31 de dezembro de 2011

Resoluções para 2012


O que VOU fazer em 2012

  • Voltar a caminhar na praia
  • Terminar “Na sua estante” de forma satisfatória.


____________________________________

 
30 de dezembro de 2011

Retrospectiva Literária 2011




Ano passado a Angélica, do Blog Pensamento Tangencial, organizou um meme com a Retrospectiva Literária de 2010. Esse ano, ela repetiu a dose e é claro que eu não poderia deixar de participar, especialmente depois de já ter feito minha lista de Expectativas Literárias para 2012. Afinal, nada melhor que juntar à uma lista de metas, àquela com as que já foram alcançadas no ano anterior! Dá todo um novo gás para continuarmos em frente, não é mesmo?

Essas foram as perguntas desse ano:


____________________________________

 

Na sua estante: eu aceito






#100: Eu Aceito
---------------------------------------


____________________________________

 
29 de dezembro de 2011

Algumas mudanças para 2012

Sempre faço, na virada do ano, uma lista de resoluções para o ano que chega. Bem, para ser sincera, não preciso de desculpas para fazer listas (considerem o fato de que mantenho um caderno para fazer minhas listas, porque papel solto só já não estava dando conta...), mas é sempre bom ter uma justificativa para meus comportamentos obsessivos e bizarros antes que digam que sou uma alienígena disfarçada (estou lendo Protocolo Bluehand, não me culpem!).


____________________________________

 
27 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011

É clichê, eu sei disso, mas não posso deixar de observar: 2011 passou num piscar de olhos. Foi rápido, muito rápido e quase não dou conta de caber um ano inteiro nele. Muita coisa boa aconteceu, bem como alguns percalços pelo caminho...

Sendo bastante sincera, 2011 não foi um ano fácil para mim. Minhas responsabilidades aumentaram, as expectativas sobre meus ombros também e eu quase fui à lona nesse último mês... Tive que tomar algumas decisões séria e fincar o pé para fazer valer o que eu acreditava e, depois de abalar estruturas, creio que no início de 2012, as coisas tendam a melhorar, agora que o pior já passou.


____________________________________

 

Meme: Minha Meta Literária 2012



A Lu, dona do Coruja, me convidou para participar deste meme, com o que você espera ler em 2012.

ELA diz que quebrou um pouco a cabeça para ter as respostas, já eu cheguei bem perto de ter um pirepaque de tanto pensar na lista... Ao contrário dela, eu não sou uma pessoa que planeja com muita antecedência o que fazer no mês, quanto mais do ano.


Arquivado em

____________________________________

 
26 de dezembro de 2011

Clube do Livro (Dezembro) - Uma Idéia Toda Azul


Estremece a água do lago. A princesa arma o arco, retesa a corda, crava a seta de ouro no peito do cisne. Mas é do peito dela que o sangue espirra. E filete, e jorro, banhando a roupa, desfazendo a seda por onde passa, transforma seu corpo em penas, negras penas de veludo.

O dia adormece. No lago dois cisnes negros deslizam lado a lado. Brilha esquecido o arco de ouro.

A prosa quase poema da Colasanti nos faz mergulhar num mundo de contos de fadas - um mundo que nos cala fundo no coração, repleto de recordações de coisas eternas, de uma beleza inefável, difícil de traduzir nessa tentativa de resenha... Mas que uma idéia, esse livro nos deixa repletos de... repletos de sentimentos, acho que essa é a maneira mais simples de explicar. É um livro tão pequeno, mas contém tanta alma, tanta docura... e uma doçura que às vezes é agridoce, que não termina simplesmente num 'felizes para sempre', mas num sono eterno de sonhos ternos...


____________________________________

 
24 de dezembro de 2011

Feliz Natal!


Para lhes desejar um FELIZ NATAL, hoje faço minhas as palavras do poetinha, Vinícius de Moraes:

Para isso fomos feitos:
... Para lembrar e ser lembrados
Para chorar e fazer chorar
Para enterrar os nossos mortos —
Por isso temos braços longos para os adeuses
Mãos para colher o que foi dado
Dedos para cavar a terra.


Arquivado em

____________________________________

 
23 de dezembro de 2011

Na sua estante: resoluções de final de ano






#098: Resoluções de Final de Ano - Parte I
---------------------------------------


____________________________________

 
21 de dezembro de 2011

Desafio Literário 2011: Dezembro - Lançamentos || Hogfather




“All right," said Susan. "I'm not stupid. You're saying humans need... fantasies to make life bearable."

REALLY? AS IF IT WAS SOME KIND OF PINK PILL? NO. HUMANS NEED FANTASY TO BE HUMAN. TO BE THE PLACE WHERE THE FALLING ANGEL MEETS THE RISING APE.

"Tooth fairies? Hogfathers? Little—"

YES. AS PRACTICE. YOU HAVE TO START OUT LEARNING TO BELIEVE THE LITTLE LIES.

"So we can believe the big ones?"

YES. JUSTICE. MERCY. DUTY. THAT SORT OF THING.

"They're not the same at all!"

YOU THINK SO? THEN TAKE THE UNIVERSE AND GRIND IT DOWN TO THE FINEST POWDER AND SIEVE IT THROUGH THE FINEST SIEVE AND THEN SHOW ME ONE ATOM OF JUSTICE, ONE MOLECULE OF MERCY. AND YET—Death waved a hand. AND YET YOU ACT AS IF THERE IS SOME IDEAL ORDER IN THE WORLD, AS IF THERE IS SOME... SOME RIGHTNESS IN THE UNIVERSE BY WHICH IT MAY BE JUDGED.

"Yes, but people have got to believe that, or what's the point—"

MY POINT EXACTLY.


____________________________________

 
19 de dezembro de 2011

Desafio Literário 2011: Dezembro - Lançamentos || Norte & Sul

- Eu não quero ser aliviado de qualquer obrigação - disse ele, provocado pela sua maneira tranquila. - Imaginária ou não - não me questiono a respeito disso - prefiro acreditar que devo a minha própria vida à senhorita - sim - pode sorrir e pensar que é um exagero, se quiser. Eu acredito nisso, porque acrescenta um valor àquela vida para pensar... Oh, Miss Hale! - ele continuou, baixando a voz até tal intensidade terna de paixão que ela estremeceu e agitou-se diante dele - pensar em uma circunstância tão difícil, que sempre que eu me alegrar com a existência daqui para a frente, possa dizer a mim mesmo "Toda essa alegria na vida, todo esse honesto orgulho em fazer o meu trabalho no mundo, toda essa aguda consciência de existir, eu devo a ela" E isso dobra a alegria, torna brilhante o orgulho, aguça o sentido da existência até que eu mal saiba se é dor ou prazer, pensar que eu devo tudo isso a alguém... não, deve me ouvir, vai me ouvir... - disse ele, dando um passo adiante com firme determinação - devo tudo isso a alguém que eu amo, como não acredito que um homem já tenha amado uma mulher.
Normalmente leio primeiro o livro antes de partir para uma adaptação. Norte e Sul foi um daqueles casos em que fiz o caminho inverso: primeiro (e já faz algum tempo) assisti a série e só depois (muito depois) fui atrás do livro. Mais de uma vez cheguei a colocá-lo – em inglês, pois ainda não tinha saído a tradução – na minha cesta de compras. Sei lá porque motivo eu acabava tirando ele na hora de ir para o caixa; o caso é que, no começo do ano encontrei a versão bilíngue numa promoção e comprei antes que decidisse priorizar algum outro título


____________________________________

 
18 de dezembro de 2011

Meme: Minha Meta Literária 2012



A Natallie, de O Fantástico Mundo da Leitura, companheira de JASBRA e de adoração por Tolkien, me convidou para participar do meme que ela bolou para o final do ano com minhas expectativas literárias para 2012.

Quebrei um pouco a cabeça com alguma das respostas, mas no final consegui fazer tudo. Então, lá vai...


Arquivado em

____________________________________

 
16 de dezembro de 2011

Na sua estante: fim de festa






#097: Fim de Festa
---------------------------------------


____________________________________

 
15 de dezembro de 2011

Coruja Gourmet - Bode Edition: Omelete






Olá caros leitores do Coruja! Aqui é o Dé, seguindo com primeiro post oficial para este querido blog!

Quando a Lu me pediu para fazer este post, a única restrição que ela me impôs é que fosse um prato fácil de fazer e que ela mesma pudesse repetir depois, uma vez que ela se considera... inepta... em uma cozinha.

Não sei vocês, mas pelo que ela já publicou por aqui, sou forçado a discordar um pouco... Mas isso não vem ao caso, não é? Sem mais delongas, aqui segue minha primeira receita:


Arquivado em

____________________________________

 
14 de dezembro de 2011

Para ler: Soul Music




It is said that whosoever the gods wish to destroy, they first make mad. In fact, whosoever the gods wish to destroy, they first hand the equivalent of a stick with a fizzing fuse and Acme Dynamite Company written on the side. It's more interesting, and doesn't take so long.
Terry Pratchett – Soul Music


____________________________________

 
12 de dezembro de 2011

Para ler: O Ladrão de Casaca




Já vi Arsène Lupin vinte vezes, e toda vez era uma pessoa diferente, ou melhor, a mesma pessoa da qual vinte espelhos me refletiriam tantas outras imagens distorcidas, cada uma com seus olhos particulares, sua forma especial de rosto, seu gesto próprio, sua silhueta e seu temperamento.

Maurice Leblanc – O Ladrão de Casaca


Arquivado em

____________________________________

 
9 de dezembro de 2011

Na sua estante: deveras promissor






#096: Deveras Promissor
---------------------------------------


____________________________________

 
7 de dezembro de 2011

Desafio Literário 2011: Dezembro - Lançamentos || Todos os Homens são Mentirosos



Não leve a mal meus comentários: Bevilacqua não era um desses mal‑educados que sentam no sofá e depois você não consegue desgruda‑los dali nem com benzina. Ao contrário. Era uma dessas pessoas que parecem incapazes da menor grosseria, e era essa mesma qualidade que tornava tão difícil pedir a ele que fosse embora. Bevilacqua tinha uma espécie de graça natural, uma elegância simples, uma presença anônima. Magro e alto como era, movia‑se lentamente, como uma girafa. Sua voz era ao mesmo tempo rouca e tranquilizadora. Seus olhos túrgidos, latinos, eu diria, davam‑lhe um ar sonolento e se fixavam na gente de tal maneira que era impossível olhar para outro lugar quando ele falava. E quando estendia seus dedos finos, amarelos de nicotina, para segurar a manga de seu interlocutor, era preciso deixar‑se segurar, sabendo ser inútil qualquer resistência. Só na hora da despedida eu percebia que ele me fizera perder a tarde inteira.


____________________________________

 
5 de dezembro de 2011

Para ler: A Magia de Holy Wood

A realidade não é digital, algo que se liga e se desliga, mas analógica. Gradual. em outras palavras, a realidade e uma qualidade que as coisas possuem, da mesma forma como possuem, digamos, peso. Algumas pessoas são mais reais que outras, por exemplo. estima-se que existam apenas cerca de 500 pessoas reais em cada planeta, motivo pelo qual elas vivem se encontrando inesperadamente o tempo todo.

O Disco é tão irreal quanto possível e ao mesmo tempo real o suficiente para existir.

É real o suficiente para ter problemas de verdade.
Este é o último dos livros em português do Pratchett que resenho por aqui. Isso porque, depois dele, só foram lançados mais três, dos quais já falei: O Senhor da Foice, Quando as Bruxas Viajam e Os Pequenos Homens Livres.


____________________________________

 
2 de dezembro de 2011

Na sua estante: todos os caminhos levam a Roma II






#095: Todos os Caminhos Levam a Roma II (ou “o rapto de Proserpina”)
---------------------------------------


____________________________________

 
1 de dezembro de 2011

Para ler: Cranford




Em primeiro lugar, Cranford é possessão das Amazonas; todas os detentores de casas acima de um certo aluguel são mulheres. Se um casal vier a se instalar na cidade, de alguma forma o cavalheiro desaparece; ele é ou assustado até a morte por ser o único homem nos saraus de Cranford, ou ele é contado como estando em seu regimento, em seu navio, ou extremamente envolvido com negócios ao longo de toda a semana na grande cidade comercial vizinha de Drumble, distante apenas 20 milhas de trem.
Elizabeth Gaskell – Cranford


Arquivado em

____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog