26 de fevereiro de 2010

Novo projeto: Na sua estante


Estou quase pulando aqui na cadeira enquanto me preparo para fazer um anúncio. Adoro fazer anúncios. Especialmente quando eles se relacionam a novos projetos. Adoro novos projetos.

E não estou fazendo sentido de novo... Pff... Vamos começar do começo, certo?


____________________________________

 
25 de fevereiro de 2010

Direito ao Esquecimento


Já faz alguns dias que eu venho acompanhando o caso do blog Não gosto de plágio, e querendo escrever sobre o assunto aqui no Coruja. Por um motivo ou por outro, tive que adiar um pouco a publicação, uma vez que queria ver se encontrar mais informações... mas, enfim, estamos aqui.


Arquivado em

____________________________________

 
24 de fevereiro de 2010

Para assistir: Alice





Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, é provavelmente um dos livros infantis mais populares de todos os tempos, tendo rendido milhares e milhares de adaptações em todos os tipos de mídia, em releituras dramáticas, sanguinolentas ou absolutamente cômicas.


____________________________________

 
23 de fevereiro de 2010

Ah, família...


Estava eu no meu quarto, pesquisando sobre como formar associações de pesquisa científica - meu irmão me "contratou" como "acessoria jurídica" para fazer um estatuto (ainda não tenho certeza do que pensar sobre o assunto...), quando chega minha mãe:

"Era sua madrinha no telefone. Ela disse que encontrou seu blog. Foi pesquisar sobre Mirandiba na internet e acabou indo parar lá. Disse que de agora em diante vai acompanhar o que você escreve".


Arquivado em

____________________________________

 
22 de fevereiro de 2010

Bits and pieces - voltando aos pequenos e sugestivos fragmentos...





Estou quase dormindo em pé... uhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...

Ok, aproveitemos enquanto ainda tenho algum fio de consciência... Quando comecei a escrever esses mini-fragmentos de futuras, passadas e presentes histórias, foi porque estava sem inspiração e eles me ajudaram a sair do poço negro sem fundo da falta de idéias...


____________________________________

 
21 de fevereiro de 2010

Anedotas judiciárias


Revisitando o tema do post anterior, sobre fatos reais que mais parecem ficção, anedota, conto de carochinha, hoje lhe conto três histórias ocorridas (ou contada, no primeiro caso) nos meus tempos de estagiária da promotoria de justiça.

Sem nomes ou quaisquer meios de identificação das pessoas envolvidas, é claro. E, se você tem estômago fraco ou é um puritano, por favor, volte no próximo post.


____________________________________

 
19 de fevereiro de 2010

Notícias Populares: E você não chama isso de ficção???


Notícias do mundo...

Mais de vinte anos após os argentinos levarem uma surra dos ingleses por causa das ovelhas das Falklands – ou Malvinas, na opinião dos ditadores militares argentinos, que achavam que ganhar as ovelhas asseguraria uma população mais feliz, que então pararia de reclamar da crise econômica – os ânimos voltam a se acirrar.

Vão explorar petróleo. O que será das ovelhas?


____________________________________

 

Deus e o Diabo na Terra do Sol





“Talvez a graça permita que algo de bom nos venha daquilo que foi criado pelo mal.”Thomas Mann

De todos os trabalhos que fiz na faculdade de direito, aquele com que mais me diverti foi um trabalho de teoria dos contratos, e que tínhamos de analisar a questão dos contratos de adesão e cláusulas abusivas à luz do Fausto de Goethe.


____________________________________

 
16 de fevereiro de 2010

Dias de Carnaval


Passei quase que todo meu carnaval com o nariz enfiado em livros... Na verdade, a família toda teve um carnaval bastante “intelectual” esse ano, uma vez que, ao chegarmos em Gravatá, a televisão não queria pegar...

Estou, contudo, me adiantando – não pela primeira e, certamente, não pela última vez. Pois é, eu tenho esse problema de querer começar a contar a história pelo meio... os capítulos iniciais, para mim, sempre são os mais difíceis de escrever.


Arquivado em

____________________________________

 
12 de fevereiro de 2010

Prosa & Poesia (Especial dia dos namorados) - Parte VIII: Mas é Carnaval...


A idéia era terminar com Shakespeare... mas aí eu não sabia quem colocar ontem, então deixei a última escolha para hoje.

Pensei em Bilac, ainda que deteste os parnasianos: "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo / Perdeste o senso!". Depois pensei com meus botões: Camões! "Amar é fogo que arde sem se ver / É ferida que dói e não se sente..."


Arquivado em

____________________________________

 
10 de fevereiro de 2010

Prosa & Poesia (Especial dia dos namorados) - Parte VII: De almas sinceras...


Curiosidades do dia dos namorados que li na lista 14 Miserable Facts About St. Valentine's Day:


    • O dia dos namorados tem suas raízes num festival pagão chamado Lupercalia, no qual os homens saíam, nus, com chicotes, espancando jovens mulheres para aumentar a fertilidade delas.
    • São Valentim, patrono dos namorados, foi degolado no dia 14 de fevereiro por realizar cerimônias de casamento em segredo.

Por que é mesmo que temos um dia dos namorados? Ah, é... tudo é culpa da indústria de cartões (lembrei agora de (500) Days of Summer). HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA...

Passado o momento "Lulu é uma cretina", voltemos à programação da semana...


____________________________________

 

Batismo de fogo


Vou interromper rapidamente hoje a programação especial dessa semana, para escrever sobre algo menos alegre que chocolates, flores, cartões, poesias e degolamentos de mártires da Igraja Católica.

Diz que quando você passa por um acontecimento traumatizante, você não deve guardar ele para si, sob pena de começar a sublimar seus sentimentos e blá, blá, blá... Eu não acredito muito em Freud com todo aquele papo de tudo o que você faz, pensa e respira é um desejo sexual reprimido, mas, por via das dúvidas, eu prefiro escrever isso hoje e depois esquecer o que aconteceu e continuar em my merry, merry way.


Arquivado em

____________________________________

 

Prosa & Poesia (Especial dia dos namorados) - Parte VI: Minha Namorada


Vinícius de Morais não foi apenas um grande poeta, mas também um grande compositor. Suas letras, conjugadas às complexidades melódicas de Tom Jobim, um de seus principais parceiros, estão entre as melhores canções que conheço.

Trabalho difícil escolher uma única de suas canções-poesia samba-canções, mas aí me dei conta de que o que poderia ser mais óbvio que usar na semana especial de namorados Minha Namorada?

Minha Namorada


Arquivado em

____________________________________

 
9 de fevereiro de 2010

Prosa & Poesia (Especial dia dos namorados) - Parte V: Carrego seu Coração


Se usei Rilke para mostrar o lado mais violento do amor, hoje trago Cummings para traduzir um lado mais terno e doce. Esse é outro dos meus poemas favoritos. Espero que gostem também...

Carrego seu Coração


Arquivado em

____________________________________

 
8 de fevereiro de 2010

Prosa & Poesia (Especial dia dos namorados) - Parte IV: As Sem-Razões do Amor


Se há um poeta brasileiro a se admirar, este é, sem dúvida, Carlos Drummond de Andrade. Entre ele e Manuel Bandeira, não sei precisar qual dos dois é meu favorito, mas acho que, ao final das contas, fico com o mineiro.

E, se há um poema em que se soube definir a não-definição do amor... é esse de Drummond.

As Sem-Razões do Amor


Arquivado em

____________________________________

 
7 de fevereiro de 2010

Prosa & Poesia (Especial dia dos namorados) - Parte III: Tira-me a luz dos olhos...


A primeira vez que li Carta a Lou Andréas Salomé foi numa revista de filosofia, no primeiro ano de faculdade. O professor tinha pedido que lêssemos um artigo que tinha algo a ver com dogmática; uma vez terminada a "lição de casa", eu folheei todo o resto da vida e dei de cara com ele.

Não lembro do que se tratava o artigo, mas o poema de Rilke ficou preso na minha cabeça. Eu o considero um dos textos mais intensos que já li; cinco anos depois, eu tenho a mesma sensação de arrepios daquela primeira leitura.

Eis, então, o amor em sua faceta mais visceral...


Arquivado em

____________________________________

 
6 de fevereiro de 2010

Prosa & Poesia (Especial dia dos namorados) - Parte II: Conversas de namorados são... ridículas


Dizem que o amor nos deixa tolos... meio loucos... meio burros... Falamos coisas que não fazem muito sentido, deixamos de agir como nós mesmos, somos ridículos... como tão bem descreve Fernando Pessoa:

Todas as cartas de amor são ridículas


Arquivado em

____________________________________

 
5 de fevereiro de 2010

Prosa & Poesia (Especial dia dos namorados) - Parte I: As flô de Puxinanã


Primeiro e antes de mais nada, eu gostaria de choramingar um pouco porque ninguém comentou diretamente o último capítulo de Ases. Isso me deixa muito triste e, talvez, eu tenha um bloqueio literário e não consiga mais escrever.

Então, como o fato de não conseguir escrever me deixa fisicamente doente, façam sua boa ação do dia e, poooooooooorrrrrrrrr favooooooooooorrrrrrrrr, comentem! Não deixem pobre Lulu tão carente...


Arquivado em

____________________________________

 
4 de fevereiro de 2010

Ases (Parte I - Ás de Espadas): Capítulo 05


Arquivado em

____________________________________

 
3 de fevereiro de 2010

Meu autor, meu herói: Julia Quinn


Julia Quinn não está na minha lista dos dez autores favoritos não porque ela não seja uma das minhas autoras favoritas, mas porque tinha acabado o espaço de dez autores a serem listados (e assim, ela entrou nas menções honrosas).


____________________________________

 
1 de fevereiro de 2010

Seja bem-vindo, fevereiro!


Finalmente, finalmente, janeiro infernal terminou. Eu estava começando a achar que não sobreviveria, mas, enfim, o mês terminou, as loucuras do trabalho terminaram (ou, pelo menos, eu assim quero crer) e se não terei um monte de tempo livre, uma vez que tenho de estudar... pelo menos não estou mais parecendo um zumbi (experimente passar duas semanas indo dormir de uma da manhã fazendo pesquisa, acordando de cinco para se arrumar para o escritório, enlouquecendo com os prazos, voltando para a aula da pós, chegando em casa de seis da noite para voltar a enlouquecer com pesquisa até uma da manhã...)


Arquivado em

____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog