2 de dezembro de 2012

Desafio Literário 2013


Chegou de novo aquela época do ano de começar a lista do Desafio Literário para o período legislativo vindouro (desculpem, passei a tarde lendo sobre Orçamento Público, LDO, PPA, etc, etc, etc...). Eu venho participando desde o primeiro, em 2010, e é claro, óbvio e ululante que já estou organizando a minha agenda de leituras. O desafio pra mim não é apenas ler fora da minha zona de conforto (que não é assim tão restrita, eu leio praticamente de tudo, exceto o que possa me dar pesadelos ou auto-ajuda), mas tentar encontrar livros para todos os temas dentro do que já tenho na minha estante.

Tenho livros aqui que comprei na Bienal do Rio já vai fazer dois anos e que por um motivo ou outro, ficaram sempre deixando passar outros na frente. Então aí está me compromisso: fechar a lista com o que já tenho em casa.

Janeiro - Tema Livre

Snuff - Terry Pratchett

Deus e o mundo que frequentam o Coruja sabem da asa imensa que arrasto por Sir Pratchett e da minha tradição de começar todo ano lendo uma obra dele. Snuff tem um sabor especial para janeiro de 2013, porém: sendo uma obra que parodia Orgulho e Preconceito da tia Jane, vou lê-la como parte da minha comemoração do bicentenário de publicação exatamente de O&P.

Talvez eu esteja roubando um pouco aqui, porque a leitura de Snuff vai caber logo em três 'colunas' corujais: ele é o livro de janeiro para o Projeto Pratchett, o Gazeta de Longbourn e o Desafio...

Mas ele não será o único livro inédito que vou ver esse mês - há outros noventa e seis (contei hoje) na estante que ainda estão à espera, o que significa que quando chegar janeiro, vou abrir a estante, pegar qualquer coisa que me interesse ler e resenhar aqui.

Mas até lá, deixo Snuff como minha escolha oficial.

Fevereiro - Livros que nos Façam Rir

O Noivo da Princesa - William Goldman

É totalmente bizarro que tendo 96 livros que ainda não li na estante, eu tenha me dado conta que nenhum deles é exatamente do tipo de fazer rir. Depois de bater um pouco a cabeça e prestar mais atenção na sinopse do que estava à disposição - e depois também de descobrir que minha escolha inicial para maio na verdade não cabia no tema, transferi o título que ia para lá para cá.

Eu cheguei a começar a ler esse livro em inglês um tempo atrás, logo depois de reencontrar o filme A Princesa Prometida que conta a história da princesa Buttercup e o terrível pirata Roberts (embora quem realmente roube a cena seja "Meu nome é Inigo Montoya. Você matou meu pai. Prepare-se para morrer"), mas por um motivo ou outro (ler no computador numa época de constantes enxaquecas...) acabei largando-o.

Aí descobri que ele tinha sido traduzido aqui no Brasil (!), encontrei ele num sebo por cinco dinheiros (!!) e surtei (!!!). Bizarramente, depois que ele chegou, terminou estacionado na estante, mas aqui é o momento de parar de enrolar e arranjar tempo para fazer alguma coisa além de ler processo.

Março - Animais Protagonistas

Crucible of Gold - Naomi Novik

Venho resenhando toda a saga Temeraire desde que me deparei pela primeira vez com O Dragão de Sua Majestade. É claro que depois de me apaixonar pelas histórias do Capitão Laurence e Temeraire (um dragão que poderia dominar o mundo se quisesse...), não tive paciência de esperar que outros volumes fossem lançados em português e encomendei toda a coleção em inglês... mas os livros ainda estão sendo lançados e o último que foi publicado foi justamente esse título.

Como deixar passar a oportunidade?

Aliás, eu recomendo MUITO a leitura de Temeraire para todos que estejam no DL procurando um livro para o tema desse mês. Além de ser uma história incrível de amizade (entre um dragão e um humano, sobretudo), respeito e coragem; a ação se passa em praticamente todos os cantos do globo (sério, eles começaram na Inglaterra, já passaram pela China, se embrenharam por um bom terço do território africano, escaparam para Turquia, rolaram para a Prússia no meio da guerra contra Napoleão, voltaram para a Inglaterra, deram um pulo na França, foram exilados na Austrália e acho que nesse volume da saga eles chegam ao Brasil!) e o cenário de fundo é a guerra contra Napoleão.

Abril - Uma ou mais das quatro estações no título

The Dragons of Winter - James A. Owen

Penúltimo volume da saga Imaginarium Geographica (essa e a Temeraire são duas sagas que tenho acompanhado e resenhado desde o princípio, e estou ansiosa para lê-los!). Considerando como a história terminou em The Dragon's Apprentice, estou quase surtando para ver como o Owen vai resolver o imbróglio que criou.

Maio - Livros citados em Filmes

A Mão Esquerda da Escuridão - Ursula Le Guin

Esse livro aparece em O Clube de Leitura de Jane Austen (junto com todos os livros da tia Austen, mas como já li todos eles e não é o objetivo do DL fazer releituras...) e é o único dessa lista que não tenho na minha estante.

Mas há outras duas possibilidades presentes por aqui para usar nesse mês que descobri depois de cavoucar o Fictional Characters Reading Books: As Vantagens de ser Invisível, que uma personagem de Vanessa Hudgens aparece lendo em Bandslam (não sei o título do filme em português, terei de procurar e assistir depois? Ou não precisa ter assistido o filme para escolher o livro?) ou Peter Pan que está na lista do protagonista de As Vantagens de ser Invisível (mas não sei se essa lista está no filme, mas esse é um que quero assistir, então terei prazer em confirmar...)

Eu li Peter Pan quando era criança, mas não o original do Barrie, mas uma adaptação do Lobato, narrada por Dona Benta. Se tudo der certo, é ele que quero ler nesse mês e comparar com a memória que tenho da versão sítio do pica-pau amarelo.

Junho - Romance Psicológico

O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brönte

Clássico que anda à espera na estante. Não é necessário muita justificativa. E ainda teremos uma reunião do Clube do Livro sobre ele, então, realmente, ele é o escolhido!

Julho - Cor ou cores no título

Red Shift - Alan Garner

Alan Garner me encantou na infância com suas histórias que misturavam mitologia celta, lendas arturianas e pura fantasia. Esse título, de acordo com as críticas que vi, é mais adulto e foi bem elogiado.

Agosto - Vingança

Rei Rato - China Miéville

Outro aclamado autor de fantasia. A sinopse me faz pensar em Lugar Nenhum do Gaiman e também me lembra O Quebra-Nozes.

Setembro - Autores Portugueses Contemporâneos

Os Livros que Devoraram meu Pai - Afonso Cruz

Eu me apaixonei de cara pelo título desse livro! E acredite se quiser, encontrei esse livro no supermercado... entrou na feira do mês lá de casa...

Outubro - Histórias de Superação

Mulherzinhas - Louise May Alcott

2013 são 125 anos da morte de Louise May Alcott; quer ocasião melhor para finalmente ler esse clássico?

Novembro - Livros que foram banidos

O Mestre e a Margarida - Mikhail Bulgakov

Esse livro foi picotado em sua primeira publicação pela censura da URSS; e isso porque a princípio não foi permitida a publicação... acho que o Bulgakov chegou até a tentar fugir com medo de ser morto... Imagine escrever um livro criticando Stalin nas entrelinhas em pleno auge do poder do homem?

Pois é...

Dezembro - Natal

Os três livros que têm com 'natal' aqui em casa eu já li e resenhei no blog: O Natal de Poirot; Cartas do Pai Natal e A Aventura do Pudim de Natal. Mas, bem, tem um ano inteiro para eu decidir o que quero ler, não?

Destarte, dezembro fica em aberto... e o resto da lista já está razoavelmente encaminhado. Vamos ver se consigo baixar minhas pilhas de livros a ler por aqui com a ajuda do Desafio.

E vocês, já fizeram suas listas?


A Coruja


____________________________________

 

10 comentários:

  1. Posso pegar o Desafio Literário ou eu preciso ser indicada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O DL é aberto para todos, Carolina. As regras do Desafio você encontra aqui: http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Te entendo quando você diz que tem um monte de livros nas estante e não consegue escolher um que faça rir. Comigo aconteceu algo parecido. O Cotoco, que vou ler com esse tema, na verdade era para eu ter lido no DL2012, mas não tive tempo. Minhas outras escolhas para esse tema foram por acaso: achei que servissem para o mês dos animais protagonistas, mas ao ler a sinopse fiquei na dúvida e acabei transferindo os títulos para outro mês.
    Dica para o tema natalino (se você não tiver lido ainda): Um conto de natal, do Dickens, além de ser um clássico, é bem baratinho na edição da L&PM Pocket.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, Mi, o Conto de Natal do Dickens é assim, minha leitura tradição de natal - todo ano releio... por isso não dá para encaixá-lo T.T

      Excluir
  3. Onde você encontrou O Noivo da Princesa?
    Queria saber o link de download e o nome do sebo...
    Se puder me passar por email ia ser perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarah, você só esqueceu de deixar seu email para eu poder passar a informação...

      Eu comprei no Estante Virtual, não sei exatamente em qual sebo entre os tantos que estão lá dentro... Não tenho ele para download...

      Excluir
    2. Meu email é sarah.fortes8@gmail.com

      Se você se lembrar de algo eu ficaria muito feliz!

      Obrigada :)

      Excluir
    3. Dá uma olhada aqui, Sarah: http://www.estantevirtual.com.br/q/o-noivo-da-princesa

      Excluir
  4. Esse é primeiro DL que eu participo. Estava super nervosa para ver os temas, que me agradaram bastante!

    Mikaelly
    www.mikaelly-andrade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte com o desafio, então, Mikaelly! Fica nervosa, não, que é bem tranqüilo, divertido, e o pessoal é ótimo!

      Excluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog