26 de outubro de 2009

Ghost Hunt





Ghost Hunt começou como uma série de light novels de oito volumes escrita por Ono Fuyumi, originalmente chamada Akuryou Series, lançada entre 1989 e 1992 pela Kodansha. Por conta do sucesso da história, a autora começou a escrever uma continuação em 94 - Ghost Hunt Stories, até hoje não finalizada. Em 1998, começou a ser adaptada para mangá por Inada Shiho, tendo se transformado em anime em 2006, com 25 episódios ao todo.


A história segue a jovem Taniyama Mai, estudante colegial que, após um acidente envolvendo uma câmera e uma investigação sobre poltergeists, acaba sendo contratada para trabalhar no Centro de Pesquisa Psiquíca Shibuya, sob as ordens do arrogante, presunçoso e absolutamente seguro de si, Shibuya Kazuya - ou, pelo menos, essa é a primeira impressão que May tem do rapaz, tanto que ela passa a chamá-lo de 'Naru' por sua atitude narcisista.

Além dos dois protagonistas, temos ainda um variado grupo de exorcistas, magos e médiuns - o assistente pessoal de Kazuya, Lin Koujo que é, na verdade, um onmyoji (uma espécie de mago no mesmo estilo de Sumeragi Subaru, de Tokyo Babylon e X/1999); o monge budista Takigawa Houshou; a sacerdotisa shintoísta Matsuzaki Ayako; John Brown, um jovem padre australiano e Hara Masako, conhecida médium.

O anime é dividido em oito arcos com diferentes histórias sem ligação direta entre si, cada qual tratando de um dos casos em que nossos personagens trabalham. O interessante da série, na minha opinião, são as explicações dadas sobre ESP (percepção extra-sensorial), telecinese, maldições e feitiços em geral. Não é preciso ser um gênio para chegar à conclusão de que a autora foi a fundo nas pesquisas para compor os personagens e esse é, muito provavelmente, um dos charmes da história - a seriedade com que os personagens mexem com o sobrenatural nos passa a idéia de que tudo aquilo é suficientemente crível, real.

Eu me apaixonei por esse anime, ainda que se tratasse de uma série de terror - não um dos meus gêneros favoritos. Como disse anteriormente, os personagens são muito bem construídos, ainda que pairem mistérios sobre muitos detalhes - em especial os poderes de Mai, que vão se desenvolvendo à medida em que ela vai aprofundando seu contato com o trabalho sobrenatural e o passado de Naru e Lin. Cada arco tem um significado especial na jornada deles, revelando mais detalhes de seus caracteres.

Estender-me mais nessa resenha faria com que eu estragasse grande parte dos segredos por trás da história para vocês. Ghost Hunt é uma série que merece ser saboreada, o tipo de narrativa em que temos de prestar atenção nos mínimos detalhes, em cada pequena pista lançada, não apenas para resolver o caso, como também para montar o grande quebra-cabeça que é Naru.

Aliás, Shibuya "Naru" Kazuya tornou-se um dos meus personagens masculinos favoritos. Em certos aspectos, ele lembra um pouco o Batman - no meio de uma Liga da Justiça composta de exorcistas, ele é o único que não demonstra qualquer habilidade psíquica, resolvendo os casos e impondo-se como uma liderança por conta de seu extraordinário senso de percepção, aliando tecnologia à inteligência.

Mai também é uma personagem forte, com um grande senso de justiça e empatia pelas pessoas, além de uma fidelidade quase canina - vide suas explosões sempre que duvidam da capacidade de seu chefe.

Enfim, Ghost Hunt vale à pena ser conferido. Só dou um conselho aos desavisados: ão assistam de noite. Alguns dos arcos são bem macabros - no penúltimo, Blood-soaked Labyrinth, eu passei metade do tempo fechando os olhos e depois voltando o vídeo para poder assistir a parte que, covardemente, eu tinha pulado porque, apesar do medo, estava curiosa demais para saber o que iria acontecer.

É o que você ganha em assistir isso às duas da manhã. Tive de acender todas as luzes da sala para poder ir para a cozinha beber água... Mas valeu à pena. Ah, se valeu...

Sim, antes que eu me esqueça... O anime tem um final em aberto. Há rumores de uma possível segunda temporada e, mais importante que isso, a Fuyumi anunciou recentemente que estaria trabalhando para finalizar uma "série de terror para garotas" - ora, a única série nesse estilo que ela tem é Ghost Hunt, então, segurem o fôlego, mas parece que vamos descobrir afinal se Mai e Naru ficam juntos, o que Gene ainda está fazendo por aqui e outros detalhes.

Não sabem quem é Gene? Haha... Quando terminarem de assistir ao anime, dêem uma pesquisada no Google. E não digo mais que isso...





A Coruja


Arquivado em

____________________________________

 

10 comentários:

  1. Como vc sabe sobre o Gene e a história onde vc leu eu to pesquisando mais não acho onde tem um livro ou algo do tipo onde tem todas essas informaçoes!!! please help me!!

    ResponderExcluir
  2. Amanda, você pode encontrar essas informações traduzidas no verborragic - http://yume-nyo.livejournal.com/3427.html#cutid1

    O original desse texto está em inglês aqui: http://lkk.livejournal.com/189335.html?thread=1005719

    Infelizmente, não encontrei as light novels de Ghost Hunt posteriores aos episódios do anime em inglês - na verdade, nem em japonês... não que eu conseguisse ler em japonês, mas...

    Espero ter sido de alguma ajuda.

    ResponderExcluir
  3. Caraca...eu adoro esse anime tbm, queria lhe pedir, tipo, se voce souber quando e com qual nome for lançado uma segunda temporada...que voce falasse comigo (helena_gata@msn.com) e tipo....adolhu e.....se voce pudesse me ajudar *.*
    pufavorginhu =^.^=

    ResponderExcluir
  4. onde vc monta essas dolls????

    ResponderExcluir
  5. Me mostra como vc fez a bonequinha da Ayako? meu email: ri_escritora@hotmail.com vlw

    ResponderExcluir
  6. Oi Boa Noite!!!
    Eu amei este anime, gostaria de saber quando a previsão da 2 temporada pois já estamos no final de 2014 e ate o momento nada. se alguém souber qualquer informação por gentileza me informa por aqui mesmo eu agradeço.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, até onde se saiba, não há previsão de segunda temporada. Considerando que nem mesmo o mangá/light novels foram continuados, não existe nenhuma informação sobre se algum dia saberemos como a história termina...

      Excluir
  7. Oiii ,amo esse anime pra mim é o melhor pra assistir de noite mas tem esses tambem:another,shinki,blood c.!esses animes sao bonns pra assistir a noite e é verdade a vezes eu tambem fecho o olho nas partes de terro ,ja li o manga de goste hunt no saite :yesmangas.!pra quem nao leu leia ,e eu souber de alguma coisa da segunda temporada eu avisso bjsss gente😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  8. Bom, já terminei de assistir o anime e quero ver o mangá mais não sei por onde começo nem qual é o primeiro mangá de Ghost Hunt que devo ler quero saber a história direito sobre ,tipo " uma continuação em mangá do anime" eu estava lendo akumo no sumo ié e já estão avançados e fico meio confusa por favor me ajuda.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeniffer, vou ter de te pedir desculpas, mas eu não sei por onde ir, porque faz bastante tempo que acompanhei a história de Ghost Hunt... à época em que assisti a série, acho que nem existia o mangá, ou ele estava começando; só havia as light novels e nenhuma tradução.

      Excluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog