11 de fevereiro de 2012

Coruja Gourmet - Bode Edition: Lasanha e Torta de Morango





Bom dia, caros leitores do Coruja! O Coruja Gourmet de hoje é especial, uma vez que sabe-se lá quando será que teremos outro episódio de pratos feitos a 4 mãos! 

SIM! Luciana veio para Fortaleza no final de janeiro, e não poderíamos perder a oportunidade, não é? A escolha do cardápio foi dela, mas com o selo de aprovação do Bode:


Arquivado em

____________________________________

 
10 de fevereiro de 2012

Na sua estante: trilha de fundo, Bach





#106: Trilha de Fundo, Bach
---------------------------------------


____________________________________

 
9 de fevereiro de 2012

Para ler: A Mecânica do Coração



O mistério que cerca essa pequena cantora me deixa em polvorosa. Faço uma coleção de imagens mentais de seus longos cílios, de suas covinhas, de seu nariz perfeito e das ondulações de seus lábios. Cuido de sua lembrança como quem cuida de uma flor delicada. Isso ocupa dias inteiros.

Só penso numa coisa, reencontrá-la. Saborear de novo aquela inexprimível sensação, o mais rápido possível. Corro o risco de expelir pássaros pelo nariz? Desde que nasci, vivem consertando essa minha engenhoca. Corro o risco de morrer? Talvez, mas estou em perigo de vida se não a revir, e, na minha idade, acho isso ainda mais grave.

Compreendo melhor porque a doutora fazia tanta questão de adiar meu confronto com o mundo exterior. Antes de conhecer o gosto, a gente não pede morangos com açúcar todo dia.


Arquivado em

____________________________________

 
7 de fevereiro de 2012

Desafio Literário: Fevereiro - Nome Próprio || Baudolino



"Basta que seja verdade, e nós o colocaremos", disse Baudolino, "o importante é contar fábulas".

Estive bastante ansiosa para começar este volume – Eco é um dos meus autores favoritos (mais que favorito, se for para ser sincera: ele flutua num patamar acima dos meros mortais...) e eu já tinha ouvido falar muito bem desse específico título.


____________________________________

 
4 de fevereiro de 2012

Gazeta de Longbourn apresenta: Two Histories of England


Henry the 6th

I cannot say much for this Monarch's sense. Nor would I if I could, for he was a Lancastrian. I suppose you know all about the Wars between him and the Duke of York who was of the right side; if you do not, you had better read some other History, for I shall not be very diffuse in this, meaning by it only to vent my spleen AGAINST, and shew my Hatred TO all those people whose parties or principles do not suit with mine, and not to give information.

Eu já estava com a resenha desse mês pronta quando Two Histories of England chegou pelo correio e me toquei que era melhor passá-lo à frente para fevereiro a fim de lembrar o bicentenário de nascimento do Charles Dickens.


____________________________________

 
3 de fevereiro de 2012

Na sua estante: maquiavélico





#105: Maquiavélico
---------------------------------------


____________________________________

 
2 de fevereiro de 2012

Projeto Pratchett: Men at Arms

Something Vimes had learned as a young guard drifted up from memory. If you have to look along the shaft of an arrow from the wrong end, if a man has you entirely at his mercy, then hope like hell that man is an evil man. Because the evil like power, power over people, and they want to see you in fear. They want you to know you're going to die. So they'll talk. They'll gloat.

They'll watch you squirm. They'll put off the moment of murder like another man will put off a good cigar.

So hope like hell your captor is an evil man. A good man will kill you with hardly a word.
Estava ansiosa por chegar nesse volume desde que li The Truth (que chegou primeiro aqui em casa e acabei lendo fora de ordem...). Afinal de contas, era nele que entrava Angua e onde a Guarda se transforma da instituição fracassada que é em Guardas! Guardas! para algo que inspira terror nos corações dos criminosos de Ankh-Morpork – incluindo aí os chefes de Guildas. No final das contas, acabei ganhando até mais do que barganhei e a essa altura não sou mais capaz de dizer qual o meu livro favorito da série.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog