10 de novembro de 2012

Coruja Gourmet - Bode Edition: Almôndegas


Olá, olá, caros leitores! Me digam uma coisa, quem aí gosta de almôndegas? Acho que muita gente, não? Claro que eu acho... se não achasse teria escolhido outra receita... =P

Bem, não sei vocês, mas eu não gosto muito daquelas compradas congeladas no mercantil. Acho o gosto meio engraçado e nunca tenho muita certeza do tipo de carne usada. Resultado, decidi aprender como fazer as minhas próprias. E agora posto aqui o resultado!


Ingredientes:

- 500g de carne moída. O tipo fica ao gosto do freguês. ;)
- 1 Ovo
- 1/2 xícara de Farinha de Rosca. Aqui, fica um pequeno detalhe: a farinha de rosca faz com que as almôndegas tenham exatamente o mesmo gosto da comprada no mercantil, por isso eu normalmente não uso. A "massa" fica um pouco mais difícil de moldar sem ela, mas nada digno de arrancar os cabelos (pun intended, pra quem me conhece). Também pode ser trocada por Aveia em flocos finos, com o gosto melhor. Nessa de hoje, decidi testar uma coisa noca e usei... BATATA!
- Temperos à gosto.

Modo de Preparo:
Esperem pra ver o resultado final...
- Tempere a carne. Aqui, vai o seu gosto. Eu costumava usar um cubo de caldo de carne dissolvido em água morna. Hoje em dia uso ervas (alecrim e óregano, principalmente), sal e pimenta.
- Adicione o ovo e a farinha, misture BEM. Se quiser fazer como a minha, com batata, cozinhe a batata em água com sal e amasse.
Carne já temperada e as batatas amassadas.
- Depois de bem misturada, enrole em bolas. Lembrem-se de tentar faze todas do mesmo tamanho, ou o mais próximo possível, para que fiquem prontas todas ao mesmo tempo.
Uma porção típica.
- Em uma frigideira com óleo BEM quente, frite as almôndegas até formar uma camada crocante em cada lado. Se fizer água, deixe secar e frite. Se quiser, já pode servir assim.
Mas o que impede de colocar molho de tomate?
- Adicione molho de tomate e deixe ferver em fogo baixo. Na outra panela estou cozinhando macarrão.
- Com o macarrão pronto, despeje dentro da panela das almôndegas. Guarde uma xícara da água que o macarrão cozinhou e vá adicionando aos poucos.
Sirva com uma tonelada de queijo.
- Bom apetite! =D
O Bode


Arquivado em

____________________________________

 

3 comentários:

  1. ok, o óleo eh bem quente, mas em que fogo fritamos as almôndegas? (vc sabe que sou jegue na cozinha.... me ajuda aqui, né?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Médio-alto, Isis ;)

      Pode começar com fogo alto, e reduzir depois, no caso de nao querer usar molho.

      Excluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog