24 de janeiro de 2010

Minha lagartixa de estimação


Cheguei agorinha de Gravatá (para onde meus pais fogem da cidade grande de quinze em quinze dias...), onde passei o fim-de-semana fazendo... absolutamente nada.

Levei meus livros para poder trabalhar, mas, quando cheguei lá, descobri que o que eu estava pesquisando não estava neles; não pude ir à piscina por causa da chuva e do nariz pingando; não assisti TV porque meu pai e meu irmão se barricaram na sala para ver futebol, praticamente só saí do meu quarto para a cozinha, de volta para o quarto, parecendo uma velhinha cheia de artrose, com direito a casaquinho e tudo o mais.


Arquivado em

____________________________________

 
22 de janeiro de 2010

Meu autor, meu herói: Umberto Eco


Finalmente tive uma folga do trabalho, passou o efeito do antialérgico (e por isso, não estou mais bêbada de sono) e eu consegui me concentrar por tempo suficiente em uma única coisa para sentar e escrever.

Assim, decidi começar a cumprir minha promessa de meses, e explicar o porquê dos meus autores favoritos estarem na minha lista de autores favoritos, começando numa ordem não alfabética e totalmente aleatória por um dos meus grandes amores literários: Umberto Eco.


____________________________________

 
17 de janeiro de 2010

De trabalho, concursos e mentes febris


Faz sete dias desde a última vez que escrevi no Coruja... Sete dias em que aconteceram um mundo de coisas.

Houve um terremoto no Rio Grande do Norte que foi sentido aqui no Recife. Eu só fiquei sabendo no dia seguinte, mas parece que assustou muita gente...

Houve um terremoto no Haiti que devastou um país já quase que completamente devastado... E, sobre isso, eu poderia escrever muito, mais creio que não existe muito mais para escrever que outros já não tenham escrito. Apela-se para fotos chocantes, repetem-se histórias lacrimosas em todos os noticiários - na CNN, embalada por canções tocantes - e todo mundo se pergunta "será esse o fim do mundo?".


Arquivado em

____________________________________

 
10 de janeiro de 2010

Calculando o tempo que levaria para você se tornar um zumbi depois de mordido...


The Zombie Bite Calculator


Cliquem na imagem para fazerem o teste também, e descubram em quanto tempo vocês se tornarão zumbis depois de mordidos por um...

Hehehe...


A Coruja


Arquivado em

____________________________________

 
9 de janeiro de 2010

Para assistir: Sherlock Holmes



Consegui ontem sair um pouco mais cedo do trabalho - uma vez que já tínhamos dado conta de todos os prazos do mês, que era meu último dia de férias da pós e que eu não tinha levado almoço para o escritório.

O que eu poderia fazer com essa repentina tarde de liberdade? Poderia ter ido almoçar em casa e ter passado a tarde lendo ou escrevendo... mas aí lembrei que naquele dia estava estreando o novo filme de Sherlock Holmes.


____________________________________

 
7 de janeiro de 2010

O hábito e a indiferença


Como em todos os outros dias, o despertador toca às seis e meia da manhã. Dona Joana acorda. Quinze minutos no banheiro e ela está pronta. Café da manhã. Sete horas: parada de ônibus. Ela poderia ir de carro. Mas depois de dois assaltos, a carteira de motorista e a chave do automóvel foram trancadas no cofre. Quando tivesse dinheiro para colocar um ar-condicionado nele, aó poderia voltar a usá-lo.

No ônibus, nada de novo. O motorista queima tantas paradas, os vendedores de jujuba e outras baboseiras tentam chamar a atenção de sua indiferente freguesia e dois ou três moleques interpelam os passageiros com seu habitual discurso: "Minha mãe está doente; meu pai desempregado; tenho cinco irmãozinhos para cuidar. Não roubo, não fumo, não cheiro, em vez disso estou aqui para pedir uma ajuda...", etc, etc, etc.


Arquivado em

____________________________________

 
5 de janeiro de 2010

Zumbis: fazendo a autópsia - Parte IV


A lista a seguir é uma tradução bastante livre e cheia de comentários pertinentes de uma parte do artigo How Zombies Work, que me serviu como uma das fontes de pesquisa para este artigo.

Uma perfeita maneira de terminar essa série no final das contas, visto que só recebi comentários assustados sobre zumbis. Sendo assim, vamos ao nosso breve guia de sobrevivência em cenários pós-apocalípticos infestados por hordas de zumbis...

Em primeiro lugar... Como sobreviver a um ataque de zumbis:


____________________________________

 

Zumbis: fazendo a autópsia - Parte III


Se você alguma vez já jogou House of the Dead, Resident Evil ou qualquer um desses jogos populares em que você tem uma arma, carga de munição infinita e muitos alvos mortos-vivos se arrastando pela tela, você deve saber que zumbis são, basicamente, qualquer tipo de criatura (incluindo aí vermes mutantes) que têm apenas um objetivo em mente (se é que eles possuem algo como uma 'mente'), qual seja, devorar o ser movente e, de preferência, gritante, mais próximo.


____________________________________

 

Zumbis: fazendo a autópsia - Parte II


Agora que já traçamos as origens e genealogias do mito 'zumbítico', é hora de descobrir como é que ele se popularizou na literatura e, no passo seguinte, no cinema e na cultura pop.

Acredito que a mais antiga menção literária a uma criatura que, embora não seja um zumbi, guarde muitas das características que a estes referimos, seja o Frankenstein, de Mary Shelley, publicado em 1818.


____________________________________

 
4 de janeiro de 2010

Zumbis: fazendo a autópsia - Parte I


Os zumbis estão contidos no mesmo arquétipo dos vampiros e dos ghouls - mortos que voltam do túmulo, alimentando-se dos vivos, trazendo morte e terror onde quer que apareçam. A idéia que temos deles, contudo, não é milenar e tampouco forma um padrão mundial.

Na verdade, embora vários autores conhecidos tenham trabalhado com personagens ou monstros que possuem as características com que definimos hoje os zumbis, o mito é não apenas relativamente recente como bastante localizado - ele nasce na cultura afro-caribenha; especificamente, no Haiti.


____________________________________

 
3 de janeiro de 2010

Conversas sobre o tempo - na ressaca do ano novo


Primeiro post do ano de 2010! Viva!!!

____________________________

A noite estava nublada aqui no ano novo, mas tivemos uma magnífica lua cheia. Achei os fogos um pouco fracos, mas isso talvez se deva ao fato de que eu os estava assistindo da minha janela e não da praia...


____________________________________

 

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog