11 de maio de 2012

The Great (Owl) Game - Primeiro Round (segunda pergunta)


Como vocês já sabem, em comemoração ao aniversário de três anos do Coruja e aproveitando o especial sobre Sherlock Holmes, estamos fazendo nosso próprio Grande Jogo. Se você ainda não leu as regras, dê uma olhada aqui. Enquanto isso... a resposta da primeira pergunta (que, obviamente, não pode mais ser respondida...)!

01. Quem disse "Elementar, meu caro Watson"?

Então que essa pergunta é mais complexa do que se imagina e eu mesma não conhecia alguns dos detalhes por trás dela. Eu sabia que a frase (que virou quase assinatura) tinha sido cunhada por William Gillette, ator americano entre os primeiros que interpretou Sherlock Holmes. Doyle mesmo nunca escreveu essas exatas palavras (como também nunca colocou Holmes de capa e chapéu como entrou para o imaginário popular... tudo culpa do Gillette!).

Ocorre que Gillette era ator de teatro e embora muita gente concorde que ele tenha sido o primeiríssimo a dizer "Elementar, meu caro Watson", não há registros exatos para que se coloque data e local para o acontecimento.


De forma que algumas pessoas creditam o ator Clive Brook, que interpretou Holmes no filme The Return of Sherlock Holmes em 1929. Só que, mesmo que descontemos a contribuição de Gillette (que veio antes de Brook) para a criação do dito, outra pessoa já tinha escrito a frase num contexto completamente diferente.

Assim, a resposta dessa pergunta tem duas variantes - ao menos até que alguém desenterre uma reprodução de Gillette que confirme oficialmente o que todos sabemos (ou não).

P. G. Wodehouse, criador de Wooster e Jeeves (que, francamente, me lembram muito Holmes e Watson), publicou, em 1915, Psmith, Journalist, e a determinada altura da ação me solta:
"I fancy," said Psmith, "that this is one of those moments when it is necessary for me to unlimber my Sherlock Holmes system. As thus. If the rent collector had been here, it is certain, I think, that Comrade Spaghetti, or whatever you said his name was, wouldn't have been. That is to say, if the rent collector had called and found no money waiting for him, surely Comrade Spaghetti would have been out in the cold night instead of under his own roof-tree. Do you follow me, Comrade Maloney?"

"That's right," said Billy Windsor. "Of course."

"Elementary, my dear Watson, elementary," murmured Psmith.

"So all we have to do is to sit here and wait."
Qual realmente é a resposta da pergunta então? Bem, em algum ponto entre 1899 (quando Gillette estreou como Sherlock no teatro) e 1915, a frase entrou para o folclore sherlockiano, a ponto de ser usada quase como uma 'referência pop' por Wodehouse. Entende-se que Gillette usou a frase em sua interpretação, contudo, a fala não está no roteiro da peça e não existem gravações das apresentações. Formalmente, portanto, Wodehouse teria sido o primeiro a usá-la.

Assim, todos que responderam que a frase foi criada no teatro e nunca apareceu numa das histórias de Doyle, ganhou um ponto. Agora, se você citou em sua resposta Wodehouse ou Gillette (porque ninguém falou dos dois juntos...), parabéns, você ganhou mais um ponto! E se você foi a primeira pessoa a responder (corretamente), ganhou mais um ponto de brinde. Se você falou que Doyle não escreveu a frase, mas associou-a a Brook ou Rathbone, serei legal e darei 0.5. Mas se você disse só Sherlock Holmes, eu sinto muito, mas não pontuou... XD

Mas não se preocupem! Estamos apenas no início do jogo! Ainda há muitas perguntas por vir e chances de aumentar seu placar. Vá hoje mesmo desenterrar seu volume de contos e comece a reler e estudar! HUAHUAHUAHUA...

Quarta-feira divulgarei a pontuação parcial do primeiro round. E também faremos o sorteio do primeiro kit de bloco e marcador feito pela Angélica, do Design by Angel. Dêem uma passada por lá, que ela também está espalhando amor pelo detetive, mostrando sua coleção particular de livros, DVD's e outros mimos que encher os olhos! Fora olhar a belezura que é o primeiro kit para ser sorteado.Acho que vou roubar para mim... XD

Lembrando que todos que responderem às perguntas dessa semana estarão concorrendo na primeira rodada de sorteios, além, claro, do Grande Prêmio Final. Fiquem ligados e entrem no jogo! Enquanto isso, vamos à segunda pergunta! Prometo que ela é consideravelmente mais fácil que a primeira.

02. O que os assassinos de "A Faixa Malhada", "A Juba do Leão" e "Estrela de Prata" têm em comum?

Lembrando que SÓ SÃO VÁLIDAS RESPOSTAS DADAS NO FORMULÁRIO, ou seja, clicando no link da pergunta acima. Quem responder nos comentários não contará participação na brincadeira.

Então, o que está esperando para responder? Lembrando que quem responde primeiro de forma correta ganha um ponto de bônus!


A Coruja


____________________________________

 

4 comentários:

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog