18 de maio de 2012

The Great (Owl) Game - Segundo Round (quarta pergunta)


E cá estamos nós para mais uma rodada de nosso Grande Jogo! Então, que a última pergunta feita no nosso jogo foi ridiculamente fácil, não é mesmo? Será que todo mundo acertou?

Lembrando que próxima quarta tem mais um sorteio. Desta feita, o kit a ser sorteado é inspirado no filme (e também pretendo roubá-lo para mim... desse jeito, não vai sobrar nada para dar de presente XD). Olha que mimo mais perfeito!


'Bora passar lá no Design by Angel para babar nas coisas lindas que essa mulher faz... e quem não ganha aqui sempre pode encomendar lá, né? ;)

E agora, vamos à resposta da última pergunta.

03. Quantos degraus há na escadaria que leva a 221B Baker Street?

A resposta está logo no início do conto A Scandal in Bohemia e é uma demonstração perfeita dos 'poderes' de Holmes - aquilo que muitos acreditam ser quase mágica não passa de saber prestar atenção aos detalhes - mais que enxergar o óbvio, é necessário ser capaz de observar.
- Você vê, mas não observa. A distinção é clara. Por exemplo, você tem visto muitas vezes os degraus que sobem do bali até este aposento.

- Freqüentemente.

- Quantas vezes?

- Bem, algumas centenas de vezes.

- Então quantos são?

- Quantos? Não sei.

- Muito bem! Você os viu. Mas não os observou. Aí está a minha vantagem. Eu sei que há dezessete degraus, porque vi e observei.
Agora, uma curiosidade... se vocês procurarem em algumas edições bem antigas das aventuras de Holmes... e, pelo que percebi, algumas edições portuguesas também... e talvez russas, considerando que a adaptação soviética da obra de Doyle também dá essa informação... podem encontrar essa conta como sendo de dez degraus.

Como li os contos no original, em inglês, sabia que eram dezessete degraus. Confirmei a conta dando uma olhada em sites sobre o museu de Baker Street e de estudos holmesianos. Todo mundo concorda que são dezessete. Não entendi de onde vieram esses dez, exceto como forma de criar o samba do crioulo doido na minha pobre cabeça...


Outra dica sobre pontuação extra... Caso alguém tivesse dado essa resposta dizendo "no original são dezessete, mas sabe-se deus porquê, algumas traduções trazem dez degraus", essa pessoa teria ganho um ponto de bônus por dar uma 'resposta mais que completa' - ou seja, por ter confrontado informações e descoberto algo que ninguém mais tinha prestado atenção.

Vocês não precisam me dar a resposta colocando figuras, citando trechos e indicando as fontes. Não é isso que vai fazer vocês ganharem mais pontos. O negócio aqui é desencavar aquela informação que ninguém mais pensou em cruzar. Deu para entender? Afinal de contas, isso é que é dar uma de Sherlock, não é verdade? Ser capaz de fazer conexões onde ninguém mais pensou em fazê-las?

Feitas todas essas considerações... quem respondeu 17 degraus levou um ponto e quem respondeu 10 degraus, leva 0,5 - porque não vou penalizar ninguém por ter uma tradução que tirou sabe deus de onde um número completamente diferente do original (mas se alguém conseguir descobrir e me explicar o porquê dessa diferença, eu agradeço).

Próxima pergunta da lista também é relativamente simples (estou dizendo isso toda vez e em seguida tirando coelho de cartola...), bastando um pouco de pesquisa histórica.

04.Em que publicação surgiu a primeira história de Sherlock Holmes e em que ano?

Atenção, isso é uma gravação... respostas só serão válidas se respondidas no formulário, clicando no link acima. Não será consideradas respostas nos comentários! Incidentalmente, uma vez que isso aconteceu na pergunta passada... LEMBREM DE COLOCAR SEUS NOMES QUANDO RESPONDEREM. Eu não tenho como adivinhar quem respondeu o quê sem fatos. FATOS, FATOS, FATOS!

E é isso. Nos vemos de novo semana que vem, com mais perguntas, mais sorteio e mais Sherlock!


A Coruja


____________________________________

 

4 comentários:

  1. Olha.... Sobre a questão da diferença de degraus da escada do 221B Baker Street eu vi uma coisa um tanto interessante...
    Eu estou vendo o primeiro episódio da série russa do Sherlock Holmes. No primeiro episódio (baseado em A Study in Scarlet) esse trecho é falado. E para minha surpresa Holmes responde que tem 10 degraus, ao invez dos 17 do original. A série, se eu ñ me engano, é de 1979. Não sei se isso seria uma pista do pq há essa diferença... Talvez na tradução russa sejam 10 degraus... Sei lá... Mas que é bizarro é.

    http://video.kylekeeton.com/2008/12/russian-video-sherlock-holmes-and-dr.html - sobre a série e onte tem o referido vídeo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu vi que na série tinha dez degraus, motivo pelo qual comentei que era possível que a tradução russa tivesse dez degraus... e como entre as pessoas que estão respondendo tem uma portuguesa, imaginei que em Portugal também há a tradução de dez degraus.

      Mas de onde vieram esses dez degraus? De algum rascunho que o Doyle escreveu? De um erro de tradução mesmo? É estranho, bizarro, não encontro explicação... só sei que tem dez e tem dezessete a depender de onde você leia...

      Excluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog