15 de abril de 2010

Desafio Literário 2010

Lá estava eu, vendo as atualizações dos blogs que usualmente sigo quando dei de cara com o seguinte título no Batata Transgênica: Desafio Literário 2010.

Como não sou nem um pouco curiosa e como não me interesso nem um pouco por livros, por óbvio que fui ler... Algumas horas depois eu estava devidamente inscrita e tentando completar a lista que vocês têm abaixo.


Para quem não entendeu lhufas, uma vez que não expliquei nada... A Vivi, do Romance Gracinha está promovendo uma gincana literária em que os participantes têm de ler e resenhar um livro a cada mês seguindo temas pré-determinados.

Confesso que a lista tem alguns temas que eu nunca peguei ou prestei atenção antes... de modo que foi um pouco difícil conseguir chegar aos nomes finais que apresento hoje... Mas, considerando que esse é, justamente, o desafio – passar por cima de preconceitos, experimentar gêneros novos, expandir horizontes (e tá parecendo que tô fazendo discurso...) – ou ao menos tomar vergonha na cara e ler os livros que estavam parados há meses na estante – acho que a idéia foi supimpa.

As inscrições ainda estão abertas, pessoal... Participem! Mesmo quem não tem blog ou site, tem como participar. Dêem uma olhada na página do Desafio Literário 2010 e tratem de começar a ler!

E agora... minha lista. Estou um pouco atrasada nos meses de janeiro a março... mas vou dar conta disso tão logo possa...

Janeiro – Para facilitar a vida de todas, leituras rápidas para o primeiro mês do ano. O desafio é ler um Romance de Banca ao estilo da Nova Cultural, Harlequin, entre outros livros vendidos em bancas. Vale qualquer segmento, Clássico Históricos, Momentos Íntimos, Júlia, Sabrina, etc... Tenho certeza que você tem um livro na pilha esperando para ser lido. Portanto não há desculpas.

Ten things I love about you – Julia Quinn

Como eu posso revisitar o tema de janeiro quando tiver mais tempo, vou esperar chegar Ten things I love about you, uma vez que já encomendei o livro para poder fazer essa específica resenha.

Fevereiro – Um livro que nos remeta aos contos de fada. É baba! Nem tudo é inovação. Há muitas histórias baseadas nos contos de fadas. Patinho Feio, A bela e a fera, Cinderela...

A pele de onagro – Honoré de Balzac
[reserva] Lords and Ladies – Terry Pratchett

Faz é tempo que estou querendo ler Honoré de Balzac... desde a época da faculdade de jornalismo, com Ilusões Perdidas. Não sei porque cargas d’água ainda não dei conta dele... Contudo, como não tenho (ainda) A pele de onagro, deixei Lords and Ladies na reserva porque (1) tem as bruxas; (2) tem Sonho de Uma Noite de Verão e (3) está há mais de um ano esperando na estante...

Março – Um clássico da Literatura universal. Só vale aquele que você nunca leu na vida. Sabe aquela coleção em destaque na estante que está lá só para fazer bonito? È lá que você vai pescar esse.

O velho e o mar – Ernest Hemingway
[reserva] A mulher de trinta anos – Honoré de Balzac

Tô devendo O velho e o mar faz tempo. E de Balzac eu já falei...

Abril – Um livro de escritor(a)Latino-Americano. Leitura inédita só para lembrar!

Mundo do fim do mundo – Luis Sepúlveda
[reserva] Histórias de cronópios e de famas – Julio Cortazar

Esse aqui foi bem complicado de achar alternativas que eu ainda não tivesse lido... tive de ir pesquisar... lembrei de Cortazar primeiro e, pesquisando, me deparei com o Sepúlveda. A resenha me interessou e... cá estamos!

Maio – Para aliviar, vai aí um Chick-lit. O mar está para peixe no que diz respeito ao gênero.

Porque ela pode – Bridie Clark
[reserva] A Rosa do Inverno – Patrícia Cabot (Meg Cabot)

Sabe, eu estou começando a notar um “tema” na minha lista... Tem pelo menos três livros que, de alguma forma falam sobre... livros. Seja porque tem personagens autores/editores/leitores/línguas mágicas...

Junho – Um livro de uma escritora brasileira

Seminário dos Ratos - Lygia Fagundes Telles
[reserva] O livro dos contos enfeitiçados – Martha Argel

Alguém acredita que essa foi a categoria mais difícil de dar conta? Já tentaram pesquisar "autoras brasileiras" na internet? Tirem Cecília Meirelles e Clarice Linspector e você não sabe para onde ir...

Julho – Um livro adaptado para o cinema. O que mais há ultimamente!

Como treinar seu dragão – Cressida Cowell
[reserva] Um grande garoto – Nick Hornby

Eu encomendei Como treinar seu dragão desde que vi a resenha do filme. Dragões, Escócia, alguém mais se lembrou da Mina?

Agosto – Um romance policial. Vale os autores mais clássicos ou autores do romance “romântico” policial.

Ambrose Bierce e a Dama de Espadas – Oakley Hall
[reserva] A primeira investigação de Maigret – Georges Simenon

Bierce é outro que está na minha estante desde o ano passado e ainda não pude pegá-lo... Gosto da frase de início dele (que foi que me fez comprá-lo):
Homicídio, s.
O assassinato de um ser humano por outro. Existem quatro tipos de homicídio: doloso, escusável, justificável e louvável, mas não faz grande diferença para a pessoa assassinada se morreu de um tipo ou de outro - a classificação é para a vantagem dos advogados.

- O DICIONÁRIO DO DIABO

Setembro – Um romance histórico. Cá entre nós, esse gênero é o queridinho de muitas!

A sociedade literária e a torta de casca de batata – Mary Ann Shaffer e Annie Barrows
[reserva] A estirpe do dragão – Pearl S. Buck

Outros que estão na lista há mais tempo do que consigo me lembrar... E mais um meta-lingüístico...

Outubro – Um livro que contenha uma lição de vida. Pode ser ficção ou não-ficção. Viu como facilitei?

Dewey: um gato entre livros – Vicky Myron
[reserva] O físico – Hoah Gordon

Ganhei Dewey de Natal da Ísis... vou lê-lo no mês de aniversário dela... que incrível...

Novembro – Um livro de escritor(a) de Portugal. Com a aproximação ortográfica porque não uma aproximação literária?

Caim – José Saramago
[reserva] Amor de Perdição – Camilo Castelo Branco

Dezembro – Um livro (ficção ou não ficção) que tenha a palavra “Coração” no título

Coração de tinta – Cornelia Funke
[reserva] Coração de Pedra - Charlie Fletcher




A Coruja


____________________________________

 

11 comentários:

  1. Lu, é um desafio tentador.

    Adoraria participar. Só tem um pequeno porém, eu mesma estou com um desafio literário pessoal até o fim do ano. Que seria ler todos os livros que ganhei/comprei/peguei emprestado no ano passado.

    Ironias das ironias. Eu trabalhava numa livraria e não tinha tempo para ler. :P

    Enfim, tem desde Crõnicas Marcianas, A Grande Arte, Fadas no Divã, uma penca do Pratchet que eu ainda não tinha. Os da Julia Quinn que vc me deu, mais um que eu ganhei de uma amiga. Xogum, James Bond, Catadores de Conchas, Sangue e Ouro, os 3 últimos da saga das sete cidadelas e por aí vai....

    Não prometo resenhar todos, mas quem sabe um ou outro comento com vcs?

    bjs bjs

    ResponderExcluir
  2. LOL. realmente seria uma boa. parece diveritdo. amor de perdicao tah na minha lista ha anos (e nao eh o unico, obviamente). lygia fagundes teles acho q eh a unica outra autora brasileira q eu conhecia alem dessas duas... florbela espanca era/eh brasileira? oO (*nunca foi atras)

    LOL. sim, leia no meu niver! XD
    vou cobrar! ^^
    realmente, licao d vida. senti-me outra pessoa qdo o li.

    nao sabia q o filme tinha sido baseado num livro. pensei q era totalmente original. eu ameeeeeeeei o filme! sera q amaria o livro tb?

    latino-americano conta brasileiro? pq tecnicamente conta...
    bem, se nao contar, eu nunca li o cem anos de solidao (q vergonha)

    lulu, esse hemingway eh akele q o doumyouji faz moh confusao (no live), neh? q a irma dele cita pra ele e explica (algo com dar voltas), e ele entende tudo errado... e ainda tenta dar uma de esperto pra cima da *insira nome da protagonista de hana yori dango aki*. aproveita e me explica exatamente o q era dp... LOL

    ei, isso ker dizer q o filme 10 coisa q odeio em vc eh da julia quinn? XD

    um dia eu irei pra sua casa SOH pra passar o dia lendo todos os livros, e aih eu levo uns 20 pra vc ler tb... q tal? ei, taih uma boa, na prox vez q vc tiver tempo pra mim (faz cara de cao chutado XD), podemos combinar essa troca literaria! XD

    o das fadas eu tenho dois candidatos:
    contos de fadas eroticos (enchanted again), da nancy madore e a trilogia das fadas madrinhas d cathy williams (sexy d+ p casar, teimoso d+ p casar e esperta d+ p casar). huahuahuahua!

    vou levar em consideracao.

    NOTA: o yaoi me persegue. qdo eu entrei no coruja, o rss do shoujocafe atualiza: versao yaoi de pride & prejudice (outro q ateh hj nao li, embora tenha umas 3 versoes dele aki).

    ResponderExcluir
  3. Leakau... Pena que pra mim, o problema seria resenhar... Ler eu até leio montes de coisas.

    Bem, seria penoso também me obrigar a ler certas coisas... "ter de" pra mim não funfa bem...

    E últimas: 1- Como Treinar seu Dragão é lindo! Vi 3D (contrasenso com o post -q). Maa, salvo engano, não é Escócia não. Tem vikings. Mas tem um escocês dublando (aiai, meu pai Alexis-Gerard Butler *___*);2- COMASSIM vc num lembrou da Marina Colasantti? Ela é ABSURDA... Sem contar que, fácil, fácil, dá pra matar 2 meses em um (muitas coisas em estilo conto de fadas);3-Florbela Espanca é portuguesa... melancolicamente, ó-pá.;4- comprei 2 livros da Marian Keyes (chick-lit no último) na Saraiva, importados. As capas brilham... Mais chick que isso, só os livros da rincesa da Cabot XD

    E... zás!

    ResponderExcluir
  4. Uhhhhhhh... desafio... LITERÁRIO!!!! Tô dentro!!!

    E se a Isis for mesmo te visitar, vou querer ir na mala! =P

    ResponderExcluir
  5. Dúvida: valem livros que vc já começou a ler, mas ainda não terminou? Se puder, salvo pelo menos Sonho De Uma Noite De Verão...

    ResponderExcluir
  6. a sociedade da casca de batata [lol] tou querendo ler faz tempo... e na hora de montar minha lista esqueci. grrr.

    um monde título da sua agenda me interessou ;o)

    ResponderExcluir
  7. Estou até surpresa com o número de comentários gerados de ontem para hoje!

    ^^

    Deixa eu ver se respondo todo mundo...

    Ana, tudo bem, eu entendo seu ponto... eu é que nunca acho que tenho sarna suficiente para me coçar; também não terminei ainda de ler os livros que ganhei/comprei ano passado; já comprei mais um bocado que deve chegar pelos próximos meses e agora me enfiei no desafio.

    Não tenho jeito mesmo, né?

    Ísis! Florbela Espanca é portuguesa (como a Sel, aliás, bem lembrou). Latino-americano conta brasileiro sim (Brasil está na América Latina); eu só fiz questão de procurar um que me fosse completamente desconhecido porque eu sou doida mesmo. Te explico Hemingway, não se preocupe. E o filme "10 coisas que odeio em você" é inspirado em "A megera domada", de Shakespeare.

    Oh, uma vez que você quer fazer trocas literárias... que diz de ir para o Rio no feriado de Corpus Christi articipar de um encontro sobre Jane Austen e aproveitar para conhecer Petrópolis, a Ju e a Régis?

    Sobre o yaoi de P&P... por coincidência, eu encontrei esse livro na Saraiva ontem e quase o comprei... Mas tenho outros na fila para terminar antes...

    Sel, eu li uma resenha sobre o filme e o livro de "Como treinar seu dragão" e lá dizia que a Cressida se inspirou nas paisagens escocesas para escrever o livro. Ademais, lembrei sim da Marina Colasantti, mas a idéia do desafio é que você não pode RELER, todas as resenhas devem ser feitas de livros que você ainda não tenha lido.

    André... você disse que era um armário. Como vai caber na mala da Ísis? Massss, se você der jeito de caber, pode vir. Ou espere até o dia em que eu consiga convencer meus pais a viajar para Fortaleza de novo. Antes disso, eu vou para o Rio. Jane Austen, Jane Austen, Jane Austen... E, pelo que entendi, vale sim os livros que você começou mas ainda não terminou.

    Naomi... estarei acompanhando sua lista!

    Ok, acho que por hoje é só. Deixa eu ir trabalhar...

    ResponderExcluir
  8. Acho que consigo descolar uma Polegarina com o Chapolim, antes da Isis ir. (É o novo!)

    E pode chamar só de Dé. ^^

    ResponderExcluir
  9. Uau! Que lista! Estou na torcida para que o desafio seja um sucesso para você. Mais uma vez seja bem-vinda!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. o de se descreveu certo... eh um armario msm, essa coisa enorme.

    de, nao tem como ir assim! ainda q vc conseguisse entrar em alguma mala, COMO EH Q EU LEVARIA mais d 50kg? oO nem com rodinhas! soh se fizessmos furos e vc colocasse as pernas de fora e andasse... *imagina a cena (KKKKKKKK)

    eu tb estranehi os vikings com a escocia... mas NAO SABIA Q GERARD BUTLER EH ESCOCES! O.O (*akela q nunca pesquisou sobre ator algum). *baba mais ainda... ele tem cada vez mais o meu respeito. XD (This is Scotland? XD)

    ... podiam querer q lessemos um livro d nossos irmaos, nao brasileito. faria sentido como parte d um desafio literario. mas tudo bem.

    ja respondi sobre a viagem. ^.~

    ResponderExcluir
  11. Na verdade, não é que a história se passe na Escócia, mas sim que as paisagens descritas no livro foram inspiradas na Escócia. Vou depois procurar a reportagem para poder reproduzir as palavras exatas da crítica que li.

    De todo modo, quando o livro chegar, eu comento.

    ResponderExcluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog