2 de outubro de 2012

Meme Literário: Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá?


Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.

Dani: O último livro que li foi Garotas de Vidro, da Laurie Halse Anderson. E honestamente, entrou para a lista de um dos melhores que já li na vida.

Para dizer por que gostei tanto desse livro vou ter de me abrir um pouquinho aqui... Bom, muitas das pessoas que me conhecem pessoalmente e amigos de longa data sabem que sofro de alguns problemas psicológicos, vira e mexe tenho “crises” e acabo ficando muito mal... Já venho lutando com isso há vários anos e sei bem como pode ser difícil quando tudo o que você mais quer é apenas ter uma vida normal, e como parece ser difícil fazer coisas que para todos é tão fácil e comum...

Bom, é exatamente disso que o livro trata. Conta a história de Lia, uma garota anoréxica que acabou de perder a amiga de infância, que tinha bulimia e morreu sozinha num quarto de motel. Depois de ter ligado para ela 33 vezes.

A história é forte, muito. É pesada e densa, e o modo magistral que Laurie escreve nos mergulha completamente nesse mundinho doentio e até mesmo insano de Lia, com metáforas belíssimas, mas também pesadas e grotescas. Muitas vezes eu até senti como se não fosse conseguir continuar lendo e tive de botar o livro de lado por alguns dias.

Não sei se o livro afetaria outros da mesma forma que me afetou, mas admito que afetou, porque foi impossível não me identificar com a protagonista. Posso nunca ter tido distúrbios alimentares, mas sei bem como é viver nesse mundo onde a dor parece ser mais certo que a alegria, onde tudo é ruim, até mesmo apenas sorrir. Onde até mesmo morrer parece ser mais... fácil que viver. E em como às vezes estamos tão perdidos nessa linha tênue do meio que chegamos a ver coisas que sabemos não serem reais, que só nós vemos, mas que fazem um horrendo sentido para a essa vida escura que levamos...

Essa história me tocou fundo de verdade, porque me arrastou para lugares que muitas vezes eu mesma quis evitar. Foi difícil terminar de ler esse mas certamente lerei de novo em breve. Porque, apesar de tudo, ele também fala de esperança. E todos sonhamos com a esperança.


Lu: É nessas horas que eu acho que deveria estar mais perto da Dani para poder dar um abraço nela... alguém que mora em São Paulo pode por favor abraçar a Dani por mim? Se bem que estou chegando por aí dia 19 e poderei abraçar filhota pessoalmente...

Dé: Mande um de urso extra-forte que levante ela do chão, em meu nome. Se não estalarem pelo menos 3 ossos, pode aumentar a força.

Lu: Dé, olha para minha cara e vê se eu consigo estalar osso de alguém...

Dani: Eu abraço a minha tartaruga de pelúcia e finjo que é você. ^^” *vem cá Emengard!*

Lu: De coruja a tartaruga fui promovida ou rebaixada? E de onde veio esse nome, Emengard?

Ok, já que estamos falando de tartarugas... o último livro que li foi Thud!, do Terry Pratchett. É mais uma das fantasias ‘urbanas’ com a Guarda de Ankh-Morpork e como de hábito com todos os livros com a Guarda, se tornou um dos meus favoritos... trata da guerra milenar entre anões e trolls – Koom Valley é mais que uma data para se lembrar, é um estado de espírito e esse estado de espírito invadiu Ankh-Morpork, ameaçando transformar a cidade num novo banho de sangue, especialmente depois que um mestre das tradições anãs é encontrado morto, brutalizado por uma clava troll.

O próximo livro que vou ler... hum... provavelmente será Fairy Tales: a new history como parte dos meus estudos sobre a origem e importância dos contos de fadas...


Dé: Já eu, terminei de ler o poema O Corvo, pagando uma promessa (“Seu maldito!”). Caso não conte, o livro que li imediatamente antes do poema foi Nas Montanhas da Loucura, para o Clube do Livro.

O próximo livro que pretendo ler é A Hora do Vampiro, novamente para pagar supracitada promessa (“Seu maldito!”)


Lu: Que promessa tão virulenta foi essa?

Dé: Depois eu digo. XD


Arquivado em

____________________________________

 

21 comentários:

  1. Eita que eu vou ter que ir então pra da abraço de urso em Dani acho que eu consigo estalar uns ossinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto ficarei toda quebrada até o fim do mês... ^^"

      Excluir
    2. Não pelas minhas mãos... Eu pretendo fazer cafuné ;)

      Excluir
    3. Se depender de mim, será! Mas recebe cafuné e comida depois. ^^

      Lu pode atestar positivamente sobre isso. =P

      Excluir
    4. Sim, sim, é verdade. Eu leio histórias para você dormir ;)

      Excluir
  2. Ah, eu também adorei o "Garotas de Vidro", e sim, é dos melhores que li na vida. Altamente recomendado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já duas recomendações... e pela forma como a Dani falou dele, acho que ele faz muito o estilo da Tatá, Né, Tábata? Parece ser a sua cara...

      Excluir
    2. Né. :) Adoro livros psicológicos. Vivo dizendo pra todo mundo ler Precisamos Falar sobre o Kevin mas ninguém me ouve. Alguém, por favor? :)

      Excluir
    3. estou lendo esse também! é que depois que comecei a guerra dos tronos, o kevin ficou no banco de reservas... ainda mais que estava lendo no pc. Mas vou voltar a ele logo, estava bom demais!

      Excluir
    4. Ja li o Precisamos falar sobre o Kevin e também gostei bastante. Também sou louca por livros psicológicos. Vivem me perguntando por que eu não paro com artes e faço psicologia de uma vez...

      Mas você deve ler esse sim, Lu. Talvez você consiga até... "me compreender" melhor.

      Excluir
    5. Parar com artes? Não, você termina artes e depois faz Psicologia tá?

      Excluir
    6. Na verdade to pretendendo unir os dois e fazer Arte Terapia... ^^"

      Excluir
  3. "Dé, olha para minha cara e vê se eu consigo estalar osso de alguém..."

    KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é verdade! Eu tenho cinqüenta quilos! Braços finos! Pouca ou nenhuma força nos braços! SE DER UM VENTO FORTE NA SOMBRINHA, EU VÔO!

      Excluir
    2. MARY POPPINS!!! =P

      Desculpa, não resisti...

      Excluir
    3. Não se preocupe, Dé. Esse era uma dos meus apelidos nos tempos de escola...

      Excluir
  4. Respostas
    1. Ah... agora eu entendei... ^^

      Excluir
    2. Uau! Já me chamou a atenção! Também gosto muito de histórias assim e além do mais, tenho uma vivência bem próxima a uma pessoa anoréxia (minha irmã mais nova) e sei o quanto ela e a familia sofrem. Já vai fazer parte de minha lista. Valeu!
      Bjs

      Excluir
  5. Me interessei muito pelo livro garotas de vidro. Gosto de dramas psicológicos, talvez por viver bem próximo dessa fronteira.

    http://lolitasimedai.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog