3 de outubro de 2011

Meme Literário: Dia 03 - Você lê resenhas de livros?



Dia 03 – Você lê resenhas de livros? Elas influenciam na escolha de um livro? Ou na opinião que você tinha sobre um livro lido?

Muitas. Acompanho vários blogs especializados em resenhas – tanto brasileiros quando do exterior – e eles influenciam bastante na hora de colocar um livro na minha lista de “futuras leituras”. Alguns artigos particularmente inspiradores ou polêmicos já me fizeram voltar atrás para reler um livro e tentar entender o que levou tal fulano àquela interpretação.


Não vou dizer que abro mão dos meus pontos de vista fácil, mas posso aceitar uma boa argumentação. Em geral, contudo, as pessoas tendem a seguir outros com gostos pessoas parecidos com os seus, e eu não sou exceção.

Há sites de referência que utilizo para tudo e blogs que acompanho pela questão de poder estabelecer um diálogo de pontos de vista com os donos deles.

É curioso porque já percebi que 'lá fora', essa blogosfera literária meio que se divide em nichos, é bastante... especializada. Aqui não, você acha de tudo um pouco no mesmo lugar - drama, romance, fantasia, policial... tudo junto e misturado.

Essa especialização tem suas desvantagens e vantagens. Por um lado, quando você se concentra apenas num segmento - ficção fantástica, por exemplo (e muitos dos blogs que sigo em inglês são focados nesse gênero), você tende a ser mais preparado para argumentar sobre aquela questão, para traçar comparativos e históricos. Por outro, você acaba como quem usa viseira de burro - só sabe aquilo e não tem nem noção do fantástico mundo que existe... em outros mundos.

Já disse milhares de vezes que gosto de tudo um pouco em termos de literatura. Depende muito do meu humor, dos níveis de hormônios no sangue... Tem dias que você precisa de um livro cheio de sangue para poder descontar aquela sua vontade de matar alguém; e tem outros em que água com açúcar é o melhor remédio.

Seja como for, acho que fugi ao tema... Do que estávamos falando mesmo?



A Coruja


Arquivado em

____________________________________

 

4 comentários:

  1. Concordo com vc sobre a "viseira de burro", acredito que temos sim que ler de tudo um pouco. Mas sempre temos um tipo de literatura que mais nos agrada, mas o ser eclético literariamente é muito importante!

    ResponderExcluir
  2. "aquela vontade de matar alguém..." Você é ótima mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Lulu, acredito que ler tem relação com a maneira com a qual nos sentimos. Uma vez que sou um poço de sentimentos e que eles vivem mudando não consigo nunca me ater a um único gênero. Sou fã de fantasia, mas leio de tudo.

    ResponderExcluir
  4. Exatamente! Tem coisa mais chata que gente monotemática? O bom da literatura é percorrer várias estantes, ler livros de vários estilos e assuntos, e nossos blogs refletem isso. Lemos de tudo e resenhamos livros de vários assuntos diferentes. Por isso gostei tanto da ideia do Desafio Literário da Vivi; pena que este ano não pude participar...

    Beijos!

    ResponderExcluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog