31 de outubro de 2011

Para ler: Quando as Bruxas Viajam

O Disco existe bem à beira da realidade. As coisinhas sem importância conseguem atravessar para o outro lado. Portanto, no Disco, as pessoas levam as coisas a sério.

Como as histórias.

Porque histórias são importantes.

As pessoas pensam que dão forma às histórias. Na verdade, é o contrário.

As histórias existem apesar de seus participantes. Se você sabe disso, esse conhecimento é poder.

Histórias, grandes fitas vibrantes de espaço-tempo modelado, agitam-se e desenrolam-se pelo universo desde o início dos tempos. E evoluíram. As mais fracas morreram e as mais fortes sobreviveram, engordando a cada vez que eram recontadas...

Histórias, ondulando e agitando-se na escuridão.

Sua simples existência forma um desenho numa camada tênue, porém insistente, sobre o caos que é a História. As histórias deixam sulcos profundos o suficiente para as pessoas seguirem da mesma maneira que a água segue certos caminhos nas encostas das montanhas. Quando novos atores caminham pelo trajeto da história, o sulco fica mais profundo.

Essa é a teoria da causalidade da narrativa. Significa que a história, uma vez iniciada, adquire uma forma. Ela capta as vibrações de todas as suas outras versões já contadas.

Por isso a história continua se repetindo o tempo todo.

Assim, mil heróis roubaram o fogo dos deuses. Mil lobos comeram a vovozinha, e mil princesas foram beijadas. Um milhão de atores passaram, alheios, pelos trajetos da história.

Hoje é impossível para o terceiro e mais jovem filho de qualquer rei — caso ele embarque numa busca em que seus irmãos tenham fracassado — não ser bem sucedido.

As histórias não se importam com quem toma parte nelas.

O importante é que sejam contadas, que se repitam. Ou, se você preferir colocar nestes termos, as histórias são parasitas que manipulam vidas a serviço apenas de si. Somente um tipo especial de pessoa pode reagir e se tornar o bicarbonato da história.

Era uma vez...
Muito bem, já que estamos no dia das bruxas, vamos falar de bruxas! Nós já conhecemos a trindade em Estranhas Irmãs: vovó Cera do Tempo, a líder que as bruxas do Disco jamais ousariam ter; Tia Ogg, terror de todas as noras e Maigrat, a donzela mística e futura rainha de Lancre.


____________________________________

 

Meme Literário: Dia 31 - Qual o livro que você leu esse ano que mais gostou?





Dia 31 – Qual o livro que você leu esse ano que mais gostou? Fale sobre ele.

A princípio fiquei meio perdida para responder essa pergunta porque, de acordo com a minha lista (uma das milhares que faço no caderninho) já li 158 livros esse ano e vários me surpreenderam, me deixaram feliz da vida, bobinha, bobinha da silva.


Arquivado em

____________________________________

 
30 de outubro de 2011

Enfim o Bicentenário




Como todos os leitores do Coruja já sabem a essa altura, estou na organização do III Encontro Nacional da JASBRA, que comemora o bicentenário de Razão e Sensibilidade, primeiro livro publicado pela Austen. Agora, o que vocês talvez não saibam e eu também deixei passar é que hoje, exatamente hoje, dia 30 de outubro, o bendito livro foi publicado.


Arquivado em

____________________________________

 

Meme Literário: Dia 30 - Qual foi o último livro que você comprou





Dia 30 – Qual foi o último livro que você comprou? Fale sobre ele.

Matemática e Raciocínio Lógico - questões de concurso comentadas (é, pois é...). Agora, se for puramente literatura, então foi O Cemitério de Praga, que comprei em pré-venda e ainda não recebi (deve chegar por essa semana XD).


Arquivado em

____________________________________

 
29 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 29 - Quantos livros em média você costuma comprar por mês





Dia 29 – Quantos livros em média você costuma comprar por mês? Você costuma comprar livros em sebos, ou prefere as livrarias? Compra muito pela internet?

Fiz as contas dos livros que comprei esse ano, dividido pelos meses todos e cheguei ao denominador comum de cinco e uns quebrados por mês (façam as contas por si, tô até sem graça de dizer o número redondo de livros que comprei esse ano...).


____________________________________

 
28 de outubro de 2011

Na sua estante: a ruiva e o comediante/aviso aos navegantes





#088: A Ruiva e o Comediante (isso não é uma história de amor)
---------------------------------------


____________________________________

 

Meme Literário: Dia 28 - O que você faz quando encontra uma palavra que não conhece durante a leitura?





Dia 28 – O que você faz quando encontra uma palavra que não conhece durante a leitura? Para para procurar no dicionário? Anota para procurar depois? Ou tenta deduzir seu significado pelo contexto?

Normalmente deduzo o significado pelo contexto. É raro acontecer quando estou lendo em português (considere que enfrentei alguns livros bem difíceis muito cedo e sempre tive um razoável vocabulário de palavras 'difíceis') - se a princípio eu não pegar o sentido, acabo cortando ela atrás do radical e consigo ter uma boa margem de interpretação em cima disso.


____________________________________

 
27 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 27 - Você costuma fazer anotações enquanto lê?





Dia 27 – Você costuma fazer anotações enquanto lê? Se sim, onde? A ideia de fazer anotações no próprio livro lhe assusta?

Sim, especialmente se for um livro que eu esteja lendo para um dos clubes do livro de que participo. Como sou terrivelmente fresca, tenho um caderno especial exclusivo para anotações do clube do livro presencial de que faço a mediação.


____________________________________

 
26 de outubro de 2011

Para ler: O Vento nos Salgueiros

Breathless and transfixed the Mole stopped rowing as the liquid run of that glad piping broke on him like a wave, caught him up, and possessed him utterly. He saw the tears on his comrade's cheeks, and bowed his head and understood. For a space they hung there, brushed by the purple loose-strife that fringed the bank; then the clear imperious summons that marched hand-in-hand with the intoxicating melody imposed its will on Mole, and mechanically he bent to his oars again. And the light grew steadily stronger, but no birds sang as they were wont to do at the approach of dawn; and but for the heavenly music all was marvellously still.


____________________________________

 

Meme Literário: Dia 26 - Qual o maior (em número de páginas) livro que você já leu?





Dia 26 – Qual o maior (em número de páginas) livro que você já leu? Quanto tempo demorou? Fale sobre ele.

O Vade Mecum (huahuahuahua...). Ok, tirando os livros de Direito, o maior livro que já li foi a edição três em um de O Senhor dos Anéis - são pouco mais de 1200 páginas (ganha por umas cem da Bíblia...).


____________________________________

 
25 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 25 - Tem algum livro que você tenha mais de uma edição do mesmo?





Dia 25 – Tem algum livro que você tenha mais de uma edição do mesmo? Se sim, por que?

Vejamos... Tenho Jane Austen e Lewis Carrol em edições de “obras completas” em inglês e, ao mesmo tempo, possuo traduções de livros que estão nessas compilações. Não é que eu nunca tenha tido mais de uma edição de um determinado livro, mas que passo para frente (dou ou troco) quando isso acontece.


____________________________________

 
24 de outubro de 2011

Clube do Livro (Outubro) - Estranhas Irmãs

Ao contrário dos magos, que adoram uma boa e complicada hierarquia, as bruxas não se interessam tanto por uma elaboração bem estruturada do plano de carreira. Cabe a cada bruxa escolher uma menina a quem transmitir seu lugar quando morrer. As bruxas não são gregárias por natureza - pelo menos, não com outras bruxas -, e certamente não possuem líderes.

Vovó Cera do Tempo era a mais respeitada das líderes que elas não possuíam.


____________________________________

 

Meme Literário: Dia 24 - Você lê um livro por vez ou gostar de alternar a leitura em dois ou mais livros?





Dia 24 – Você lê um livro por vez ou gostar de alternar a leitura em dois ou mais livros?

Depende... normalmente eu alterno, fico com três ou quatro livros que vou lendo quase que simultaneamente... Começo por um que é muito grande para caber na bolsa, vou com outro pequeninho para qualquer momento em que precise esperar (especialmente filas), continuo com um livro mais sério, aí mudo para outro que me faço rir, no meio do caminho estou com um pesquisando um assunto do primeiro...


____________________________________

 
23 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 23 - Você costumar ler e-books? Ou prefere o bom e velho livro em papel?





Dia 23 – Você costumar ler e-books? Ou prefere o bom e velho livro em papel? Por que?

Tenho lido até bastante e-books, embora ainda prefira o livro de papel. Nada pode tirar o prazer – ao menos para viciados como eu – de segurar um livro, virar suas folhas, sentir aquele cheiro de livraria ou até espirrar com a poeira acumulado do sebo. É um pouco... mágico.


____________________________________

 
22 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 22 - Cite um ou dois livros com títulos que você acha interessante





Dia 22 – Cite um ou dois livros com títulos que você acha interessante. Você costuma escolher livros pelo título?

Acho genial o trocadilho que Pratchett faz com o título de Estarnhas Irmãs – Wyrd Sisters em inglês – que faz referência direta às bruxas que abrem cena em Macbeth. É uma das coisas que mais gosto nele: essa capacidade que ele tem de fazer mil e uma referências culturais em suas histórias; é como estar jogando palavras cruzadas.


____________________________________

 
21 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 21 - Quanto tempo em média você demora para ler um livro?





Dia 21 – Quanto tempo em média você demora para ler um livro?

Depende do tamanho do livro, mas já cheguei a uma média de pouco mais de quatrocentas páginas num dia. Quando um livro realmente me prende a atenção, não consigo largar dele e isso não é modo de falar. Já levei muita bronca da mãe por ir para a mesa com o nariz enfiado num livro e tenho uma coleção de hematomas que são resultado de sair me enfiando em portas e paredes porque estou ocupada demais para ver o que está na minha frente.


____________________________________

 

Na sua estante: o convite





#087: O Convite
---------------------------------------


____________________________________

 
20 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 20 - Você gosta de poesias?





Dia 20 – Você gosta de poesias? Qual o seu poeta ou poema favorito?

Não sou uma fã devota, do tipo que procura livros do tipo e sabe todos os favoritos de cor (apesar do fato de que sou capaz de me lembrar de memória de trechos dos meus favoritos), mas gosto sim. Curiosamente, meus favoritos são poetas que, a princípio, não parecem seguir a fórmula do ourives, na confissão de fé de Bilac – posso citar de imediato Drummond, Vinícius e Bandeira.


____________________________________

 
19 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 19 - Qual é o livro que você leu, gostou e recomenda para todo mundo ler também?





Dia 19 – Qual é o livro que você leu, gostou e recomenda para todo mundo ler também?

São dois e já falei tanto deles para todo mundo ouvir (inclusive aqui no blog) que vocês poderiam responder essa pergunta por mim...


____________________________________

 

Para ler: Tongues of Serpents

THERE WERE FEW STREETS in the main port of Sydney which deserved the name, besides the one main thoroughfare, and even that bare packed dirt, lined only with a handful of small and wretched buildings that formed all the permanence of the colony. Tharkay turned off from this and led the way down a cramped, irregularly arranged alley-way between two wooden-slat buildings to a courtyard full of men drinking, in surly attitudes, under no roof but a tarpaulin.

Along one side of the courtyard, the further from the kitchens, the convicts sat in their drab and faded duck trousers, dusty from the fields and quarries and weighted down with fatigue; along the other, small parties of men from the New South Wales Corps watched with candidly unfriendly faces as Laurence and his companions seated themselves at a small table near the edge of the establishment.


____________________________________

 
18 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 18 - Você lê livros que não são para sua idade?





Dia 18 – Você lê livros que não são para sua idade? Como livros infanto-juvenis ou YA para quem é adulto, ou livros adultos para quem é adolescente.

Acho isso muito relativo. Quem é que determina que um livro não é para a minha idade? Por que tenho de me prender a rótulos?


____________________________________

 
17 de outubro de 2011

Para ler: Guardas! Guardas!

- Acredito que você considera a vida um problema porque você pensa que existem as pessoas boas e as pessoas más - começou o homem. - Você está errado, é claro. Existem, sempre e apenas, as pessoas más, mas algumas delas estão em lado opostos.

Ele apontou para a cidade com a mão magra e andou até a janela.

- Um grande mar ondulado do mal - disse, quase como um proprietário. - Mais raso em alguns lugares, é claro, e mais profundo, oh, tão mais profundo em outros. Mas as pessoas como você gostam de fazer pequenas jangadas de regras e boas intenções vagas e dizer: isto é o oposto, isto vai triunfar no fim. Impressionante! - Ele deu um tapa agradável nas costas de Vimes.- Lá embaixo - continuou - há pessoas que seguirão qualquer dragão, adorarão qualquer deus, ignorarão qualquer iniqüidade. Tudo por causa de uma espécie de tédio, deficiência cotidiana. Não a verdadeira repugnância criativa dos grandes pecadores, mas uma espécie de escuridão da alma produzida em massa. Um pecado, pode-se dizer, sem nenhum sinal de originalidade. Eles aceitam o mal. Não porque dizem sim, mas porque não dizem não. Desculpe-me se isso o ofende - acrescentou, dando um tapinha no ombro do capitão -, mas vocês realmente precisam de nós.

- Sim, senhor? - disse Vimes, calmamente.

- Ah, sim. Nós somos os únicos que sabem fazer as coisas funcionar. Sabe, a única coisa que as pessoas boas fazem bem é combater as pessoas más. E você é bom nisso, sou obrigado a admitir. Mas o problema é que isso é a única coisa que você faz bem. Um dia tocam-se os sinos e derruba-se um tirano cruel, e no dia seguinte todos estão reclamando porque, desde que o tirano foi derrubado, ninguém mais recolhe o lixo. Porque as pessoas más sabem planejar. Faz parte da definição, pode-se dizer. Todo tirano do mal possui um plano para dominar o mundo. As pessoas boas parecem não levar jeito.
Por muito, muito tempo, Guardas! Guardas! foi meu livro favorito da série... até esse ano, quando ele foi desbancado por Small Gods que é, do início ao fim, um exercício em genialidade. Mas, bem, sejamos sinceros: há algum livro do Pratchett em que ao fim e a cabo, ele não tenha se mostrado um mestre naquilo que faz?


____________________________________

 

Meme Literário: Dia 17 - Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando





Dia 17 – Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando. Fale sobre ele.

Reckless, sem dúvida alguma. Foi a maior decepção do ano.


____________________________________

 
16 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 16 - Cite um livro que você achou que não iria gostar e acabou adorando





Dia 16 – Cite um livro que você achou que não iria gostar e acabou adorando. Fale sobre ele.

O último caso desse tipo foi Austenland. Não dava absolutamente nada por ele; só li porque estava na minha lista para resenhas do JASBRA. Meu preconceito (e orgulho) se devia a dois motivos: a história parecia muito bobinha e um filme está sendo rodado inspirado nele – e Stephanie Meyer está na produção.


____________________________________

 
15 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 15 - Qual é o seu vilão literário favorito?


Dia 15 – Qual é o seu vilão literário favorito? Por que?

Cara, essa é difícil, há vários que me vêm à mente agora, mas três, em especial, se destacam na minha lista. Curiosamente, os três estão relacionados porque, de certa forma, serviram de inspiração uns para os outros ou têm a mesma base mitológica.


____________________________________

 

Coruja Gourmet: Creme de Milho


A receita de hoje é um clássico de mamãe e um dos segredos de seu sucesso. Não importa o dia ou a hora que você chegar lá em casa, vai encontrar servida uma mesa deliciosa em menos tempo do que leva bater um dedo de prosa. De acordo com Dona Mãe, o creme de milho verde é perfeito para quando chegam desavisados em sua casa porque ele é muito simples e rápido de fazer e fica bonitão na mesa.


Arquivado em

____________________________________

 
14 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 14 - Se você pudesse fazer uma pergunta para o seu escritor preferido, qual seria o escritor e qual seria a pergunta?



Dia 14 – Se você pudesse fazer uma pergunta para o seu escritor preferido (vivo ou morto), qual seria o escritor e qual seria a pergunta?

The author can always delve into his own personality and find aspects of himself with which he can dress his characters. If you pushed me I would say that ever since I stood up and talked about my Alzheimer’s I have been a public figure; I visited Downing Street twice, wrote angry letters to the Times, got into debates in the House of Commons, and generally became a geezer to the extent that I sit here sometimes bewildered and think to myself, “Actually, your job is to sit here writing another book. Changing the world is for other people...” and then I come back to myself with, “No it isn’t!” And so, bearing in mind that these days, people call a kid from the council houses “Sir” allows me to create a mindset for Vimes.

Terry Pratchett (salve, salve) seria meu “entrevistado”. Além de ser apaixonada por suas histórias, acho ele um ser humano incrível, admirável em sua coragem, em seu trato com a vida e as pessoas.


Arquivado em

____________________________________

 

Na sua estante: conjunções astrais propícias





#086: Conjunções Astrais Propícias
---------------------------------------


____________________________________

 
13 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 13 - Se você pudesse trocar de lugar com o personagem de um livro, qual seria?





Dia 13 – Se você pudesse trocar de lugar com o personagem de um livro, qual seria? Que história dessa personagem você gostaria de viver?

Tiffany Aching, da série Discworld, do Terry Pratchett. Eu adoooooooro a Tiffany, especialmente no primeiro livro em que ela aparece; Os Pequenos Homens Livres, quando, armada de uma frigideira, ela parte para a Terra das Fadas a fim de resgatar o irmão.


Arquivado em

____________________________________

 
12 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 12 - Se você pudesse conhecer um lugar/mundo que só existe nos livros, qual seria?





Dia 12 – Se você pudesse conhecer um lugar/mundo que só existe nos livros, qual seria? Por que?

Não preciso pensar muito nessa... é só pensar no desejo que tenho desde criança de conhecer a Grécia.


____________________________________

 
11 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 11 - Cite um livro que fez você rir





Dia 11 – Cite um livro que fez você rir. Fale um pouco sobre ele.

Tem muitos... sou do tipo que me envolvo completamente com a leitura – choro de soluçar ou dou altas gargalhadas, sem me importar muito com eventuais olhares de soslaio – especialmente de D. Mãe, que às vezes jura que vai ter de internar a filha...


____________________________________

 
10 de outubro de 2011

Desafio Literário 2011: Outubro - Nobel de Literatura || The Mark of the Beast



Your Gods and my Gods - do you or I know which are the stronger?
Quando ouvi falar nessa história pela primeira vez, foi como um livro-marco na ficção fantástica – e ele caiu dentro da minha pesquisa acerca dos mestres da fantasia antes de Tolkien. Só me dei conta de que The Mark of the Beast não se tratava de um romance, mas sim um conto, quando fui procurá-lo no Project Gutenberg – afinal de contas, Kipling já caiu no domínio público.


____________________________________

 

Meme Literário: Dia 10 - Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?





Dia 10 – Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?

Oh céus, essa é uma pergunta difícil... tenho uma lista com exatos 50 títulos que anda na minha bolsa direto... e tem outros tantos na lista do skoob...


Arquivado em

____________________________________

 
9 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 09 - Você costuma ficar com todos os livros que compra?





Dia 09 – Você costuma ficar com todos os livros que compra? O que faz com aqueles que não gosta? Troca? Dá? Fica?

Na maioria, sim. Embora eu não possa ver uma promoção de livros que já estou querendo ver os próximos da minha lista para encomendar, não sou uma compradora compulsiva (ahan...) que pega só de olhar a capa.


____________________________________

 
8 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 08 - Quantos livros você tem?





Dia 08 – Quantos livros você tem? Qual o autor que você tem mais livros? Fale um pouco sobre isso.

Olha, eu não tenho certeza se fiz a conta certo, porque tem livro saindo pelo ralo aqui em casa - em todos os quartos, em vários armários, em muitas gavetas. Mas, passando uma vista de olhos pelo que estava visível, contei, inicialmente, 738. Aí depois me lembrei de que tinha uns livros mais antigos, os que ganhei de Dona Etelvina, "Clássicos da Juventude" num armário separado e a conta subiu arredondando para 750.


____________________________________

 
7 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 07 - Você costuma emprestar ou pegar livros emprestados?





Dia 07 – Você costuma emprestar ou pegar livros emprestados? Sim? Não? Por que?

Sim, para ambos os casos. Se eu fosse comprar todos os livros em que deito o olho gordo, primeiro que não fazia outra coisa da vida além de ler, segundo que ia à falência. Uma das minhas tristezas na vida é o fato de que não há bibliotecas próximo de onde moro. A Biblioteca do Estado fica muito longe e acaba ficando muito fora de mão para mim.


____________________________________

 

Na sua estante: em busca do banheiro perdido





#085: Em Busca do Banheiro Perdido (ou ‘meu reino por uma privada’)
---------------------------------------


____________________________________

 
6 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 06 - Quem (ou o quê) inspirou seu amor por livros?





Dia 06 – Quem (ou o quê) inspirou seu amor por livros? Conte como foi.

Duas pessoas em conjunto e tenho a impressão que já contei essa história antes. A primeira foi D. Mãe, que desde antes de eu nascer já colecionava livros que eu precisaria no vestibular (concordemos todos que ela é uma pessoa previdente e SABE pensar no futuro...). Depois que nasci, ela começou a comprar livros para criança e um autor foi muito importante para mim: o mestre Monteiro Lobato.


____________________________________

 
5 de outubro de 2011

J. R. R. Tolkien – Parte V: O Senhor da Fantasia

O sinal de uma boa história de fadas, do tipo mais elevado ou mais completo, é que, não importa quão desvairados sejam seus eventos, quão fantásticas ou terríveis as aventuras, ela pode proporcionar à criança ou ao adulto que a escuta, quando chega a “virada”, uma suspensão de fôlego, um batimento e ânimo no coração, próximos às lágrimas (ou de fato acompanhados por elas), tão penetrantes como aqueles dados por qualquer forma de arte literária, e com uma qualidade peculiar.

J. R. R. Tolkien – Sobre Histórias de Fadas
Já resenhei aqui no coruja alguns dos livros de Tolkien fora do ciclo da Terra-Média: O Cartas do Pai Natal, com as correspondências e ilustrações que Tolkien enviou para seus filhos pela época das festas natalinas; Tales from the Perilous Realms, que compreende os contos Roverandom, Mestre Gil de Ham, O Ferreiro de Wotton Major, A Folha de Niggle, bem como a série de poemas que compõem As Aventuras de Tom Bombadil e o ensaio Sobre Histórias de Fadas.


____________________________________

 

Meme Literário: Dia 05 - Você costuma abandonar a leitura de um livro?





Dia 05 – Você costuma abandonar a leitura de um livro? Você está no meio da leitura de um livro, só que está odiando. É chato, sem graça, mal escrito… O que faz? Larga-o na mesma hora ou persiste até o final?

Sou uma pessoa teimosa, cabeça-dura, mula empacada, que não gosta de dar o braço a torcer – especialmente não para um livro. O que me lembra uma história que minha mãe costuma contar sobre um conhecido dela lá no interior.


____________________________________

 
4 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 04 - Onde você gosta de ler?




Dia 04 – Onde você gosta de ler? No sofá? Na cama? No ônibus? O lugar onde você costuma ler é o lugar onde você gosta de ler?

Não se trata tanto de um lugar, mas de uma posição: tenho mania de ler deitada – o que está começando a se refletir na minha coluna... Em geral, vou amontoando travesseiros na cama ou almofadas no sofá e depois me esparramo em cima.


____________________________________

 
3 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 03 - Você lê resenhas de livros?



Dia 03 – Você lê resenhas de livros? Elas influenciam na escolha de um livro? Ou na opinião que você tinha sobre um livro lido?

Muitas. Acompanho vários blogs especializados em resenhas – tanto brasileiros quando do exterior – e eles influenciam bastante na hora de colocar um livro na minha lista de “futuras leituras”. Alguns artigos particularmente inspiradores ou polêmicos já me fizeram voltar atrás para reler um livro e tentar entender o que levou tal fulano àquela interpretação.


Arquivado em

____________________________________

 

Desafio Literário 2011: Outubro - Nobel de Literatura || Pigmaleão



HIGGINS: Eu apavorei ela? Eu? Bobagem! Deixei-a noite passada, como sempre recomendando que apagasse as luzes e até dei boa noite. Pois, em vez de ir para a cama, ela trocou de roupa e desapareceu; a cama nem estava mexida. Hoje de manhã, antes das sete, voltou com um táxi pra apanhar as suas coisas; e aquela idiota da madame Pearce entregou tudo sem nem me dizer nada. O que é que eu devo fazer?

SRA. HIGGINS: Se acostumar a viver sem ela, acho. A moça tem direito de ir para onde quiser; não é sua escrava.

HIGGINS:
(Caminhando sem rumo pela sala.) Mas eu não encontro mais nada. Não sei nem mais meus compromissos. Ela me deixou sem... (Pickering entra. A senhora Higgings larga a caneta e se vira de costas para a escrivaninha)

PICKERING:
(Aperta-lhe a mão.) Bom dia, senhora Higgins. Henry já lhe contou? (Senta-se na otomona.)

HIGGINS: O que é que disse a beata desse delegado? Você ofereceu um prêmio a quem a encontrar?

SRA. HIGGINS:
(Levantando-se com indignado espanto.) Não vai me dizer que você colocou a polícia atrás de Eliza?!?

HIGGINS: Claro! Pra que é que serve a polícia? Tínhamos alguma outra coisa a fazer?
(Senta-se na cadeira elisabetana.)

PICKERING: O delegado colocou uma porção de dificuldades. Acho que ele suspeita de nossas intenções com a moça.

SRA. HIGGINS: Claro que tem de suspeitar. Que direito vocês têm de ir à polícia e dar o nome da moça como se ela fosse uma ladra, ou um guarda-chuva esquecido, ou sei lá o quê? Sinceramente!
(Senta-se de novo, profundamente envergonhada.)


____________________________________

 
2 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 02 - Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá?





Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.

O último livro que terminei de ler foi Aprendi com Jane Austen, de William Deresiewicz e faz parte da minha lista para resenhar no blog do JASBRA. Comprei ele na Bienal e tive de me segurar muito para não passá-lo na frente dos outros que já estava terminando.


____________________________________

 
1 de outubro de 2011

Para ler: Lost in Austen



Você amaldiçoa suas estrelas sem sorte. Elas não apreciam ser amaldiçoadas. Você perde 10 pontos de Fortuna. Quando você vai aprender?
Ok, então, antes que possamos começar qualquer coisa, se você assistiu a minissérie Lost in Austen e tem esperanças de encontrar na resenha de hoje mais da Amanda entre os Bennet e Lizzie no século XXI, tire seu cavalinho da chuva ou amargará uma enorme decepção. Eu sabia exatamente no que estava me metendo quando comecei essa leitura, de forma que me diverti imensamente, mas se te venderam o livro por causa da série, sinto muito te dizer que fostes vítima de propaganda enganosa.

Feita essa recomendação, prossigamos rumo à mascarada.


____________________________________

 

Meme Literário: Dia 01 – Que livro que você está lendo?





Dia 01 – Que livro que você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?

Eu estou lendo , de Bruno Bettelheim. É um livro que analisa os contos de fadas em sua importância para o desenvolvimento infantil, interpretando situações e objetos clichês desse tipo de narrativa sob o ponto de vista de teorias psicológicas.


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog