12 de outubro de 2012

Meme Literário: Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa?


Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.

Dé: Não tenho uma predileção especial. Cada tipo de narração tem seu charme e seus defeitos.

Já li livros bons em primeira e em terceira pessoa, do mesmo jeito que já li livros ruins com os dois tipos de narração. Como eu disse, cada uma tem suas próprias características, com suas vantagens e desvantagens. Desde que o autor se mantenha dentro da proposta que fez, não acho que a narração vá influenciar tanto assim.


Lu: Depende muito... eu gosto de livros narrados em primeira pessoa desde que eles estejam realmente no espírito, na voz daquela pessoa que o narra, entende? Já vi livros em primeira pessoa em que o narrador parece onisciente ou diz coisas que contradizem aquilo que entendemos por sua personalidade... a voz não combina.

Porque você sempre tem de pensar que está vendo os outros personagens pela ótica de quem está narrando – você está sob a ótica dele, sob os preconceitos dele, sem saber o que os outros ao seu redor realmente estão sentindo e isso é importante, porque influencia em toda a história.

Acho que narrativas em primeira pessoa são muito mais difíceis de escrever que terceira pessoa – a não ser que você esteja escrevendo sua autobiografia...


Dani: E como pode influenciar! Acho que depende totalmente da história. Tem histórias que realmente necessitam de uma narração mais particular de um determinado personagem e outras que precisam de um olhar mais amplo. Seria como imaginar O Senhor dos Anéis em primeira pessoa, por exemplo... Não dá. A história não funcionaria.


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog