31 de agosto de 2011

BlogDay 2011




O que é o BlogDay?
BlogDay foi criado na convicção de que os bloggers deverão ter um dia dedicado ao conhecimento de novos blogs, de outros países ou áreas de interesse. Nesse dia os bloggers recomendarão novos blogs aos seus visitantes.


Arquivado em

____________________________________

 

Para ler: A Princesa e o Goblin

Era uma vez uma pequena princesa cujo pai foi rei de um grande país cheio de montanhas e vales. Seu palácio foi construído sobre uma das montanhas, e era muito grande e belo. A princesa, cujo nome era Irene, nasceu lá, mas foi enviada logo após seu nascimento - porque sua mãe não era muito forte -, para ser educada por pessoas do campo em uma grande casa, metade castelo, metade fazenda, no lado de outra montanha, a meio caminho entre a sua base e seu pico.

A princesa era uma criaturinha doce, e no momento em que minha história começa tinha cerca de oito anos, eu acho, mas ela ficou mais velha muito rápido. Seu rosto era claro e belo, com olhos como dois pedaços de céu à noite, cada um com uma estrela dissolvida no azul. Aqueles olhos você pensaria saber que tinham vindo de lá, muitas eram as vezes em que eles se voltavam nessa direção. O teto de seu quarto era azul, com estrelas no meio dele, como se o céu pudessem reproduzir. Mas eu duvido que alguma vez ela tenha visto o céu com as estrelas de verdade nele, por uma razão que é melhor eu falar de uma vez.


____________________________________

 
30 de agosto de 2011

Ilustrações de Forget-me-not pela Dani




A Dani, minha super-mega-hiper-talentosa ilustradora fez desenhos para todos os capítulos de Forget-me-not com todos os personagens principais da história. Sei que alguns de vocês não leram, mas ainda assim, vale à pena babar nos desenhos da Dani: eles não apenas são cheios de detalhes incríveis como nos emocionam, contam uma história por si mesmos.


____________________________________

 
29 de agosto de 2011

Clube do Livro (Agosto) - O Cão dos Baskervilles



A lua estava brilhando clara sobre a terra desbravada, e lá no centro jazia a infeliz moça onde havia caído, morta de medo e fadiga. Mas não foi a visão do corpo dela, nem tampouco a do corpo de Hugo Baskerville que jazia perto dela, que arrepiou os cabelos desses três fanfarrões temerários, mas sim o fato de, de pé sobre Hugo e estraçalhando a sua garganta. estar uma coisa hedionda. um animal grande e preto com a forma de um cão, porém maior do que qualquer cão que olhos mortais jamais tenham visto. E enquanto eles estavam olhando a coisa arrancou um pedaço da garganta de Hugo Baskerville. diante do que. quando esta voltou seus olhos em chamas e mandíbulas gotejantes para eles, os três soltaram gritos agudos de medo e fugiram à rédea solta, ainda gritando, pela charneca. Um deles, dizem, morreu naquela mesma noite pelo que havia visto, e os outros dois não foram senão homens alquebrados pelo resto de suas vidas.
Arthur Conan Doyle – O Cão dos Baskervilles


____________________________________

 
26 de agosto de 2011

Na sua estante: amor





#079: Amor
---------------------------------------


____________________________________

 
24 de agosto de 2011

Por Dentro da Cabeça da Autora: Receita de Conto de Fadas




Tenho um interesse especial em contos de fadas – e não é de hoje. Gosto da estrutura deles, da forma como sua linguagem parece musicada, do diálogo desses contos com a cultura do local onde se originam, da temporária suspensão das leis do ‘mundo real’, da forma como uma camada de beleza e magia esconde sombras e decadência.


____________________________________

 
22 de agosto de 2011

Desafio Literário 2011: Agosto - Clássico da literatura brasileira || O Juiz de Paz na Roça



ESCRIVÃO, lendo - Diz João de SAMPAIO que, sendo ele "senhor absoluto de um leitão que teve a porca mais velha da casa, aconteceu que o dito acima referido leitão furasse a cerca do Sr. TOMÁS pela parte de trás, e com a sem-cerimônia que tem todo o porco, fossasse a horta do mesmo senhor. Vou a respeito de dizer, Sr. JUIZ, que o leitão, carece agora advertir, não tem culpa, porque nunca vi um porco pensar como um cão, que é outra qualidade de alimária e que pensa às vezes como um homem. Para V.S.ª não pensar que minto, lhe conto uma história: a minha cadela Tróia, aquela mesma que escapou de morder a V.S.ª naquela noite, depois que lhe dei uma tunda nunca mais comeu na cuia com os pequenos. Mas vou a respeito de dizer que o Sr. TOMÁS não tem razão em querer ficar com o leitão só porque comeu três ou quatro cabeças de nabo. Assim, peço a V.S.ª que mande entregar-me o leitão. E.R.M."

JUIZ - É verdade, Sr. TOMÁS, o que o Sr. SAMPAIO diz?

TOMÁS - É verdade que o leitão era dele, porém agora é meu.

SAMPAIO - Mas se era meu, e o senhor nem mo comprou, nem eu lho dei, como pode ser seu?

TOMÁS - É meu, tenho dito.


____________________________________

 
19 de agosto de 2011

Na sua estante: e aí você acorda no meio da noite e...





#078: E aí você acorda no meio da noite e...
---------------------------------------


____________________________________

 
16 de agosto de 2011

Coruja Gourmet: Torta de Morango


Hoje vamos experimentar uma de minhas receitas favoritas, aproveitando que estamos no inverno, e é a temporada dos morangos!


Arquivado em

____________________________________

 
15 de agosto de 2011

Desafio Literário 2011: Agosto - Clássico da literatura brasileira || A Luneta Mágica



Chamo-me Simplício e tenho condições naturais ainda mais tristes do que o meu nome.

Nasci sob a influência de uma estrela maligna, nasci marcado com o selo do infortúnio.

Sou míope; pior do que isso, duplamente míope, míope física e moralmente.

Miopia física: — a duas polegadas de distância dos olhos não distingo um girassol de uma violeta.

E por isso ando na cidade e não vejo as casas.

Miopia moral: — sou sempre escravo das idéias dos outros; porque nunca pude ajustar duas idéias minhas.


____________________________________

 
12 de agosto de 2011

Top 100 livros de fantasia e ficção científica

O site americano NPR organizou essa ano uma votação, com indicações dos leitores, dos cem maiores livros de fantasia e ficção fantástica já escritos. Mais de cinco mil pessoas participaram das indicações, e sessenta mil (incluindo eu mesma, hehehe...) votaram.

Ontem saiu o resultado final, que mistura clássicos e contemporâneos e é extremamente eclética. Traduzi a lista para vocês enquanto observava quais livros já tinha lido ou estavam na minha lista de livros para ler.


____________________________________

 

Na sua estante: Hospital





#077: Hospital
---------------------------------------


____________________________________

 
9 de agosto de 2011

E falta um mês para eu fazer um quarto de século...




Bem, bem, bem... considerando que falta exatamente um mês para meu aniversário, essa é a hora de fazer minha listinha de presentes felizes para que pessoas que queiram me dar presente possam ter opções das quais escolher.


Arquivado em

____________________________________

 
8 de agosto de 2011

Desafio Literário 2011: Agosto - Clássico da literatura brasileira || A Alma Encantadora das Ruas



Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza toda íntima não vos seria revelado por mim se não julgasse, e razões não tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado é partilhado por todos vós. Nós somos irmãos, nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, não porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polícia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. É este mesmo o sentimento imperturbável e indissolúvel, o único que, como a própria vida, resiste às idades e às épocas. Tudo se transforma, tudo varia — o amor, o ódio, o egoísmo. Hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia, Os séculos passam, deslizam, levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis. Só persiste e fica, legado das gerações cada vez maior, o amor da rua.
Ganhei esse livro de presente no ano passado, no mesmo pacote em que veio O Queijo e os Vermes. Não toquei nele, por pura falta de tempo, até sair a lista de temas do Desafio Literário 2011 e eu saí caçando pelas minhas prateleiras o que eu tinha que ainda não lera e que cabia dentro das categorias para poder organizar minha cronologia de leituras do ano.


____________________________________

 
5 de agosto de 2011

Na sua estante: Prioridades/Esqueceram de Mim





#075: Prioridades
---------------------------------------


____________________________________

 
3 de agosto de 2011

Forget-me-not - Capítulo 08



A Coruja


Arquivado em

____________________________________

 
1 de agosto de 2011

Para ler: Austenland



A música começara, os casais iniciando os movimentos, mas Mr. Nobley fez uma pausa para segurar o braço de Jane e sussurrar, “Jane Erstwhile, se eu nunca mais tivesse de falar com outro ser humano além de você, eu morreria um homem feliz. Gostaria que essas pessoas, a música, a comida e todas as bobagens desaparecessem e nos deixassem sozinhos. Eu nunca canso de observá-la ou escutá-la.” Ele respirou. “Pronto. Este cumprimento foi de propósito. Eu juro que nunca irei cumprimentá-la à toa novamente”.

A boca de Jane estava seca. Tudo o que ela conseguiu dizer em resposta foi: “Mas... mas certamente você não considera banir toda a comida.”

Ele considerou aquilo para então concordar com a cabeça. “Certo. A comida fica. Faremos um piquenique.”

Shannon Hale – Austenland


____________________________________

 

Para ler: O Oitavo Mago

HOUVE UM HOMEM, E ELE TEVE OITO filhos. Fora isso, não passou de uma vírgula na página da História. E triste, mas é tudo que se pode dizer de algumas pessoas.

O oitavo filho, por sua vez, cresceu, casou-se e teve oito filhos, e, como existe apenas uma profissão apropriada ao oitavo filho de um oitavo filho, ele se tornou um mago. E tornou-se sábio e poderoso, ou pelo menos poderoso, e usava um chapéu pontudo e tudo terminaria aí...

Deveria ter terminado aí...

Mas, contra a Doutrina da Magia e certamente contra toda a razão — salvo as razões do coração, que são cálidas, confusas e, bem, nada razoáveis — , ele abandonou o círculo de magia, apaixonou— se e se casou, não necessariamente nessa ordem.

E teve sete filhos, cada qual, desde o berço, tão poderoso quanto qualquer mago do mundo.

Então, ele teve o oitavo filho...

Mago ao quadrado. Fonte de magia.

Um fonticeiro.
Perdi a conta em alguma resenha lá atrás... Em que livro estou mesmo? *contando nos dedos* Acho que é o quinto. Tenho quase certeza que é o quinto. Tenho a lista em algum lugar na minha escrivaninha. Bem, não importa muito a ordem...


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog